The Spectacular Now

Inserido numa espécie de “novo gênero” que vem se formando no cinema, o de comédias dramáticas quase sempre adolescentes com cara de indie (temos que arrumar um nome melhor para isso), “The Spectacular Now” é interessante, divertido e traz personagens carismáticos, apesar de perder o ritmo ‘envolvente’ quando caminha para o seu desfecho.

Na trama vamos conhecer o colegial veterano Sutter (Miles Teller, “Finalmente 18”) que leva uma vida bastante despreocupada (sequer terminou os estudos) e que adora festas e álcool ao mesmo passo que vive trocando frequentemente de namorada. Após tomar um pé na bunda, ele enche a cara e acorda ao lado de Aimee Finicky (Shailene Woodley, “A Culpa é das Estrelas“). A partir daí começa a nascer uma relação bastante improvável entre o descolado/popular e a garota solitária e tímida.

Shailene Woodley :)

Shailene Woodley 🙂

Enquanto Sutter vive no presente, Aimee é a típica garota que passa desapercebida pelo colégio. Apesar de não ser feia, não chama tanto a atenção, mas é uma menina muito doce, amável, fã de ficção científica e meio nerd, ou seja, é pra casar. A relação dos dois é muito bem construída pelo roteiro que, sem pressa, nos apresenta uma amizade franca que vai se desenvolvendo aos poucos para algo mais sério.

Ainda sem previsão de estreia no Brasil (provavelmente deverá ser lançado direto para o homevideo), “The Spectacular Now” é baseado em um romance escrito por Tim Tharp e foi lançado em 2013 nos festivais de SXSW e Sundance. Neste último, recebeu o prêmio especial do júri de melhor elenco em um filme dramático, premiação bastante merecida pois os atores entregam ótimas performances aqui, desde os coadjuvantes como Kyle Chandler (“A Hora Mais Escura”) até os protagonistas Miles Teller e Shailene Woodley que demonstram uma boa e convincente química em tela.

the-spectacular-now

Ao mesmo tempo em que é muito interessante e conversa sobre temas sempre pertinentes, seguindo a linha das comédias dramáticas indies cheias de lições de vida, moral e bons costumes, “The Spectacular Now” se perde um pouco quando tenta concluir a história. O seu desfecho parece indeciso entre um final feliz, um final aberto e “maduro” ou um final agridoce. Quando finalmente ele parece decidir o caminho a seguir, o espectador fica com a mesma reação da garota, um misto de surpresa, alegria e “talvez agora seja tarde demais”. Ainda assim, é um ótimo filme, daqueles poucos conhecidos mas que merecem ser vistos.

***

  1. Miles Teller e Shailene Woodley antes das filmagens passaram um bom tempo conversando e se conhecendo, o que resultou em uma grande amizade compartilhada até hoje. Os dois voltaram a trabalhar juntos em “Divergente”.
  2. Analisando a filmografia do diretor James Ponsoldt dá para perceber que ele gosta de obras que envolvam o tema da dependência alcoólica.
  3. Este filme marca a primeira cena de sexo tanto do Miles quanto da Shailene no cinema.

Ótimo: Classificação 4 de 5

The Spectacular Now PosterThe Spectacular Now (2013 – 95 min)
Drama, Comédia, Romance

Dirigido por James Ponsoldt com roteiro de Scott Neustadter e Michael H. Weber adaptando romance escrito por Tim Tharp. Estrelado por: Miles Teller, Shailene Woodley, Brie Larson, Masam Holden, Kyle Chandler, Bob Odenkirk e Mary Elizabeth Winstead.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

8 Comments

  1. Ih, já gostei! xD
    Vai pra minha lista. Mas onde você conseguiu ver?
    Abs

    Post a Reply
    • Pedi a Jack Sparrow, encomenda com ele que a entrega é grátis à domícilio 🙂

      Post a Reply
  2. Indie é da velha escola. kkkk
    Ainda existia um tal de Aeroclube!!!
    E como é isso de Jack Sparrow? Tem Link? Telefone?
    Quero assistir muito esse filme também. Gostei de Finalmente 18!
    Está nos cinemas de salvador?

    Post a Reply
    • Você não conhece Jack Sparrow man? Ele vem num navio pirata. Pesquise por “torrentes” e seja feliz 🙂

      Esse filme não foi lançado no Brasil e só existe uma maneira de assistí-lo hehehe

      Post a Reply
  3. Acabei de assistir o filme e a sua crítica foi totalmente condizente com que eu achei sobre o filme. Por ser escrito pelos mesmos autores de “500 dias com ela”, esperava um desfecho mais sólido e foi justamente no fim que teve esse desandar. Mas, mesmo assim o elenco é incrível e este filme só impulsionou ainda mais a carreira do casal do filme. Ambos, hoje em dia ganhando mais espaço no cinema, tendo Miles Teller pegando papéis mais maduros e complexos (Whiplash – Em busca da perfeição).
    Enfim, fiquei feliz por não pensar a mesma coisa sozinho, e parabéns pela boa crítica!

    Post a Reply
    • Obrigado Felipe 🙂

      Post a Reply
  4. Talvez soe estranho, mas eu tô a procura desses filmes “comédias dramáticas quase sempre adolescentes com cara de indie” que tem alguma moral por trás como Spectacular Now, Submarine, Vantagens de ser invisível, até 500 dias com elas talvez. Então vc pode me recomendar filems que seguem essa linha? Aceito tudo que recomendar.

    Post a Reply
    • Não soa estranho Nikolas, filmes dessa linha são sempre ótimos de assistir. Agora, de cabeça, poucos me surgem na mente mas posso indicar um que não é tão adolescente mas é lindo e se chama “Flipped”, tem na Netflix e acho que o nome nacional ficou O Primeiro Amor.

      Outro interessante é um argentino chamado Medianeras, Buenos Aires na Era do Amor Digital. Tem um do recentemente falecido Anton Yeltchin que é o ‘Like Crazy (Loucamente Apaixonados’ que acho que tem também na Netflix.

      Já assistiu “O Verão da Minha Vida”? Muito legal também!

      Tem um que não é bem de romance adolescente indie, mas é sobre amadurecimento e é bacana demais que se chama “The Kings of Summer”.

      Por hora lembrei desses, depois posso lembrar de mais. Tem twitter? Me segue lá que trocamos mais ideias (quando elas surgirem). @marciosmelo é só me seguir lá.

      Se já tiver visto algum desses ou depois que assistir, me diz o que achou. Grande abraço

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Whiplash - Em Busca da Perfeição - Porra, man! - […] trama vamos acompanhar a trajetória de um baterista de jazz (Miles Teller, “The Spectacular Now”) que estuda na melhor…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.