Seguindo a longa conversa iniciada no primeiro volume, em “Ninfomaníaca – Parte 2 (Nymphomaniac – Volume II)” são apresentados mais alguns capítulos (os últimos) da história da Ninfomaníaca Joe (Charlotte Gainsbourg, “Anticristo”) com um apelo maior ainda às metáforas e discussões envolvendo religião, comportamento e até mesmo preconceitos.

Neste segundo volume, o enfoque é maior na vida já adulta de Joe e segue alguns acontecimentos mais “pesados”, já que ela começa a relatar ao velho que a acolheu (Stellan Skarsgard, “Thor – O Mundo Sombrio”) alguns envolvimentos relativamente perigosos, como por exemplo em uma cena que dois sujeitos começam a brigar por seus ‘buracos’ ou ainda uma parte em que ela inicia-se nas artes do sadomasoquismo.

nymphomaniac-volume-2-2013-de-lars-von-trier

Lars Von Trier fez um filme sobre sexo, isso é fato, mas claramente não do jeito que todos estão acostumados a acompanhar,  seus closes nas partes íntimas dos personagens e a forma como ele não sensualiza nenhum dos atos corrobora com essa afirmativa, o que pode deixar os desavisados que vão assistir “Ninfomaníaca” por conta dos corpos nus sem saber como agir, ou riem (e algumas cenas são mesmo divertidas) ou se certificam de nunca mais entrar numa sala para ver um filme do tio Lars.

Se já era complicado analisar a primeira parte de um filme mutilado em dois – seria comercialmente complicado colocar uma sessão de 5 horas e meia nos cinemas, convenhamos – analisar o segundo volume talvez seja ainda mais difícil, uma vez que sobraram os capítulos mais densos da história e o ritmo é um tanto quanto monótono e arrastado.

Ninfomaniaca volume 2

Lars Von Trier continua com sua aversão ao ser humano, continua debatendo de forma quase que debochada sobre religião e conversa sem pudor sobre temas complicados como pedofilia e preconceito, fora isso ele deixa uma mensagem interessante sobre o olhar machista da sociedade, e se fosse um ninfomaníaco? Será que o a ‘análise’ perante todos aqueles acontecimentos seria o mesmo? Isso é tudo muito bem vindo e o filme completo é uma obra interessante e que merece ser assistida, mas esta segunda parte é apenas regular se compararmos com a primeira.

***

  1. O elenco coadjuvante reunido nestes dois volumes é muito bom, o que comprova (mais uma vez) o talento que Von Trier possui na direção do elenco.
  2. Tio Lars, menos pirocas, por favor.

Regular: Classificação 2 de 5

poster ninfomaniaca volume 2Ninfomaníaca – Parte 2 (Nymphomaniac – Volume II, 2014 – 123 min)
Drama

Um filme de Lars von Trier com Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Jamie Bell, Mia Goth, Willem Dafoe, Michael Pass, Jean-Marc Barr e Ananya Berg.

Related Posts with Thumbnails