E dando continuidade a minha lista com os melhores filmes de terror da década agora chegamos a parte mais importante: o TOP 10! Para você que ainda não viu a primeira parte com os filmes nas posições de 20 à 11 clica AQUI.

Para mim, fazer o top 10 foi ainda mais difícil principalmente os três primeiros. Antes gostaria de dizer que não assisti alguns filmes muito comentados como Encarnação do Demônio, O Hospedeiro, Medo, Pulse … e não coloquei Shawn of the Dead pois encaro como comédia. Com estas ressalvas, venham conhecer minha lista com os 10 melhores filmes de terror da década (2000 – 2009).

10. ESPÍRITOS (Shutter)

shutter3

É muito comum o cinema oriental nos brindar com pérolas do puro terror e Espíritos é uma delas. Com um ritmo próprio e uma história sobre um espírito que aparece em fotografias, o medo permanece conosco até depois que o filme acaba.  Apesar de se mostrar arrastado no início, para quem gosta do gênero é um filme obrigatório enquanto seu remake americano é totalmente dispensável.

.

09. A ESPINHA DO DIABO – ( El Espinazo del Diablo)

A-Espinha-do-Diabo-2001-2

A Espinha do Diabo mostra a infância de um garoto órfão no período da guerra espanhola através dos olhos de Guilherme Del Toro mostra. Com uma sensibilidade que está muito acima de outras produções do gênero, esse é um drama com trejeitos de filme de terror que toca o coração e ao mesmo tempo amedronta com o dom/maldição do protagonista Carlos.

.

08. O NEVOEIRO – (The Mist)   

O-Nevoeiro-2007-04

Frank Darabont foi muito bem sucedido quando adaptou O Nevoeiro – livro de Stephen King – para as telas do cinema. O filme  traz questionamentos a respeito do comportamento das pessoas em situações limite, 0 fanatismo, a histeria e a enxurrada de emoções que permeiam aquele grupo de pessoas presas no mercado com um nevoeiro matador do lado de fora. Com fortes reflexões e uma história que vai para um caminho surreal, você vai se sentir bastante sufocado enquanto assiste O Nevoeiro.

.

07. REC 

rec-quarentena-1

 Este filme espanhol, apesar de usar o já tão conhecido recurso de câmera na mão e um tema batido, consegue ser bastante inovador. Apesar do seu início muito devagar e em determinados momentos entediante, mais pra frente vamos entender como foi importante essa construção até chegar ao que interessa. O recurso de ver o filme basicamente em primeira pessoa torna tudo mais real e quando a ação começa você não tem tempo de respirar aliviado nem por um minuto.

.

06. ABISMO DO MEDO ( The Descent)

abismo do medo

Com um elenco composto apenas de mulheres fortes e capazes de lutar pela sobrevivência até o fim, Abismo do Medo é um  filme que vai te surpreender. Deixando a todo momento um clima de claustrofobia, passamos a experimentar o terror que aquelas mulheres passam de forma muito real e a escalada emocional vivida pela protagonista.

.

05. ARRASTA-ME PARA O INFERNO (Drag Me to Hell)

filmes-6942-fotos-dragmetohell_01

Sabe aqueles filmes de terror onde você ri de nervoso? É o que acontece em Arrasta-me para o inferno! Com uma mocinha amaldiçoada e uma velha cigana assustadora, esse filme de Sam Reimi é um ótimo presente para os saudosos fãs da saga Evil Dead. Terror, humor, escatologia, demônios e afins, Arrasta-me para o inferno é a volta definitiva de Sam Reimi para o mundo do terror.

.

04. MARTYRS 

is-martyrs

Mais um exemplar do cinema francês na lista, Martyrs começa como um filme de vingança e dá uma reviravolta impressionante. Bastante violento  e com uma interpretação muito forte da protagonista, posso dizer que não é um filme pra todos mas aqueles que buscam o terror psicológico e sanguinário, encontram aqui um exemplar que deve ser conferido.

.

03. OS OUTROS (The Others)  

os outros

Escrito e dirigido por Alejandro Amenábar, Os Outros conta a história de uma família que vive na década de 40 em uma mansão afastada do centro. A mãe é uma mulher extremamente religiosa e seus dois filhos tem uma rara alergia a luz do sol. Com praticamente todo o filme contando apenas com iluminação de velas e lampiões, Os Outros evoca um medo que praticamente todo mundo carrega lá no seu íntimo: o medo do escuro.

.

02. EXTERMÍNIO (28 Days Later )

1_28-Days-Later-Medium

Diferente dos filmes de Romero, em Extermínio temos zumbis rápidos em se locomover e também em se transformar, tornando tudo muito voraz e com uma urgência constante na tomada de decisões. Contando com inúmeras reflexões sociais e políticas, análise antropológica e muito terror, Extermínio deixou um enorme vazio para aqueles que esperavam uma trilogia desta instigante história.

.

01. DEIXA ELA ENTRAR (Let the Right One In)

deixa-ela-entrarG

Esse filme sueco chegou com folga ao topo da lista. Amedrontador na sua sutileza, Deixa ela entrar é a história de duas crianças solitárias, com problemas em se relacionar e buscando se aproximar uma da outra. A solidão que vive o garoto em seu mundo particular de humilhações e invisibilidade é a mesma da garota que mata outros seres humanos para sobreviver. Com dois personagens tão ricos e com uma história tão assustadora é difícil outro filme bater esse primeiro lugar.

.

PLUS! 

Fiquei na dúvida se esse filme se encaixa como terror. Para mim é mas para a maioria das pessoas não… por isso coloquei na lista como plus. Se for terror pode figurar entre o segundo e o terceiro lugar!

PSICOPATA AMERICANO (American Psycho)

psicopata americano

Patrick Bateman definitivamente é um psicopata! Vaidoso, narcisista, individualista, competitivo, ele é um yuppi que precisa de reconhecimento a todo custo mesmo que pra isso seja necessário um banho de sangue.

.

Espero que tenham gostado!! Substituiriam algum na lista do top 20? Para ler a segunda parte da lista clica AQUI. Lembrem-se que não assisti alguns filmes e por isso nenhuma lista pode ser completa.

*Não assisti ainda Encarnação do Demônio, Clube do Suicídio, O Hospedeiro e etc. Ah, antes que perguntem porque Shaun of Dead não está aqui, eu não o considero terror e sim comédia.

Related Posts with Thumbnails