Não espalhem por aí, não sou fã de Paul Thomas Anderson

O norte-americano Paul Thomas Anderson é considerado por muitos como um dos melhores cineastas da atualidade. Seus filmes são sempre muito bem recebidos pela crítica e estão sempre listados entre os mais esperados de cada ano. Para os mais íntimos PTA, para mim um sujeito do qual eu não consigo amar os seus trabalhos.

paul-thomas-andersonTento, tento e tento. Vou de peito aberto, mente livre e tudo mais o que for possível, mas não consigo ser fã de Paul Thomas Anderson e suas obras (primas, sim, porque não?).

Lembro como se fora hoje, o dia em que fui assistir Magnólia, o melhor filme do mundo de todos os tempos do ano de 1999. Tava achando tudo interessante, das histórias “separadas mas interligadas”, da atuação “diferente” de Tom Cruise e todo grande elenco. Só que aí eles vieram, eles chegaram.

De fininho, no início. Caiu um ou dois. O que é isso? Então veio a enxurrada, uma chuva de sapos. Não tinha essa “maturidade cinematográfica” na época para processar essa metáfora linda de PTA (se me permitem chamá-lo pelo apelido). Provavelmente foi isso que me traumatizou.


Quando chove em Salvador é mais ou menos assim…

Isso é porque você é um estúpido e que não tem capacidade MENTAL de perceber toda a genialidade de Paul Thomas Anderson. Você é tão burro que nem entendeu o lance da chuva dos sapos e só deve gostar dos filmes merdas de Adam Sandler. Responde-me em dois tweets a jovem de corte estiloso, óculos de acetato laranja e camisa do Ramones.

Não é que eu odeie seus filmes (e ele), eu até gosto de seus trabalhos mas não tanto ao ponto de endeusá-los, de dizer que filmes como “O Mestre” estão entre os melhores de 2012/2013, ou que “Magnólia” está entre os filmes favoritos da minha vida. “Sangue Negro” ? Sim, adorei as atuações de Daniel Day-Lewis e Paul Dano e achei o filme legal, mas não O MÁXIMO, o supra sumo da 7º arte. Infelizmente não.

amy adams

Claro, o problema é meu e não de PTA que é um sujeito que já recebeu 5 indicações ao Oscar e diversas outras premiações mundo afora por seus trabalhos sempre tão bem quistos. Só que eu sou, e sempre fui, uma pessoa super sincera, e só porque gosto de cinema e tenho um blog que fala sobre os filmes que estou assistindo e que tanto gosto, não vou aqui pagar de Cult e dizer que sou fã de um cineasta só porque ele é o queridinho de muitos.

E você, é fã de Paul Thomas Andeson?

***

  1. PTA é responsável por filmes como Boggie Nights: Prazer Sem Limites (1997), Magnólia (1999), Embriagado de Amor (2002), Sangue Negro (2008), O Mestre (2012), dentre outros.
  2. Em tempo, Paul Thomas Anderson adora Adam Sandler e os filmes que ele faz. Eles trabalharam juntos em “Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love)“.
Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

10 Comments

  1. Pois é Marcio, tambem não sou muito fã dele( confesso, vi poucos filmes dele), sou mais o Tarantino, ou o Woody Allen.

    Post a Reply
  2. kkk, vou espalhar. Brincadeira, não posso dizer que sou fã de Paul Thomas Anderson, aliás, poucos são os cineastas que eu digo que sou fã. Pois, esta categoria vai além de admirar alguns trabalhos. Mas, de fato gosto muito de O Mestre e gosto de Magnólia. Acho Sangue Negro um bom filme, apesar de não ter me encantado e não vi Embriagado de Amor.

    Post a Reply
  3. Ele é um bom cineasta, independente do meu ódio legitimado a ele por conta da adaptação ‘Resident Evil’ e sua necessidade mórbida de sempre exibir sua esposa nestes filmes.

    Post a Reply
    • Como disse Leonardo logo abaixo, você se confundiu com Paul W.S. Anderson que é outro diretor menos “requintado” do que PTA

      Post a Reply
  4. engraçado,não me lembro de ter visto nenhum filme desse diretor,talvez até tenha visto,mas deixa pra lá.então somos 2,tbm não sou fã dele.

    Post a Reply
  5. Eu gosto de PTA no geral. Costumo ver os filmes deles apenas por saber que está participando, porém nem sempre é certo de que serão bons. Embriagado de Amor é um filme horrível e O Mestre apenas bom. Ele às vezes confunde demais densidade = conteúdo, assim como tantos outros no meio cinematográfico.

    Post a Reply
  6. é questão de gosto… e você tá mais do que certo de ter uma opinião e defende-la!

    eu sou fã do cara, no mínimo é top 10 de diretor pra mim.

    meu preferido dele é magnolia, com sapos e tudo hehe…

    embriagado de amor eu não tinha gostado da primeira vez que vi, mas nas outras assistidas fui percebendo que trata-se de um ótimo filme, com direito a uma boa atuação do adam sandler, por incrivel que pareça.

    Post a Reply
  7. Sinistro tb a galera endeusar alguém que adora o Adam Sandler! hahahahaha

    Gostei de Sangue Negro e o Mestre. Mas, superei fácil, rs..

    Abs!

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.