Os 15 Melhores Filmes da Década (2010 – 2019)

Primeiramente, devo informar que sou um defensor de que a década foi até 2019, afinal eram os anos ’10’. Para mim, faz sentido. E fez sentido também para a ISO 8601, então tenho um bom argumento de autoridade ao meu lado. Mas você é livre para escolher até que ano vai a década para você, ok?

E quanto a lista, trata-se meramente da minha humilde opinião fecal. Desde 2002 passei a fazer um registro dos filmes que assisto, dando notas e elaborando listas de final de ano. O resultado está aí.

Quero fazer uma menção honrosa a dois filmes brasileiros que gosto bastante, mas que acabaram ficando de fora: O Lobo Atrás da Porta e Que Horas Ela Volta?

15 Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (2017)

Uma história sobre o racismo opressor no Mississippi da década de 1940 trabalhada com autenticidade e vigor.

14 Nebraska (2013)

Tocante e poético road movie em preto e branco que nos faz refletir sobre o envelhecer.

13 O Abutre (2014)

Um filme angustiante com uma pegada noir. O jornalismo criminal de Los Angeles nunca foi tão fascinante.

12 Boyhood (2014)

Boyhood é sobre a inevitável passagem do tempo. Foram 12 anos de produção para alcançar um resultado inesquecível.

11 Capitão Fantástico (2016)

O roteiro consegue mostrar o lado bom e o lado ruim de se criar os filho de uma maneira pouco ortodoxa. O filme ainda oferece uma bela versão de Sweet Child O’ Mine em um momento mais do que apropriado.

10 Dor e Glória (2019)

Com um tom claramente confessional, Dor e Glória nos apresenta a história de um diretor de cinema que sê encontra em um forte bloqueio criativo. Enquanto isso, flashbacks focam em momentos importantes da vida dele quando criança. A última cena é simplesmente genial.

9 Terra Selvagem (2017)

Talvez uma surpresa da lista. Roteiro, atuações e direção bem acima da média. Desde o início até o final ficamos totalmente investidos nessa experiência brutal.

8 Parasita (2019)

A abordagem leve e satírica do início vai aos poucos se transformando em algo diferente. Dá para notar uma atmosfera hitchcockiana nos momentos mais tensos de Parasita, tamanha a habilidade do diretor atrás das câmeras.

7 Whiplash (2014)

Contando com atuações soberbas de Miles Teller e J.K. Simmons, Whiplash nos mostra que um jovem vai precisar de sangue, suor e lágrimas se quiser ser o melhor baterista possível. O diretor Damien Chazelle construiu sequências hipnotizantes repletas de tensão.

6 Coringa (2019)

Com influências do calibre de Taxi Driver, Coringa é um mergulho perturbador em uma mente imprevisível. Atuação absurda de Joaquin Phoenix.

5 Drive (2011)

Drive pode não ter a trama mais elaborada, mas possui um requinte estilístico pouco visto na década passada. São cenas lindas de se admirar com direito a uma trilha sonora empolgante. Drive é estilo puro.

4 Incêndios (2010)

Não é todo dia que vemos um drama familiar de qualidade em que o contexto é o Oriente Médio e seus conflitos impulsionados pela região. Aqui também não faltam revelações, reviravoltas inesperadas e cenas realmente marcantes.

3 Cafarnaum (2018)

Assistir a Cafarnaum é doloroso, porém necessário nos dias de hoje. O garotinho Zain é um verdadeiro herói, um sobrevivente como tantos outros em situações semelhantes. É um filme-denúncia e é uma obra-prima

2 Relatos Selvagens (2014)

Uma antologia sobre vingança em que um capítulo é melhor do que o outro. Destaque para a sequência da perseguição na estrada e do casamento mais bizarro da história do cinema.

1 Cisne Negro (2010)

Então o balé pode ser o pano de fundo para um filme tão aterrorizante como é Cisne Negro. Até que ponto a obsessão pode consumir uma pessoa? Uma perturbadora resposta é oferecida por Darren Aronofsky aqui.


* * *


E quais são os seus preferidos da década?

Qual destes que escolhi você acha superestimado?

Related Posts with Thumbnails

Author: brauns

Um despretensioso comentarista de filmes e seriados. Fã de Kubrick, Spielberg e Kurosawa, nomes que me ajudaram a perceber o enorme potencial do cinema.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.