Questão de Tempo (About Time)

Poucas são as obras que conseguem trabalhar com temas complicados e fazer uma mescla de gêneros interessante. “Questão de Tempo (About Time)” consegue dois feitos dignos de nota, falar sobre viagem no tempo sem se perder por completo em seus paradoxos (ainda que sempre haja um furo ou outro) e ser um filme de romance que é romântico de verdade.

questão de tempo

Na trama vamos acompanhar a história de Tim (Domhnall Gleeson) que quando faz 21 anos descobre por seu pai (Bill Nighy, “O Vingador do Futuro”) que pode viajar no tempo, um dom que é herdado por todos os homens da sua família. A partir desta descoberta ele planeja tornar a sua vida melhor, para tanto ele corre atrás de tentar arrumar uma namorada (Rachel McAdams, “Passion“). Apesar de aparentemente parecer simples conseguir ‘este feito’ utilizando seu novo dom, ele logo vai perceber que brincar com o tempo não é uma tarefa tão fácil assim.

Questão de Tempo é muito feliz ao reduzir as esferas das possibilidades dos paradoxos e mudanças no tempo ao âmbito particular, afinal o que está em jogo na trama é a vida de uma pessoa e a busca por sua felicidade, não mudanças no destino da humanidade ou alguma aventura para salvar o mundo.

about time

O ritmo flui muito bem e é um filme muito gostoso de se assistir, Richard Curtis consegue equilibrar com maestria os momentos de romance com os de humor e, de quebra, ainda há espaço para um pouco de drama no desfecho da história, incluindo aí decisões muito difíceis que o protagonista precisará tomar em determinados momentos.

No fim ficam algumas lições sobre como devemos aproveitar as nossas vidas, curtindo cada dia como se fosse o último e também dando o devido valor aos pequenos acontecimentos. São lições manjadas é verdade, mas bonitas e pertinentes.

***

  1. Foi o último trabalho de Richard Griffiths. Como homenagem, lançaram o filme lá nos EUA na data de seu nascimento, 8 de Novembro.
  2. É a terceira vez que Rachel McAdams trabalha em um filme que fala sobre viagem no tempo, primeiro com “Te Amarei Para Sempe” em 2009 e depois com “Meia Noite em Paris” em 2012.

Ótimo: Classificação 4 de 5

questao de tempo posterQuestão de Tempo (About Time, 2013 – 123 min)
Comédia, Romance, Drama

Um filme de Richard Curtis com Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lydia Wilson, Lindsay Duncan, Richard Cordery, Joshua McGuire, Tom Hollander, Margot Robbie e Will Merrick.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

7 Comments

  1. adoro a Rachel Mcadms,mas filmes de romance são bem chatinhos, mesmo assim vou dar uma conferida pra ver se gosto.

    Post a Reply
    • Também gosto dela Vanessa, mas infelizmente ela não sai muito da sua “zona de conforto” e geralmente faz filmes assim de romance. Pelo menos este aqui não é só focado no romance, tem a questão da viagem no tempo e também a história do carinha com seu pai e tal.

      Post a Reply
  2. Rachel McAdams é a nova Andie MacDowell. Adoro!

    Post a Reply
  3. Vanessa é uma mulher ET! NÃO GOSTA DE ROMANCES! CORRAM! EHEHE!

    Quis ver este filme, mas a agenda não permitiu, mas bom saber que ficou interessante. Gosto da Rachel, não é boa atriz, mas é bonita e simpática e também não compromete atuando. Vou dar uma chance quando vir para a TV.

    Post a Reply
    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Post a Reply
  4. Muito bom!!!!! Recomendo…

    Post a Reply
  5. Cara, a ideia é boa, misturar viagem no tempo com romance, mais o decorrer é chato pra caralho, não conseguir ver nem 15min de filme, romance pura não é meu estilo..prefiro com mais comédia…

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sob o Mesmo Céu (Aloha) - Porra, man! - […] o lançamento de um satélite. Lá, ele se reaproxima de um amor do passado (Rachel McAdams, “Questão de Tempo“),…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.