Uma Noite de Crime (The Purge)

O cineasta James DeMonaco tinha em mãos uma grande premissa e todos os demais ingredientes para criar um excelente filme, pena que tudo o que ele consegue com “Uma Noite de Crime (The Purge)” é converter esta ‘boa ideia’ em uma produção bastante tola e previsível.

A trama se passa num futuro distópico, não muito distante do atual, onde os Estados Unidos  adotaram uma lei que criou o dia do expurgo que é quando, uma vez no ano durante 12 horas, todas as pessoas estão livres para cometer quaisquer crimes sem serem presas ou julgadas por isso. Todas as emergências e demais forças policiais ficam desativadas neste período. Para os que tem muita grana, basta se proteger em suas casas enquanto os demais (pobres e desabrigados) servem de “diversão” para a matança generalizada nas ruas.

The_Purge

Ô de casa!

Enquanto James Sandin (Ethan Hawke, “A Entidade“) acredita estar seguro em seu “infalível” sistema de segurança criado para proteger a sua esposa (Lena Headey, a Cersei de Game of Thrones) e seus filhos no tal dia do expurgo, psicopatas sádicos batem a sua porta para ‘recapturar’ um sem-teto que foi acolhido sem o seu consentimento por seu filho. Para se manterem seguros ele precisa entregar o sujeito para os sádicos ou enfrentar as consequências de ter a sua casa invadida por eles que prometem matar a todos.

São vários os questionamentos sociais levantados com essa premissa e a tal ideia do dia do expurgo que, segundo a trama, ajudou a reduzir drasticamente a violência no renascido país, mas a que custo? A dizimação dos pobres e menos favorecidos é até levantada e o próprio dilema ético-social do personagem principal, que precisa decidir se ajuda o desconhecido ou manda ele para a morte certa e salva a sua família, também PODERIA ser melhor aproveitado e trabalhado, mas infelizmente o que se vê é tudo se perder em um filme que se transforma numa daquelas produções bobas e tolas de terror, com direito a clichês ruins (os clichês são muitas vezes inevitáveis e, quando bem utilizados, bem vindos) e cenas pouco inspiradas.

The-Purge

As atuações pouco convincentes também contribuem com o fracasso (de criatividade, já que financeiro foi um sucesso) que é “Uma Noite de Crime”, uma das obras mais decepcionantes de 2013. Serve mais como um estudo de caso de como destruir uma boa ideia do que como um bom entretenimento ou quiçá uma obra de terror inteligente. Até mesmo para aqueles que só querem/gostam de ver sangue e matança, independentemente de ser ou não acompanhada de uma boa história, o filme fica devendo.

***

  1. Devido ao sucesso nas bilheterias uma sequência já foi encomendada.
  2. Aqui em Salvador quase todo dia é dia expurgo, não sei aí na sua cidade.

Ruim: Classificação 1 de 5

the-purge-poster01Uma Noite de Crime (The Purge, 2013 – 85 min)
Terror

Um filme de James DeMonaco com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder, Adelaide Kane, Edwin Hodge, Tony Oller, Arija Bareikis e Chris Mulkey.

Related Posts with Thumbnails

Author: Márcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

15 Comments

  1. No trailer já dava pra ver que a ideia era boa, mas o filme não.
    ehehehehe

    Post a Reply
  2. eu daria 2 controles pra esse filme mas entendo vc ter dado 1 só,era pra ser um filme mais ousado mesmo,só espero que essa não seja a nossa realidade daqui a uns anos,pois sou classe média baixa,e me matariam com certeza,tenha medo :) obs:aqui em Recife todo dia é dia de expurgo tbm,é uma desgraça.

    Post a Reply
    • Talvez valesse até 2 controles mas fiquei tão decepcionado que não consegui escolher outra classificação para ele hehehe

      Post a Reply
  3. um colega m,eu do trabalho tinha me indicado este filme e disse que era bom, quando vi o trailer eu disse: que merda é essa? nem Ethan Hawke vai me fazer ver este filme, e com sua critica me ajudou a continuar a não querer ver..obg Marcio!

    Post a Reply
  4. “2.Aqui em Salvador quase todo dia é dia expurgo, não sei aí na sua cidade.”

    Ri muito aqui!

    Post a Reply
  5. O Filme é ruim,assisti numa sexta-feira com a maior expectativa. Pergunta como pode ter dado tanto dinheiro assim nos cinemas,vai entender.Aqui em São Paulo todos os dias são dia do Expurgo.Espero que esse 2 seja melhor aproveitado a ideia é muito boa

    Post a Reply
    • Eu também espero que no segundo filme a boa ideia seja melhor aproveitada. Vamos aguardar e confiar

      Post a Reply
  6. Aqui em Feira de Santana todo dia é o dia do expurgo kkkkkk

    Post a Reply
  7. esse filme é decepcionante mesmo…

    além dos clichês mal trabalhados, temos que ver os personagens tomando as piores decisões possíveis… e os diálogos então? amadores ao extremo.

    sem condições! um dos 3 piores de 2013 pra mim.

    Post a Reply
    • É vai pintar na minha lista de piores do ano também, com toda certeza hehehe

      Post a Reply
  8. Esse filme começa tão, mais tão, mais tão interessante….mas depois acaba virando uma das piores coisas que assisti recentemente. Muita tosqueira…deus me live e guarde!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Top 10 Piores Filmes de 2013 - Porra, man! - […] 2013 Meu Passado Me Condena Dec 18, 2013 Buffy: A Caça-Vampiros, ontem e …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>