Rio 2

Dirigido pelo cineasta brasileiro Carlos Saldanha, “Rio 2” segue os acontecimentos apresentados em “Rio,” que foi lançado em 2011 e que, apesar de ter uma visão bastante caricata do nosso país, cumpria razoavelmente bem o objetivo de entreter o espectador por alguns instantes. É uma pena que esta sequência caia na mesma armadilha por exemplo da franquia “Era do Gelo”, onde os filmes sucessores foram, aos poucos, ficando menos engraçados e relevantes.

rio-2

Blu e Jade estão felizes vivendo no rio de janeiro na companhia de seus três filhotes enquanto seus donos, Linda e Túlio, estão em uma expedição na Amazônia. Por um acaso eles acabam descobrindo provas que podem existir mais ararinhas azuis, fazendo com que seus companheiros não sejam os últimos dessa espécie. Após essa descoberta, mesmo com a relutância inicial de Blu, toda a família e também alguns amigos partem para a Amazônia para tentar ajudar mas chegando lá eles acabam topando com outras descobertas e também muitos perigos.

Talvez o fato do roteiro se deslumbrar com tantos temas diferentes, carnaval, exploração de animais, desmatamento, disputa territorial entre espécies, extinção, confiar ou não nos humanos, aceitação familiar, etc, etc, tenha contribuído para deixar a trama um tanto quanto sem rumo. E o pior, as resoluções propostas acontecem tão rápido que fica difícil o espectador comprar os ‘desafios’ ou torcer pelos personagens superá-los um a um. Elas simplesmente se resolvem como num passe de mágica.

Apesar dos equívocos verdade seja dita, existem personagens muito bacanas em “Rio 2” tais como o fofíssimo tamanduá Carlitos, a rã venenosa apaixonada ou ainda as tartarugas capoeiristas, dentre outros. Eles garantem alguns momentos bem divertidos. Pena que são poucos.

Rio-2-Official-Trailer-3-10

O trabalho de Carlos Saldanha e da Blue Sky Studios é bem interessante nos cenários e também em todas as cenas musicais que envolvem algumas coreografias e danças bem bonitas. Só que tudo isso se perde numa trama que não ajuda muito e que deveria arrancar mais risos tanto dos adultos, que aqui acabam sendo deixados um pouco de lado, quanto principalmente das crianças. Não chega a ser um filme ruim ou dispensável, mas deixa aquele gostinho de que poderia ser melhor.

***

  1. Na sessão que fui poucas crianças riram pra valer, algumas até dançavam as músicas mas infelizmente existem poucas piadas ou cenas realmente engraçadas.
  2. Sim, vi dublado afinal não existiam outras alternativas na minha cidade, pra variar. Mas só de não ter no elenco de dublagem nomes como Luciano Huck ou Sabrina Sato já é um alívio.

Regular: Classificação 2 de 5

rio_two_ver10Rio 2 (2014 – 101 min)
Animação

Dirigido por Carlos Saldanha com roteiro de Don Rhymer e Carlos Saldanha. Vozes (no original) de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Leslie Mann, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Kristin Chenoweth, Jemaine Clement, Amandla Stenberg, John Leguizamo, Jake T. Austin, Andy Garcia, Will i Am, Rita Moreno, Pierce Gagnon, Bruno Mars, George Lopez, Tracy Morgan e Rachel Crow.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

8 Comments

  1. Acho que vc não gostou tanto assim pq viu dublado.
    Eu vi legendado e achei ok e divertido no mesmo nível do 1 que não tb é grande coisas.

    Post a Reply
    • Talvez legendado seja melhor, mas não sei se acharia o filme mais divertido e engraçado que isso. É quase no mesmo nível do primeiro realmente

      Post a Reply
  2. Eu descartei este filme assim que vi os teasers, esqueci dele completamente no instante que vi o trailer com aquela música e desenhos dançando. Achei aquilo um porre no primeiro e vi que no 2 iriam explorar ainda mais este artifício.

    Até está sendo bem aceito lá fora, pois passa a imagem que gringo quer ver do Brasil, mas para mim é justamente o que já estou cansado de ver e parece que o Carlos Saldanha também pensa como um gringo.

    Post a Reply
    • Bom, ele poderia aproveitar melhor isso e se centrar em menos temas, talvez algo relacionado a Copa do Mundo fazer alguma propaganda, é caricato mas seria melhor do que se perder em 8 mil temas diferentes no meio da floresta hehehe

      Post a Reply
    • Aqui em Salvador infelizmente a opção é enfrentar isso, ou não assistir, que é o que faço 90% das vezes, aguardo pela versão Jack Sparroww

      Post a Reply
  3. É, eu achei lamentável, ainda que tenha qualidades como os personagens que você citou e uma ou outra situação. Gosto do teste de elenco como um todo, por exemplo. Mas, o que dizer daquela partida de futebol na selva? Não eram eles totalmente afastados dos humanos, como diabos aprenderam o jogo???

    Post a Reply
    • É uma lástima realmente, tem tanta coisa “desacertada” que essa do futebol eu nem me liguei hahahaha faz sentido realmente (ou melhor, não faz) 😛

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.