O documentário “Blackfish: Fúria Animal” chegou a ser bem cotado para figurar entre os indicados ao Oscar de sua categoria em 2014 e no final acabou ficando de fora, mas o que chama mesmo atenção são as graves denúncias contra o Seaworld, tanto na forma como eles tratam as baleias de seus shows quanto na forma como eles lidam com as tragédias e incidentes que aconteceram no parque ao longo dos anos.

Sem previsão de estreia oficial no Brasil “Blackfish”, que teve seu lançamento mundial no Sundance Film Festival em 2013, é um documentário que acompanha a controversa forma de cativeiro das Orcas Assassinas do Seaworld (em especial) e todos os perigos que são trazidos tantos para os humanos que tomam conta, alimentam e as treinam para os shows, quanto para as próprias baleias sequestradas de seu habitat natural, família e que são mantidas em uma vida nada saudável e digna.

blackfish

Partindo de diversos incidentes, alguns bastante trágicos como o ocorrido com a experiente treinadora Dawn Brancheau em 2010, o documentário tem a participações de diversos ex-treinadores do parque, familiares dos envolvidos e também de algumas testemunhas oculares que fundamentam todas as denúncias levantadas.

Poderia ficar só nas denúncias e acusações, mas “Blackfish” vai além e ainda discute algumas ideias como a forma e as condições de criação das baleias que poderiam estar influenciando na agressividade delas, já que, como é dito por um biólogo/pesquisador da vida destes mamíferos: “Não existem registros de ataques de Orcas contra humanos na natureza”.

Com tantas acusações graves era de se esperar que o Seaworld  se defendesse de alguma forma das denúncias mas eles se negaram a responder. Levando em conta o quanto eles faturam anualmente e ainda a forma como os incidentes e tragédias acontecidos são tratados por eles, dá para imaginar o real motivo por trás de todo esse silêncio, não é mesmo?

BLACKFISH-articleLarge

Por mais que a repetição do caso de Dawn pareça cansativa, “Blackfish” tem alguns momentos bem interessantes. As informações apresentadas em relação ao quão inteligente são as Orcas e o quão importante é o senso de “família” que elas possuem contribuem para chocar o espectador e atingir os seus principais objetivos, expor, denunciar e provar o quão repugnante e indiferente pode ser o homem.

***

  1. Quem tiver Netflix o documentário está disponível para ser assistido e é uma boa pedida, obviamente, a locadora de Jack Sparrow também está “às ordens” para atendê-los gratuitamente.
  2. O pensamento passado aqui vale também para as touradas espanholas ou outros entretenimentos semelhantes, enquanto houver público o “show” irá continuar.

Ótimo: Classificação 4 de 5

Blackfish posterBlackfish: Fúria Animal (Blackfish, 2013 – 93 min)
Documentário

Dirigido por Gabriela Cowperthwaite com roteiro de Gabriela Cowperthwaite, Eli B. Despres e Tim Zimmermann.

Related Posts with Thumbnails