Dirigido pelo cineasta brasileiro Carlos Saldanha, “Rio 2” segue os acontecimentos apresentados em “Rio,” que foi lançado em 2011 e que, apesar de ter uma visão bastante caricata do nosso país, cumpria razoavelmente bem o objetivo de entreter o espectador por alguns instantes. É uma pena que esta sequência caia na mesma armadilha por exemplo da franquia “Era do Gelo”, onde os filmes sucessores foram, aos poucos, ficando menos engraçados e relevantes.

rio-2

Blu e Jade estão felizes vivendo no rio de janeiro na companhia de seus três filhotes enquanto seus donos, Linda e Túlio, estão em uma expedição na Amazônia. Por um acaso eles acabam descobrindo provas que podem existir mais ararinhas azuis, fazendo com que seus companheiros não sejam os últimos dessa espécie. Após essa descoberta, mesmo com a relutância inicial de Blu, toda a família e também alguns amigos partem para a Amazônia para tentar ajudar mas chegando lá eles acabam topando com outras descobertas e também muitos perigos.

Talvez o fato do roteiro se deslumbrar com tantos temas diferentes, carnaval, exploração de animais, desmatamento, disputa territorial entre espécies, extinção, confiar ou não nos humanos, aceitação familiar, etc, etc, tenha contribuído para deixar a trama um tanto quanto sem rumo. E o pior, as resoluções propostas acontecem tão rápido que fica difícil o espectador comprar os ‘desafios’ ou torcer pelos personagens superá-los um a um. Elas simplesmente se resolvem como num passe de mágica.

Apesar dos equívocos verdade seja dita, existem personagens muito bacanas em “Rio 2” tais como o fofíssimo tamanduá Carlitos, a rã venenosa apaixonada ou ainda as tartarugas capoeiristas, dentre outros. Eles garantem alguns momentos bem divertidos. Pena que são poucos.

Rio-2-Official-Trailer-3-10

O trabalho de Carlos Saldanha e da Blue Sky Studios é bem interessante nos cenários e também em todas as cenas musicais que envolvem algumas coreografias e danças bem bonitas. Só que tudo isso se perde numa trama que não ajuda muito e que deveria arrancar mais risos tanto dos adultos, que aqui acabam sendo deixados um pouco de lado, quanto principalmente das crianças. Não chega a ser um filme ruim ou dispensável, mas deixa aquele gostinho de que poderia ser melhor.

***

  1. Na sessão que fui poucas crianças riram pra valer, algumas até dançavam as músicas mas infelizmente existem poucas piadas ou cenas realmente engraçadas.
  2. Sim, vi dublado afinal não existiam outras alternativas na minha cidade, pra variar. Mas só de não ter no elenco de dublagem nomes como Luciano Huck ou Sabrina Sato já é um alívio.

Regular: Classificação 2 de 5

rio_two_ver10Rio 2 (2014 – 101 min)
Animação

Dirigido por Carlos Saldanha com roteiro de Don Rhymer e Carlos Saldanha. Vozes (no original) de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Leslie Mann, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Kristin Chenoweth, Jemaine Clement, Amandla Stenberg, John Leguizamo, Jake T. Austin, Andy Garcia, Will i Am, Rita Moreno, Pierce Gagnon, Bruno Mars, George Lopez, Tracy Morgan e Rachel Crow.

Related Posts with Thumbnails