Enquanto Somos Jovens (While We´re Young)

Um colega de trabalho uma vez disse para todos na sala em alto e bom som: “O tempo corrói“. E não é mesmo verdade? A cada dia, a cada mês, a cada ano que se passa, envelhecemos e, muitas vezes, só nos damos conta quando lembramos que os anos 90 não aconteceram há 10 anos atrás como nossa mente tenta nos enganar. E o mais curioso é que ele não passa na mesma velocidade e na mesma forma para todos, algumas pessoas parecem estar perdidas entre gerações. Será que todos precisamos seguir os mesmo passos e estágios ‘predeterminados’?

Dirigido por Noah Baumbach (Frances Ha), Enquanto Somos Jovens (While We´re Young) traz em um primeiro momento um pequeno ‘choque de gerações’ entre um casal ‘maduro’ no alto de seus 40 e poucos anos (sem filhos) e um jovem casal que vive ‘la vida loca’. Casamento, filhos, anseios, sucesso, fracasso, orgulho… são muitos os temas que o filme discute enquanto acompanha a história de Josh (Ben Stiller, A Vida Secreta de Walter Mitty) e seu documentário que nunca está pronto e Cornelia Srebenick (Naomi Watts, Birdman).

Ben Stiller e Naomi Watts em cena do filme Enquanto Somos Jovens

23 graus em Salvador e já estamos com frio.

O início é bem divertido e é nessa primeira parte do filme que encontramos os momentos mais acertados da história, a química entre os casais é boa e dentre os atores podemos destacar a atuação inspirada do Adam Driver (Será Que?). Os ‘velhos’ tentando seguir os programas dos jovens, não se identificando com os sentimentos e a vida do casal de amigos que teve um filho rendem algumas situações bem engraçadas.

A metade final no entanto não tem o mesmo brilho e o mesmo ritmo, é justamente quando as coisas ficam mais ‘sérias’ que parece que a trama começa a se arrastar um pouco. Fica naquele meio termo em querer explicar e acertar as coisas ao mesmo tempo que tenta demonstrar que, talvez não exista essa linha tão marcada entre deixar de ser jovem e , finalmente, amadurecer.

Vocês conhecem o Legião Urbana?

Vocês conhecem o Legião Urbana?

A cena final no entanto é daquelas capazes de nos dar um tapa na cara, a certo ponto assustadora e muito real e com tudo a ver com a época em que vivemos. Enquanto Somos Jovens é uma daquelas obras que passam desapercebidas em nossos cinemas abarrotados de blockbusters e grandes produções, mas que merece o seu apreço por tudo o que representa, pelos divertidos momentos de sua primeira metade e também pelas belas atuações que traz enquanto tenta discutir sobre algo que, está acontecendo agora enquanto você lê esse texto. Mais 3 minutos de sua vida foram consumidos.

***

  1. No filme existe uma piada sobre o filme ‘O Bebê de Rosemary’. O ator Charles Godrin, que faz o pai da personagem da Naomi Watts, participou deste clássico atuando como o primeiro ginecologista Dr. Hill.
  2. Usar chapéu era coisa de velho mas agora parece ser coisa de jovem descolado. Se você é velho e usa chapéu, você é apenas um velho querendo ser jovem. Doido.

Enquanto Somos Jovens (Poster)Enquanto Somos Jovens (While We´re Young, 2014/2015 – 94 min)
Drama, Comédia

Um filme de Noah Baumbach com Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried, Charles Godrin, Brady Corbet, Ryan Serhant, Maria Dizzia, Adam Horovitz.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

10 Comments

  1. prevejo que vou gostar deste filme! frances ha pra mim foi um dos melhores do ano retrasado e muito graças ao diretor.

    ben stiller e naomi watts forma uma bela dupla! a ser visto em breve.

    Post a Reply
  2. O filme se perde um pouco na discussão sobre a realidade dos documentários, mas o resultado ainda assim é muito bom.

    Post a Reply
  3. Noah Baumbach? Vou ver!
    Menino, já vi váaarias pessoas comentando sobre esse filme.
    Quero ver! Logo!
    Beijos!

    Post a Reply
    • É bacana, ele tava no circuito de arte e por isso passou desapercebido por muitos

      Post a Reply
      • Vi ontem! Gostei! Mas Frances Ha ainda é o melhor pra mim. Vai ter outro dele e Greta – MISTRESS AMERICA.
        #ansiosa

        Post a Reply
        • Também prefiro Frances Ha a este filme que tem alguns probleminhas, principalmente em seu desfecho.

          Adoro essa turiminha também Jennifer, Noah, Greta e o Adam Driver

          Post a Reply
  4. Anotado para ver.

    Gostaria de saber se você já assistiu Once. É um filme independente também (baixo custo, poucos dias de produção, etc). Se sim, poderia fazer uma crítica? Abraço

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Star Wars - O Despertar da Força - Porra, man! - […] As suas primeiras cenas com Finn e também o momento que ele interage com Kylo Ren (Adam Driver, “Enquanto…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.