O norte-americano Paul Thomas Anderson é considerado por muitos como um dos melhores cineastas da atualidade. Seus filmes são sempre muito bem recebidos pela crítica e estão sempre listados entre os mais esperados de cada ano. Para os mais íntimos PTA, para mim um sujeito do qual eu não consigo amar os seus trabalhos.

paul-thomas-andersonTento, tento e tento. Vou de peito aberto, mente livre e tudo mais o que for possível, mas não consigo ser fã de Paul Thomas Anderson e suas obras (primas, sim, porque não?).

Lembro como se fora hoje, o dia em que fui assistir Magnólia, o melhor filme do mundo de todos os tempos do ano de 1999. Tava achando tudo interessante, das histórias “separadas mas interligadas”, da atuação “diferente” de Tom Cruise e todo grande elenco. Só que aí eles vieram, eles chegaram.

De fininho, no início. Caiu um ou dois. O que é isso? Então veio a enxurrada, uma chuva de sapos. Não tinha essa “maturidade cinematográfica” na época para processar essa metáfora linda de PTA (se me permitem chamá-lo pelo apelido). Provavelmente foi isso que me traumatizou.


Quando chove em Salvador é mais ou menos assim…

Isso é porque você é um estúpido e que não tem capacidade MENTAL de perceber toda a genialidade de Paul Thomas Anderson. Você é tão burro que nem entendeu o lance da chuva dos sapos e só deve gostar dos filmes merdas de Adam Sandler. Responde-me em dois tweets a jovem de corte estiloso, óculos de acetato laranja e camisa do Ramones.

Não é que eu odeie seus filmes (e ele), eu até gosto de seus trabalhos mas não tanto ao ponto de endeusá-los, de dizer que filmes como “O Mestre” estão entre os melhores de 2012/2013, ou que “Magnólia” está entre os filmes favoritos da minha vida. “Sangue Negro” ? Sim, adorei as atuações de Daniel Day-Lewis e Paul Dano e achei o filme legal, mas não O MÁXIMO, o supra sumo da 7º arte. Infelizmente não.

amy adams

Claro, o problema é meu e não de PTA que é um sujeito que já recebeu 5 indicações ao Oscar e diversas outras premiações mundo afora por seus trabalhos sempre tão bem quistos. Só que eu sou, e sempre fui, uma pessoa super sincera, e só porque gosto de cinema e tenho um blog que fala sobre os filmes que estou assistindo e que tanto gosto, não vou aqui pagar de Cult e dizer que sou fã de um cineasta só porque ele é o queridinho de muitos.

E você, é fã de Paul Thomas Andeson?

***

  1. PTA é responsável por filmes como Boggie Nights: Prazer Sem Limites (1997), Magnólia (1999), Embriagado de Amor (2002), Sangue Negro (2008), O Mestre (2012), dentre outros.
  2. Em tempo, Paul Thomas Anderson adora Adam Sandler e os filmes que ele faz. Eles trabalharam juntos em “Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love)“.
Related Posts with Thumbnails