A Vida dos Peixes

Não, não é um documentário da National Geographic, “A Vida dos Peixes” é uma produção chilena que venceu o prêmio Goya de melhor película hispanoamericana em 2011. Bastante intimista, cativante e sincero, o filme dirigido por Matías Bize se passa inteiramente numa festa recheada de reencontros e algumas surpresas, dessas que a vida mais cedo ou mais tarde nos reserva.

Na trama somos apresentados a Andrés (Santiago Cabrera) que é um jornalista que deixou o seu país para trabalhar no exterior. Anos depois ele volta à sua terra natal para a festa de aniversário de um antigo amigo seu onde acaba reencontrando antigas amizades (lembranças e recordações também) e, em especial, uma antiga namorada.

Parece enfadonho encarar um filme que se passa inteiramente em um único local, numa festa de aniversário, mas a forma como ele é construído, principalmente em sua primeira hora onde as cenas são divididas em pequenas sequências de alguns minutos cada, sustenta muito bem o interesse na trama e, aos poucos, de reencontro em reencontro e na forma como as coisas vão sendo relembradas pelo protagonista, mantém o interesse na história aceso. É mais ou menos igual a quando encontramos antigas amizades de infância da qual perdemos contato ao passar dos anos.

la vida de los peces

O reencontro do antigo casal, que teve um desfecho de relacionamento não muito bem resolvido é um dos pontos mais impactantes da trama. Como é que ela (Blanca Lewin) vai poder acreditar em promessas de alguém que nos últimos anos preferiu não criar laços? Como se agarrar ao “nada“?

Com um desfecho um pouco atípico do que grande parte das produções do gênero costumam entregar, “A Vida dos Peixes” é um filme sincero, cativante e que nos mostra que a vida nos dá inúmeras oportunidades e caminhos a seguir. Qual será/seria o caminho correto? Existe um caminho correto?

***

  1. O ator principal lembra, bem de longe, o Keanu Reeves (inclusive na forma de atuar).

Muito bom: Classficação 4 de 5

peixes_posterA Vida dos Peixes (La vida de los peces, 2010 – 84 min)
Drama, Romance

Um filme de Matías Bize com Blanca Lewin, Santiago Cabrera, Antonia Zegers e Victor Montero.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.