The Walking Dead, o fim da 4º temporada

Eles estão mexendo com as pessoas erradas! (Rick)

Com essa frase espetacular de Rick, a 4º temporada de The Walking Dead chegou ao fim com um episódio muito bem construído e cheio de questionamentos interessantes e instigantes que deixaram alguns ótimos gancho para a próxima temporada.

Alguns SPOILERS o aguardam pelos cantos deste post, se ainda não assistiu todos os episódios até aqui ou não quer ser mordido de surpresa, salve o post em seus favoritos e leia depois.

twd-s04216-run

Quem irá sobreviver?

Após o final apoteótico da mid-season desta 4º temporada (que cobriu os 8 primeiros episódios), o caminho a seguir com o fim da prisão era previsível, descobrir quem sobreviveu e esperar até eles encontrarem um novo local para viverem. E foi desta forma que a série seguiu e o destino de todos foi se desenhando para o Terminal (Terminus).

Pequenos grupos foram formados, algumas pessoas se perderam e novos personagens foram adicionados, alguns bem divertidos e interessantes até. É verdade que, para muitos, alguns episódios foram ‘chatos’ e sonolentos, afinal tem gente que ainda espera que Walking Dead seja uma série sobre matança desenfreada de zumbis e explosões mil, e isso ela nunca será. Terão os momentos de catarse sim, mas somente em determinados pontos.

twd-s04216-blood

Sobre Monstros

Michonne liderou a matança de zumbis no 16º e último episódio desta 4º temporada seguida por Rick, mas isso não diz muito da natureza de nenhum dos personagens, ainda mais no ambiente em que eles estão inseridos. São os momentos em que eles tem que decidir se vão ajudar um rapaz que está para ser devorado por um grupo de errantes, onde Carl é o único que corre para salvá-lo e logo é impedido pelo seu pai, que mostram que eles, antes de qualquer análise ética, são apenas sobreviventes.

E aí o episódio retorna em alguns flashbacks entre Rick e Hershell na prisão, note como eles são importantes. Hershell diz a Rick que ele ainda não perdeu tudo, e enquanto ele não perder tudo ele não pode se deixar levar para o lado negro da força, ele ainda tem a quem dar exemplos, e bons exemplos. Mas será que ele conseguirá?

É na emboscada dos capangas a quem Daryl se uniu que o episódio diz ao que veio. Rick encurralado junto com Michonne, prestes a morrer vendo seu filho sofrendo à sua frente. É uma sequência muito sangrenta e que tem um dos seus ápices quando Rick rasga o pescoço do chefe do grupo com os dentes, em uma cena que também existiu nos quadrinhos (lá foi contra um assaltante que também queria pegar Carl) e que deixou todo mundo assustado, ainda mais quando se seguiu ao esfaqueamento sem fim no sujeito que outrora estava com Carl nas mãos.

Sobrevivente ou monstro? Quem é Rick? E quando Carl diz a Michonne que ele também apenas mais um monstro. São todos monstros ou sobreviventes?

twd-s04216

Armadilha

Outra cena muito bacana e que demonstra o quanto esse episódio final foi bem trabalhado, é quando Rick está ensinando a Carl como funciona a armadilha que ele fez para pegar o coelho (o importante aqui é o seu funcionamento e não o fato de ter pego ou não o coelho). Ele explica cuidadosamente que ele coloca a armadilha na trilha que o animal passa/vai passar para atraí-lo e depois capturá-lo. Interessante não?

E aí chegamos a cena final, onde todos foram seguindo a trilha para o santuário que na verdade era uma…? Complete a frase e se delicie.

A sequência final deixa claro quem são os habitantes do terminal, seja por um local com esqueletos, o churrasquinho que não é o famoso file miau e até mesmo o fato deles não se dirigirem aos protagonistas por seus nomes. São o líder, o samurai, o arqueiro e o garoto. Essa impessoalidade tem um claro propósito.

twd-s04216-carl

O que esperar da 5º temporada?

Com quase todos aprisionados Rick deixa claro o que podermos aguardar da 5º temporada, o desenrolar desses fatos e o quanto os canibais ( posso falar abertamente, não é mesmo?) deverão se arrepender de terem aprisionado as pessoas erradas. Ainda falta Tyreese e Carol e também descobrirmos o paradeiro de Beth dentre outros arcos que ficaram abertos nessa 4º temporada, o que já é o suficiente para deixar todo mundo ansioso para o que virá a seguir.

***

  1. Para mim os melhores episódios, além desse desfecho, foram de longe o 13º – Alone, que inclusive tem um flashfoward que não foi explicado nessa temporada e, claro, o 14º – The Groove, no qual Carol e Tyreese tentam lidar com as duas garotinhas e ainda cuidar de Judith, esse foi o melhor eu acho.
  2. Gostei bastante desta temporada, a forma como tudo é bem construido e nada sai de forma gratuita me agrada bastante.
  3. Sinto muito por quem tem se decepcionado pela série não ser ‘Dead-Body Count‘, mas essa pegada mais cadenciada com momentos de ação e tensão mais raros mas bem encaixados me agrada bastante.
  4. E você, o que achou do final e da 4º temporada como um todo?
Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

17 Comments

  1. Olhe, tirando aquele episódio que ficou o Daryl e a Beth procurando por bebida, num blá blá blá sem fim, pra mim ficou tudo ótimo! Foi a melhor temporada até agora, tá mais coerente e até se aproximou mais do clima dos quadrinhos, pra quem reclamava…

    Post a Reply
    • Pior que eu vi gente reclamando do que para mim foi o melhor episódio, a das garotas porque disse que na HQ era pior que aquilo e tal, mas aí eu acho que já é má vontade com a série na tv.

      Quando ao ep de Daryl e Beth, ali foi o momento fofuras de amor de TWD hahahah

      Post a Reply
  2. Concordei em tudo e acho que a quinta temporada tem tudo pra continuar tão boa quanto essa. Minha curiosidade em saber onde raios está Beth está me coçando, e estou só esperando pra ver quando Carol, Tyresse e Judith chegarão ao Terminus. Gosto da série bem como está, momentos de drama misturados com picos de tensão e matança. Pra mim, uma das melhores temporadas de WD.

    Post a Reply
    • Todos estão curiosos e esperançosos por Beth realmente. E talvez Carol e Tyreese sejam o ponto chave da salvação da galera, só não sei como irão proceder já que estarão com a bebê Judith em mãos hehehe

      Post a Reply
  3. O final é bom, indica um bom caminho. Mas continuo batendo na tecla de que o seriado se repete a cada temporada. Eles andam em círculos e não saem do lugar e das mesmas armadilhas de sempre. É compreensível? É. Provavelmente é isso que aconteceria na realidade. Mas sinto falta de mais viradas, novos ambientes, novos personagens instigantes. Como li em algum lugar, agora Rick está virando um walter white ehheheheh

    Post a Reply
  4. Com esse Ep TWD pra mim passou a ser o melhor seriado de todos os tempos. Rick foi o unico que se preocupou em entrar nas ocultas, guardas armas do lado de fora e reparou que estavam com equipamentos dos seus amigos. Todas as cenas desse Ep foram 100%, cada segundo foi digno. Nunca pensei que assistiria algo melhor do que battlestar galactica. Mas agora fiquei um pouco indeciso de qual sera meu top 1.
    Quando sera a quinta temporada? Me digam que no proximo domingo por favor. =D hehehe

    Post a Reply
    • Vai ser sim no próximo domingo, no próximo domingo do final de outubro ou início de novembro deste ano !

      Post a Reply
  5. apesar dos defeitos eu tbm continuo gostando de the walking dead,mas espero que a quinta temporada tenha mais ação,apesar de saber que o foco mesmo é o drama.obs:onde a Beth foi parar? ela fez uma participação em the following onde acabou morta,espero que em twd ela não tenha virado comida dos canibais ou zumbis 😉

    Post a Reply
    • Infelizmente a série nunca será de ação Vanessa, terão alguns episódios, 1 ou 2 em toda temporada com mais correria mas não deve passar disso.

      Eu imagino que Beth deva estar já perto do “açougue” da galera do terminal, prestes a ser fatiada. Talvez dê tempo de salvá-la, e espero que isso aconteça.

      Post a Reply
  6. Eu to até agora dando risada dessa frase final de Rick.
    ahahahah

    Post a Reply
  7. Rick do mal!!!!

    Que outubro ou novembro chegue logo…

    Enquanto isso tou ansioso pelo dia 06/04!!!!

    Post a Reply
  8. Não li os comentários, pois ainda estou vendo a 4ª temporada e antes de começar estava num desânimo absurdo sobre a mesma devido a queda vertiginosa que o seriado teve desde a primeira temporada. Pensava concretamente que não tinha mais volta que seria somente ladeira abaixo, como é de praxe em 99% desses casos, mas me enganei redondamente, para minha felicidade.

    A qualidade subiu demais e voltou aos níveis exibidos na primeira temporada. Como faz bem a exclusão de personagens mal interpretados como Andrea e Lori. O bem que fez é quase incalculável. Devo terminar este fim de semana o restante, talvez no próximo, mas gostei demais dos 10 primeiros episódios, exceto os que contaram o caminho do Governador até o ataque, ainda sim insuficientes para estragar o trabalho feito até ali.

    Post a Reply
    • O pessoal não tem curtido alguns destes últimos eps, para mim depois que a prisão “acabou”, a série melhorou sensivelmente.

      Acredito que você vá gostar também

      Post a Reply
  9. Terminei de assistir, bom, o resumo é bastante positivo. Se analisar friamente talvez tenha sido a melhor temporada até agora, pois a primeira tem o fator novidade que impulsiona muito as coisas para cima.

    Teve um pequeno exagero, a meu ver, na terceira parte, que compreende depois da prisão até o terminal, enrolou um pouco além do necessário, mas nada que comprometesse, pois sempre conseguiram balancear com outros acontecimentos interessantes deixando tudo mais instigante de acompanhar.

    Agora é aguardar a temporada seguinte e torcer para que não aloprem. Acho difícil acontecer isso principalmente na primeira 3ª parte (até o episódio 5). Vejamos…

    Post a Reply
    • Pra mim é a melhor temporada de todas, sem dúvidas. E realmente eles enrolam um pouco as vezes, mas acho que esse segunda metade deste terceira temporada foi excelente, teve pouca coisa a se reclamar.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Game of Thrones: 4º Temporada, Episódio 1 - Two Swords | Porra, man! - […] Muita coisa aconteceu no norte, Jon Snow está sofrendo uma inquisição na Muralha enquanto além de seus muros Tormund…
  2. Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy) - Porra, man! - […] onde podemos destacar entre os vários o Yondu interpretado por Michael Rooker (o Merle de “The Walking Dead“), que está…
  3. I Origins - Filme (2014) - […] estagiária Karen (Brit Marling, “A Outra Terra”) e seu colega Kenny (Steven Yeun, o japinha de Walking Dead). Suas…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.