Na corrida para apresentar os filmes que vão concorrer ao Oscar de 2014 aqui no Brasil, “Trapaça (American Hustle)” desembarca em nossos cinemas com o peso das dezenas de indicações e premiações recebidas nos grandes festivais de cinema mundo afora. Isso pode prejudicar um pouco ao criar expectativas exageradas, mesmo assim, o cineasta David O. Russell comprova mais uma vez o seu talento neste ótimo, bem humorado e divertido filme que traz grandes atuações.

American-Hustle-trailer-large

Na trama vamos acompanhar a história de um apaixonado casal de vigaristas (Christian Bale e Amy Adams)  mestres na arte de fazer dinheiro enganando pessoas desesperadas. Depois de serem pegos pelo FBI, eles são obrigados a cooperar com o agente Richie DiMaso (Bradley Cooper) que acaba envolvendo a todos no perigoso mundo do tráfico de influências e da máfia no estado de Nova Jersey.

Este é o segundo trabalho do cineasta David O. Russell (“O Lado Bom da Vida“) que recebe indicação nas 4 categorias de atores no Oscar, o que acaba demonstrando a sua habilidade no trabalho com o elenco, repetindo mais uma vez ainda a parceria com os atores Bradley Cooper (“Se Beber Não Case 3“) e Jennifer Lawrence (“Jogos Vorazes“), dentre outros. Além de trazer uma direção bem segura e acertada, ele divide a escrita do roteiro, que é muito bom e traz uma trama bem bolada, com Eric Warren Singer.

Bela pança senhor Bale

Bela pança senhor Bale

O início é um pouco monótono e arrastado, principalmente na parte em que os protagonistas Irving Rosenfeld (Christian Bale, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge“) e Sydney Prosser (Amy Adams, “O Homem de Aço“) vão narrando em segundo plano a história dos dois, desde como se conheceram e se apaixonaram até quando os dois começam a parceria no mundo da ‘trapaça’. Não demora muito e o filme mostra ao que veio, a história começa a se desenrolar e traz ótimas e hilárias cenas de humor, com algumas interpretações que fazem jus às indicações ao Oscar, até mesmo a de Jennifer Lawrence que, por mais que possa ser contestada por estar fazendo o “mesmo papel” que fez em “O Lado Bom da Vida“, entrega uma atuação bem convincente com o que foi proposto para a sua louca e imprevisível personagem.

Só que os grandes destaques nas atuações estão em Christian Bale, que adicionou ao seu corpo uma bela pança (deve ter engordado umas 40 toneladas para fazer este papel) e, em especial para Amy Adams e seus seios sempre querendo pular para fora dos super decotes de seus vestidos (aliás, diga-se de passagem o figurino está excelente e junto com os cenários e a ótima trilha sonora nos transporta muito bem para a época em que a história se passa). Amy Adams está simplesmente espetacular. Já o elenco coadjuvante conta ainda com boas atuações de Bradley Cooper, que consegue nos fazer ter pena de seu personagem em determinada parte, e também Jeremy Renner (“Os Vingadores“) que interpreta o famoso “rouba mas faz” com grande entusiasmo. Isso sem contar nas demais participações especiais muito bem encaixadas na história.

american-hustle

Talvez todas as indicações ao Oscar e demais premiações (e indicações a outros diversos prêmios) possa aumentar muito as expectativas de quem vai ao cinema assistir “Trapaça” esperando ser um filme tão contundente como, por exemplo, “Gravidade“, que também concorre a 10 Oscar, mesmo assim é fácil (para os que não tem o coração em trevas) se divertir, dar boas gargalhadas, se embalar com as músicas da excelente trilha sonora e torcer pelos pilantras do início ao fim neste ótimo filme.

***

  1. Além de Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, David O. Russell repete antigas parcerias com Christian Bale e Amy Adams (“O Vencedor“) e ainda com Robert De Niro (“O Lado Bom da Vida“).
  2. Aquela cena entre Jennifer Lawrence e Amy Adams(AQUELA, você que assistiu sabe qual), foi ideia de Amy Adams. Danadinha.

Ótimo: Classificação 4 de 5

trapaçaTrapaça (American Hustle, 2013/2014 – 138 min)
Comédia, Drama, Suspense

Dirigido por David O. Russel com roteiro de David O. Russel e Eric Singer. Estrelando: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jack Huston e Michael Peña.

Related Posts with Thumbnails