Atentado ao Hotel Taj Mahal (Hotel Mumbai, 2018)

No dia 26 de novembro de 2008 a cidade de Mumbai na Índia foi alvo de ataques coordenados. 11 locais sofreram nas mãos de terroristas e Hotel Mumbai conta com detalhes o que se passou no atentado ao esplendoroso hotel Taj Mahal. É sempre algo arriscado transpor para o cinema tragédias dessa magnitude, mas neste caso o diretor estreante Anthony Maras soube equilibrar bem a realidade com a dramatização, sem jamais soar desrespeitoso para com as vítimas. Para a realização do filme foram ouvidos diversos sobreviventes e até transcrições de celulares dos terroristas.

Hotel Mumbai é absolutamente doloroso de se assistir. A indignação de testemunhar tamanha covardia só não é maior do que a raiva que sentimos dos terroristas. Ficamos com os nervos à flor da pele a todo momento, pois sabemos que se um personagem escolher um caminho em vez de outro poderá encontrar o seu fim. O roteiro investe em alguns personagens, mas o fato é que não há muito tempo para aprofundá-los. Criamos uma rápida empatia com Arjun (Dev Patel), principalmente pelo o seu notório altruísmo. Aliás, muitos dos funcionários do hotel decidiram fazer o possível para salvar os hóspedes, mesmo que alguns destes fossem capazes de atos de xenofobia nessas circunstâncias.

Ainda que perca tempo em algumas sequências que não agregam muita coisa para a história, Hotel Mumbai possui muito mais acertos do que erros. É uma experiência difícil, claro. Eu tive uma sensação semelhante ao assistir a Vôo United e Elefante. Li algumas críticas sobre o fato do filme deixar os terroristas e seus feitos em evidência, algo que não concordo. Hotel Mumbai em nenhum momento exalta a matança covarde de quem usa a desculpa das crenças religiosas e ideológicas. O que ele procura fazer é glorificar todos aqueles que nessa situação extrema tiveram atos de heroísmo e também reverenciar as dezenas de vítimas fatais.


Atentado ao Hotel Taj Mahal

Título Original: Hotel Mumbai
Direção: Anthony Maras
Roteiro: John Colle, Anthony Maras
Elenco: Dev PAtel, Armie Hammer, Nazain Boniadi
Ano: 2018
Duração: 2h 3min
Info: IMDb

Related Posts with Thumbnails

Author: brauns

Um despretensioso comentarista de filmes e seriados. Fã de Kubrick, Spielberg e Kurosawa, nomes que me ajudaram a perceber o enorme potencial do cinema.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.