Os melhores filmes pandêmicos que você pode assistir agora

Quem poderia imaginar, quando entramos em 2020, que passaríamos dias e dias confinados em nossas casas por conta de um vírus e que filmes de pandemia de repente se tornariam algo próximo à realidade ?

Como resultado da crise do coronavírus, houve um ressurgimento do interesse em filmes sobre o tema, com pessoas aparentemente encontrando uma espécie de “conforto” ao ver suas ansiedades se desenrolando na tela. Mas não leve muito a sério essas representações de colapso social, lei marcial e apocalipse – elas são divertidas mas pouco têm de fundamento. Compilamos, com a ajuda dos especialistas em cultura do site Guia55.com.br, uma lista dos melhores filmes sobre pandemias disponíveis para streaming.

Contágio (2011)

O thriller médico de Steven Soderbergh, Contágio, lançado em 2011, voltou às paradas do iTunes para ocupar uma posição no Top Ten este mês, ajudando sem dúvida os paralelos do filme com o atual surto de coronavírus. Este thriller de ritmo acelerado registra a rápida transmissão de um vírus pelo mundo enquanto os cientistas se apressam para encontrar uma vacina e a ordem social se desintegra.

Apesar de ser um thriller de Hollywood, essa narrativa de múltiplas perspectivas foi descrita como ultrarrealista pela Organização Mundial da Saúde e elogiada por sua representação precisa de uma pandemia por cientistas. Ele também conta um elenco de primeira: Gwyneth Paltrow, Jude Law, Marion Cotillard e Matt Damon.

The Crazies (1973)

Cinco anos após Noite de Mortos Vivos, de George A. Romero, ele nos deu outro filme sobre o contágio humano – The Crazies. Quando um avião militar carregando uma arma biológica não testada cai nas colinas de uma cidade americana, seu suprimento de água fica contaminado, causando a morte dos moradores locais. O projeto do governo nas forças armadas para reprimir a propagação da doença recebe então instruções para atirar em quem seja.

A tensão aumenta à medida que as famílias se revoltam contra os militares e, ao mesmo tempo, afastam os cidadãos propensos à violência. Sem grande sucesso em seu lançamento inicial, o filme agora é um clássico cult com um remake de 2010 estrelado por Timothy Olyphant.

Outbreak (1995)

O filme deu aos macacos uma má reputação antes do primata atormentado pela raiva em “28 Dias Depois”. As história se passa no Zaire, na África, onde uma doença fictícia chamada Motaba se espalha para a Califórnia depois que um macaco infectado é contrabandeado para o país. A doença se transforma em uma cepa de influenza, e a pequena cidade de Cedar Creeks é submetida à lei marcial à medida que a infecção se espalha rapidamente.

Embora baseado no livro de não-ficção de Richard Preston The Hot Zone, o filme toma muitas liberdades e cria uma pandemia digna de Hollywood. O elenco talentoso é divertidíssimo, com Dustin Hoffman, Cuba Gooding Jr. e Rene Russo. Há também uma cena icônica em uma sala de cinema que fará você pensar duas vezes antes de visitar um.

Doze Macacos (1995)

Alguém sabia de algo que não sabíamos? Houve dois filmes de pandemia relacionados a macacos em 1995, este de Terry Gilliam. “Doze Macacos” é uma fantasia de ficção científica distópica ambientada na Filadélfia pós-apocalíptica em 2035. Como a maior parte da humanidade foi exterminada por um vírus em 1996, os habitantes restantes da Terra vivem no subsolo. Bruce Willis é Cole, um condenado que se voluntaria para voltar no tempo, na esperança de reduzir sua sentença e encontrar a causa do vírus. Mas o passado se mostra mais desconcertante que o futuro.

Related Posts with Thumbnails

Author: Letícia Cunha

Comecei a me interessar por cinema muito cedo quando Alfred Hitchcock me mostrou o que era cinema de verdade. Sou apaixonada também pela forma que os filmes espanhóis retratam a sexualidade com naturalidade e a forma como os filmes franceses contam suas histórias.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.