Lançado no final de 2011 direto para home-video, “Attack the Block” (que ganhou o título nacional de “Ataque ao Prédio”) é mais uma daquelas pequenas produções pouco conhecidas mas que possuem uma premissa interessante – um ataque alienígena concentrado em um bloco habitacional – e que traz uma pequena amostra do que se pode esperar de John Boyega, um dos novos atores escolhidos para o episódio VII de Star Wars.

A trama acompanha uma mulher (Jodie Whittaker) que não está em seu dia de sorte e uma gangue de adolescentes liderada por um jovem chamado Moses (John Boyega) que precisarão fazer uma inesperada aliança para defender o seu bairro (na verdade um complexo habitacional no sul de Londres) de uma inesperada invasão alienígena que transforma o local em uma verdadeira zona de guerra.

attack-the-block-hallway

O orçamento é limitado e, por isso, não espere por grandes efeitos especiais. O CGI só foi utilizado quando estritamente necessário e apenas para complementar o visual dos alienígenas (e não criá-los do zero por completo) que, por sua vez, são na verdade bolinhas fofas de pelúcia com bocarras malvadas e brilhantes. Isso não chega a atrapalhar muito, na verdade deixa tudo mais divertido de se ver ainda.

Do elenco o nome mais conhecido, pelo menos na época em que foi lançado, é mesmo o de Nick Frost (“Heróis de Ressaca”) que faz apenas uma participação especial, mas a turma adolescente (alguns deles atuando pela primeira vez) dá conta do recado de maneira bem satisfatória.

Segundo o diretor (e roteirista) Joe Cornish, a ideia do filme veio de duas inspirações. A primeira após ele assistir ao filme de ShyamalanSinais” e imaginar o que aconteceria com aquela invasão alien em Londres. A segunda foi por conta de um evento onde ele foi assaltado. Ele percebeu que os cinco jovens assaltantes estavam tão assustados quanto ele e, a partir daí, resolveu pesquisar mais sobre a vida destes tipos de jovens, entrevistando várias crianças, para saber qual tipo de arma eles usariam caso ocorresse uma invasão alienígena real.

attack-the-block-9

Ainda que seja uma invasão alienígena, “Ataque ao Prédio” não é nada de outro mundo e nem apresenta nada assim de tão revolucionário, mas funciona direitinho como um bom filme de ação e aventura além de trazer, para os mais curiosos, um dos primeiros vislumbres de um dos atores que estarão na nova saga de Star Wars no cinema.

***

  1. Joe Cornish foi um dos roteiristas de “As Aventuras de Tintim” e chegou a atuar no filme “Chumbo Grosso”.
  2. Attack the Block teve suas cenas filmadas na mesma sequência em que foram apresentadas na história, sendo que algumas foram feitas em uma única tomada (take).
  3. Apenas duas fantasias foram criadas para os aliens
  4. O ator John Boyega também pode ser visto na 9º temporada de 24 Horas.

 


Bom: Classificação 3 de 5

attack-the-block-posterAtaque ao Prédio (Attack the Block, 2011 – 88 min)
Ficção Científica, Ação, Comédia

Um filme de Joe Cornish com Jodie Whittaker, John Boyega, Nick Frost, Alex Esmail, Franz Drameh, Leeon Jones, Simon Howard, Luke Treadaway, Jumayn Hunter, Danielle Vitalis, Paige Meade, Michael Ajao e Sammy Williams.

Related Posts with Thumbnails