Quais os melhores filmes de 2013 para você? Neste ano muita coisa boa apareceu em nossos cinemas e fazer uma lista dos 10 melhores de 2013 é sempre complicado, até porque são sempre moldadas com escolhas bem pessoais.

Neste Top 10 Melhores Filmes de 2013 vou listar quais, em minha opinião fecal, foram as melhores obras do cinema que apareceram aqui no Brasil (em nosso circuito comercial) neste ano. Clicando nas imagens você vai poder ler a resenha completa de cada filme.

Sem mais delongas, vamos a elas em ordem decrescente de qualidade:

10º – A Vida Secreta de Walter Mitty

The-Secret-Life-of-Walter-Mitty-2013

Não chega a ser uma quintessência da sétima arte, mas são filmes como este que fazem do cinema algo tão mágico e belo.

9º Thor: O Mundo Sombrio

thor-and-jane-foster-thor-the-dark-world-23132-1920x1080

Thor: O Mundo Sombrio é BEM melhor que o seu primeiro filme e encontra o tom perfeito para os filmes de herói da Marvel. É divertido, bem humorado, as lutas são bacanas e passar mais tempo em Argard (e nos outros mundos) fez MUITO bem à história.

8º – O Hobbit: A Desolação de Smaug

the-hobbit-the-desolation-of-smaug-banner-2

Odiado por muita gente neste ano, principalmente os fãs mais xiitas que acreditam que o singelo e excelente livro escrito por Tolkien é mais sagrado que a Bíblia e não pode ser alterado, para mim esta segunda parte conseguiu ser ainda melhor que a primeira. Tem mais ação, mais aventura e conta mais uma vez com uma atuação excelente e muito divertida de Martin Freeman.

7º – Jogos Vorazes: Em Chamas

catching fire

Muito além do que uma simples aventura envolvendo um triângulo amoroso, Jogos Vorazes é um filme explosivo e que traz a tona discussões sobre política, revoluções e o controle do sistema (e da mídia) perante as massas. Um grande exemplo de blockbuster com inteligência, capaz de agradar tanto ao público quanto a crítica.

6º – O Som ao Redor

Som redor

Uma obra prima do cinema nacional, “O Som ao Redor” conversa sobre tanta coisa que está a nossa volta que é impossível não se identificar com muitos dos ‘questionamentos’ levantados na obra de Kleber Mendonça Filho. Do tipo de cinema que nos faz pensar e nos faz crescer.

5º – Frances Ha

Frances-Ha-film-still-3

Frances Ha é um filme muito bonito e cativante, uma das melhores coisas que apareceram em nossos cinemas neste ano. Só você sendo um velho chato para não se apaixonar pela inamorável Frances que nunca, independente de estar tudo dando sempre errado, desiste de perseguir os seus sonhos.

4º – A Caça

jagten

Até onde vai a força de um boato? Será que uma mentira ou acusação sem fundamento pode destruir a vida de alguém? Crianças não mentem certo? Estes são apenas alguns dos questionamentos levantados nesta excelente obra de Thomas Vinterberg que consegue conversar sobre temas tão sérios e delicados sem que para isto precise tomar, de forma contundente, algum partido. Um filme imperdível que passou no circuito comercial dos cinemas brasileiros neste ano de 2013 e poucos viram.

3º – Django Livre

Django-Livre_1

No iniciozinho do ano (na leva dos filmes que estrearam lá fora ano passado e só apareceram por aqui em 2013), Tarantino nos brindou com mais uma excelente obra de sua tão divertida filmografia. Só existem dois tipos de pessoas que podem não gostar de Django: as que não gostam dos trabalhos de Tarantino ou aquelas que estão sendo procuradas vivas ou mortas.

2º – Círculo de Fogo

pacific_rim

ROBÔS GIGANTES x MOSTROS GIGANTES com Guillermo Del Toro no comando, simples como isso. Doses na escala 4 a 5 Kaiju de diversão nessa produção que me fez vibrar no cinema. Ri como uma criança, me diverti como uma criança, e quando não esperava mais nada ainda tinha a cena pós-créditos. Porra, man!

1º – Gravidade

2013_gravity_movie-wide

Porque neste ano de 2013 Alfonso Cuarón conseguiu nos prender na poltrona com uma tensão quase sem fim e que só nos deixou respirar quando subiram os créditos. Gravitity além de poder ser apreciado em suas várias ‘camadas’, nos faz voltar a ter fé no bom cinema, no cinema espetacular, no cinema que nos transporta para outros mundos naqueles minutos, que nos tira o ar.

***

Menções Honrosas (aqueles que não entraram na lista por MUITO pouco e também merecem ser lembrados):

  • A Morte do Demônio (se todo remake fosse assim…)
  • A Viagem (Só eu e mais 3 pessoas no mundo amaram esse filme, eu sei)
  • Capitão Phillips (Tom Hanks e os piratas somalianos me emocionaram com essa história)
  • O Lado Bom da Vida (deu o Oscar a Jennifer Lawrence)
  • Meu Namorado é um Zumbi (quem diria que uma ‘transgressão’ no mito dos zumbis seria tão apaixonadamente divertida?)
  • O Verão da Minha Vida (uma obra indie imperdível)
  • Os Suspeitos (um dos suspenses mais interessantes de 2013)
  • Sem Dor, Sem Ganho (absurda e inacreditavelmente MUITO divertido)
  • Star Trek: Além da Escuridão (J. J. Abrams agora tem a minha permissão para fazer Star Wars)

***

  1. Sim, sou bastante parcial em minhas opiniões, não fosse assim nem teria o porquê do blog.
  2. Dou mais valor a emoção do que a razão quando comento sobre os filmes
  3. Alguns filmes foram lançados originalmente em 2012, mas como sempre só posso contar com a data em que apareceram aqui no Brasil.
  4. Podem me xingar me chamar de maluco elogiar nos comentários à vontade.
  5. Alterei a lista de última hora pouco tempo depois dela ser lançada, tirei Os Suspeitos da 10º posição, coloquei ele em “menções honrosas” (11º lugar, vamos dizer assim) e deixei o filme do Ben Stiller no lugar.
  6. Quais foram os melhores filmes de 2013 em SUA opinião? Comente!

 

Related Posts with Thumbnails