Top 10 Melhores Filmes de 2013

Quais os melhores filmes de 2013 para você? Neste ano muita coisa boa apareceu em nossos cinemas e fazer uma lista dos 10 melhores de 2013 é sempre complicado, até porque são sempre moldadas com escolhas bem pessoais.

Neste Top 10 Melhores Filmes de 2013 vou listar quais, em minha opinião fecal, foram as melhores obras do cinema que apareceram aqui no Brasil (em nosso circuito comercial) neste ano. Clicando nas imagens você vai poder ler a resenha completa de cada filme.

Sem mais delongas, vamos a elas em ordem decrescente de qualidade:

10º – A Vida Secreta de Walter Mitty

The-Secret-Life-of-Walter-Mitty-2013

Não chega a ser uma quintessência da sétima arte, mas são filmes como este que fazem do cinema algo tão mágico e belo.

9º Thor: O Mundo Sombrio

thor-and-jane-foster-thor-the-dark-world-23132-1920x1080

Thor: O Mundo Sombrio é BEM melhor que o seu primeiro filme e encontra o tom perfeito para os filmes de herói da Marvel. É divertido, bem humorado, as lutas são bacanas e passar mais tempo em Argard (e nos outros mundos) fez MUITO bem à história.

8º – O Hobbit: A Desolação de Smaug

the-hobbit-the-desolation-of-smaug-banner-2

Odiado por muita gente neste ano, principalmente os fãs mais xiitas que acreditam que o singelo e excelente livro escrito por Tolkien é mais sagrado que a Bíblia e não pode ser alterado, para mim esta segunda parte conseguiu ser ainda melhor que a primeira. Tem mais ação, mais aventura e conta mais uma vez com uma atuação excelente e muito divertida de Martin Freeman.

7º – Jogos Vorazes: Em Chamas

catching fire

Muito além do que uma simples aventura envolvendo um triângulo amoroso, Jogos Vorazes é um filme explosivo e que traz a tona discussões sobre política, revoluções e o controle do sistema (e da mídia) perante as massas. Um grande exemplo de blockbuster com inteligência, capaz de agradar tanto ao público quanto a crítica.

6º – O Som ao Redor

Som redor

Uma obra prima do cinema nacional, “O Som ao Redor” conversa sobre tanta coisa que está a nossa volta que é impossível não se identificar com muitos dos ‘questionamentos’ levantados na obra de Kleber Mendonça Filho. Do tipo de cinema que nos faz pensar e nos faz crescer.

5º – Frances Ha

Frances-Ha-film-still-3

Frances Ha é um filme muito bonito e cativante, uma das melhores coisas que apareceram em nossos cinemas neste ano. Só você sendo um velho chato para não se apaixonar pela inamorável Frances que nunca, independente de estar tudo dando sempre errado, desiste de perseguir os seus sonhos.

4º – A Caça

jagten

Até onde vai a força de um boato? Será que uma mentira ou acusação sem fundamento pode destruir a vida de alguém? Crianças não mentem certo? Estes são apenas alguns dos questionamentos levantados nesta excelente obra de Thomas Vinterberg que consegue conversar sobre temas tão sérios e delicados sem que para isto precise tomar, de forma contundente, algum partido. Um filme imperdível que passou no circuito comercial dos cinemas brasileiros neste ano de 2013 e poucos viram.

3º – Django Livre

Django-Livre_1

No iniciozinho do ano (na leva dos filmes que estrearam lá fora ano passado e só apareceram por aqui em 2013), Tarantino nos brindou com mais uma excelente obra de sua tão divertida filmografia. Só existem dois tipos de pessoas que podem não gostar de Django: as que não gostam dos trabalhos de Tarantino ou aquelas que estão sendo procuradas vivas ou mortas.

2º – Círculo de Fogo

pacific_rim

ROBÔS GIGANTES x MOSTROS GIGANTES com Guillermo Del Toro no comando, simples como isso. Doses na escala 4 a 5 Kaiju de diversão nessa produção que me fez vibrar no cinema. Ri como uma criança, me diverti como uma criança, e quando não esperava mais nada ainda tinha a cena pós-créditos. Porra, man!

1º – Gravidade

2013_gravity_movie-wide

Porque neste ano de 2013 Alfonso Cuarón conseguiu nos prender na poltrona com uma tensão quase sem fim e que só nos deixou respirar quando subiram os créditos. Gravitity além de poder ser apreciado em suas várias ‘camadas’, nos faz voltar a ter fé no bom cinema, no cinema espetacular, no cinema que nos transporta para outros mundos naqueles minutos, que nos tira o ar.

***

Menções Honrosas (aqueles que não entraram na lista por MUITO pouco e também merecem ser lembrados):

  • A Morte do Demônio (se todo remake fosse assim…)
  • A Viagem (Só eu e mais 3 pessoas no mundo amaram esse filme, eu sei)
  • Capitão Phillips (Tom Hanks e os piratas somalianos me emocionaram com essa história)
  • O Lado Bom da Vida (deu o Oscar a Jennifer Lawrence)
  • Meu Namorado é um Zumbi (quem diria que uma ‘transgressão’ no mito dos zumbis seria tão apaixonadamente divertida?)
  • O Verão da Minha Vida (uma obra indie imperdível)
  • Os Suspeitos (um dos suspenses mais interessantes de 2013)
  • Sem Dor, Sem Ganho (absurda e inacreditavelmente MUITO divertido)
  • Star Trek: Além da Escuridão (J. J. Abrams agora tem a minha permissão para fazer Star Wars)

***

  1. Sim, sou bastante parcial em minhas opiniões, não fosse assim nem teria o porquê do blog.
  2. Dou mais valor a emoção do que a razão quando comento sobre os filmes
  3. Alguns filmes foram lançados originalmente em 2012, mas como sempre só posso contar com a data em que apareceram aqui no Brasil.
  4. Podem me xingar me chamar de maluco elogiar nos comentários à vontade.
  5. Alterei a lista de última hora pouco tempo depois dela ser lançada, tirei Os Suspeitos da 10º posição, coloquei ele em “menções honrosas” (11º lugar, vamos dizer assim) e deixei o filme do Ben Stiller no lugar.
  6. Quais foram os melhores filmes de 2013 em SUA opinião? Comente!

 

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

40 Comments

  1. Perfeito o comentário (e o link) sobre Frances Ha!

    Listas são assim mesmo, temos que por os filmes que mexeram com a gente de alguma forma!

    Gosto de vários dos que você escolheu e realmente tô a fim de ver Thor. Ah sim, é muito bom ver vários amigos blogueiros colocando A Caça nas suas listas. Grande filme!

    O único que não gostei NADA foi Círculo de Fogo. faz parte!

    Post a Reply
    • Adicionei Walter Mitty de última hora na lista. Quanto a Thor, espere passar na tv porque é o vice melhor filme da Marvel 🙂

      Post a Reply
  2. muito boa sua lista a minha é um pouco parecida com a Sua, nem tanto kkk:

    10.Truque de Mestre – nunca vi um filme de magica tão inteligente como este!
    9.Se Beber não Case!Pt.III – o filme de comédia que mais ri esse ano!
    8.Sem Dor, Sem Ganho – como curto o Fitness e malho também esse filme me muito caiu bem!
    7.Velozes e Furiosos 7 – o melhor filme da franquia até agora, poderia parar nesse!
    6.O Homem de Aço – o melhor filme de superman que já vi na vida..
    5.A Morte do demonio – o melhor Remake feito até agora!
    4.Thor: O mundo sombrio – até que enfim ecertaram,o primeiro foi muito ruim, a melhor coisa foi ter rodado a maior parte do filme em asgard que precisa ser mais explorada…
    3.Django Livre – começou o ano com chave de ouro
    2.Circulo de Fogo – sou muito fã de filmes de robôs,superou tranformers Brincando..
    1.O Hobbit: A desolação de Samaug – o unico filme que vi mais de uma vez nos cinemas, não é atoa que está nessa colocação,só poderia ser o melhor de todos…

    Post a Reply
    • Não vi alguns da sua lista mas dos que eu vi, concordo com quase a metade 🙂

      Post a Reply
  3. Só não concordo com A Vida Secreta de Walter Mitty, achei ele bem meia boca, e colocaria Django em primeiro.

    Post a Reply
    • É, vi muitos desgostando de Walter Mitty mas ele me envolveu bastante apesar de não ser um filme perfeito.

      Post a Reply
  4. pois é, acho que o filme tinha um grade potencial mais acabou ficando muito “comum” pra mim.

    Post a Reply
  5. ótima lista,mas só assisti a caça e gravidade,ótimos filme mesmo,quanto ao resto vou procurar pra assistir sim,até o brasileiro o som ao redor eu estou afim de ver de tanto que estão me falando dele 🙂

    Post a Reply
  6. Da lista só não vi Frances Ha, concordo com alguns discordo de outros, mas como você disse, lista de melhores e piores sempre tem pitadas pessoais. Mas , bom ver A Caça aí, meu preferido do ano junto com o nacional O Som ao Redor.

    Post a Reply
  7. Sua lista só tem o problema de ter sido feita antes da hora de novo Márcio. Desencana desse negócio de lista de 2013 tem que ser feita em 2013. Muda o parâmetro para aquele que já te sugeri. Inclusive vai ficar mais fácil para você condensar tantos filmes. Poderia já ter começado este ano, mas agora vai ter que tentar fazer para o ano que vem.

    Uma lista boa no geral. Como toda lista tem suas diferenças aqui e acolá, mas no geral está bem honesta e ajustada ao que foi mostrado de melhor este ano. Só Gravidade, que apesar de muito bom, não é o melhor. Tinha que PACIFIC RIM!

    Abraços

    Post a Reply
    • Não acho que foi antes da hora, foi até depois da hora. Não posso considerar a data de lançamento dos filmes porque nem sempre posso ver em torrent coisas que nem apareceram ainda no Brasil.

      Considere apenas com os melhores filmes lançados no Brasil em 2013, pronto hehehehe.

      Post a Reply
  8. Preciso ver “Som ao redor” e “a caça”, agora tirar “os suspeitos” da lista foi foda. eheheheh

    Post a Reply
  9. Esse circulo de fogo não é filme. É uma piada de mal gosto.

    Post a Reply
      • Verdade…rsrsrs…esse filme me fez lembrar os incriveis seriados japoneses ULTRASEVEN E ULTRAMAN….todo muleke d bom gosto assistia na decada de 70…bons tempos!!!!Aliais concordo c sua lista.

        Post a Reply
        • Eu sou um pouquinho mais novo, cria da década de 70 e pra gente era Jaspion, Changeman igualmente tão nostálgicos quanto ultraman e ultraseven, impossível não se emocionar com esse filmaço de Del Toro não é mesmo?

          Concordo contigo Alvaro!

          Post a Reply
  10. faltou o homem de aço nessa lista.

    Post a Reply
    • Gosto bastante do início do “Homem de Aço”, mas acho que da metade pro final ele cai bastante e aquela luta que parece não ter mais fim cansa. Aceito sua opinião mas particularmente achei apenas um filme de razoável para bom, longe de ser um dos melhores do ano.

      Post a Reply
  11. Para mim sua lista ficou quase perfeita , até concordo em dizer que a viagem foi um puta filme, mas dizer que gravidade foi o melhor filme do ano forçou muito eu de minha parte odeio monólogos dormi rápido vendo esse filme , só não dormi mais rápido que vendo por um fio …

    Post a Reply
    • Listas são sempre muito pessoais, entendo bastante a sua aversão a “monólogos” mas para mim Gravidade foi um filme completo e possui várias camadas a serem “desfrutadas”. Na para mais ‘rasa’ apenas um filme de sobrevivência, para quem explorar além existem várias metáforas sobre renascimento, sair da zona de conforto e muitas outras relacionados a nossa vida, por tudo isso, e ainda por me deixar sem ar do início ao fim, acho que Gravidade merece o primeiro lugar.

      Post a Reply
  12. Bela lista! Não assisti alguns, mas por gosto mesmo!
    E pode acrescentar mais um que gostou de “A Viagem”.

    Post a Reply
    • Bosta mesmo são comentários que nada acrescenta a discussão 🙂

      Post a Reply
  13. que coisa feia esta lista!

    Post a Reply
  14. Feliz 2014. Grande lista, Man. Confesso que me decepcionei com “O Som ao Redor”,pois vi depois de toda repercussão e fiquei com grande expectativa.

    Segue a minha colaboração, com alguns não lançados oficialmente. Em ordem cronológica, sem ordem de preferência.
    1) As Aventuras de Pi
    2) Amor
    3) Django
    4) Azul é a Cor Mais Quente
    5) Ferrugem e Osso
    6) Searching for Sugar Man
    7) No
    8) O Lugar Onde Tudo Termina
    9) A Caça
    10) Antes da Meia-Noite
    11) Tese sobre um Homicídio
    12) O Passado
    13) A invocação do Mal
    14) Frances Ha
    15) Gravidade
    16) The Spectacular Now
    17) Alabama Monroe
    18) Kings of Summer
    19) O Labirinto de Kubrick
    20) The Art of Killing

    Post a Reply
    • Alguns filmes da sua lista que ainda não foram lançados oficialmente aqui no Brasil estão na minha watchlist, vou correr atrás para assistí-los. Vou pedir a Jack Sparrow para trazê-los para mim hehehe

      Post a Reply
  15. “Circulo de fogo” o melhor filme de 2013!! (Porque não vi “Gravidade”, queria ter visto mas perdi a oportunidade =/ rsrs)

    Post a Reply
    • Tá certo também, é uma excelente escolha e por pouco não o coloquei em primeiro lugar, muito pouco mesmo.

      Post a Reply
  16. Show de bola suas listas fora do lugar comum cara 😉
    A maioria dos filmes que gosto o pessoal apenas acha bacaninha hehehe principalmente as comédias dramáticas.

    Post a Reply
    • Valeu Sanderson, a ideia do blog é ser algo mais pessoal e que tem a ver com as pessoas “comuns” que nem eu e você que adoram o cinema. Grande abraço 🙂

      Post a Reply
  17. cara, eu assistir os suspeitos, o impossivel e Gravidade, os suspeitos deveria voltar pra sua lista eu achei o filme fodástico, gravidade é bom mais não é tudo isso que estão falando por aí já assistir filmes de ficção bem melhores… o impossível é um puta filme que só não entrou pra minha lista porque drama não é o meu forte por isso deixei ele por ultimo porque minha lista de filmes era enorme. ainda falta alguns de 2013 ainda que ainda não vi como “conselheiro do crime” depois farei uma segunda versão da minha lista dos melhores..

    Post a Reply
    • Nunca conseguimos ver todos os filmes que desejamos e geralmente isso acontece (refazer as listas e tal) hehehe

      Post a Reply
      • essa é seguna versão da minha primeira lista:

        10.sem Dor, Sem Ganho
        9.Thor: O mundo sombrio
        8.Velozes e furiosos 6
        7.Evil Dead
        6.o Homem de Aço
        5.os Suspeitos
        4.Django Livre
        3.Rush
        2.Circulo de fogo
        1.A Desolação de Smaug

        Post a Reply
          • acredito! kkk pode assistir o filme sem medo ele é excelente..eu que não curto F1 adorei o filme…

  18. cara velho! os suspeitos é muito superior a Vida Secreta de Walter Mitty, eu assistir o do Ben Stiller esta semana eu achei um bom filme pra mim o melhor filme filme dirigido por ele mais os suspeitos foi muito melhor e merecia mais que Walter Mitty só em minha humilde opinião!

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.