Enquanto o mundo (em principal os Estados Unidos) ainda se recuperava do grande baque que foi o 11 de Setembro, pouco mais de um ano depois, em Outubro de 2002, dentro de um Chevrolet Azul Caprice 1990, John Muhammad e Lee Malvo utilizaram um rifle para, de forma totalmente aleatória, assassinar 10 pessoas e ainda deixar mais 3 gravemente feridas nos arredores de Washington. Estes terríveis acontecimentos serviram de base para uma produção que tenta explicar/entender o que levaram estas duas pessoas a cometerem tais atrocidades.

chevrolet azul 2013

Selecionado na competição do festival de Sundance de 2013, “Chevrolet Azul (Blue Caprice)” marca algumas estreias, além de ser o primeiro longa metragem para o cinema do diretor Alexander Moors é também a estreia (nos cinemas) do ator Tequan Richmond, que passou quase toda a sua carreira trabalhando para a Tv, tendo como personagem mais conhecido Drew, o irmão daquele cara que todo mundo odeia. E ambos estrearam com o pé direito.

Enquanto Moors foi muito feliz na direção, onde soube como poucos fugir da ‘armadilha’ de deixar seu filme didático demais, o jovem Tequan Richmond demonstrou bastante frieza em um trabalho que exigiu dele uma atuação bastante diferente das que ele vinha acostumado a fazer na Tv. Ajuda também o fato do jovem ator encontrar em Isaiah Washington uma atuação muito forte e convincente, que só fez enriquecer ainda mais a trama, já que, de fato, o filme é centrado nessas duas figuras que acabam, devido a acontecimentos do destino, criando uma relação de pai e filho entre eles.

blue-caprice-poster2-594x309

Depois dos fatos serem apresentados (algumas imagens da época relacionadas ao crime), o espectador embarca em uma história bastante poderosa. Começa de certo ponto até um pouco banal, um sujeito ‘ajuda’ um garoto abandonado e depois cobra o ‘preço pelo seu amor’. Então as peças começam a se mover e o plano maléfico começa a se montar e vemos um sujeito que inicia o treinamento de seu jovem Sith que embarca na “onda” e vai assimilando tudo o que vai sendo lhe ensinado.

Em um Chevrolet Caprice Azul, com uma ótima direção e belas atuações, além de acompanhar lições de um psicótico que ensina como se criar um monstro, você vai ser convidado a pegar carona em um dos filmes mais interessantes do ano.

***

  1. Tomei conhecimento do filme depois de ler a crítica no Cultura Intratecal do Bruno Knott que, com seu texto, me convenceu a assistí-lo e, por isso, agradeço a dica 🙂

blue_caprice posterChevrolet Azul (Blue Caprice, 2013 – 94 min)
Drama, Crime

Dirigido por Alexander Moors com roteiro de R. F. I. Porto. Estrelando: Isaiah Washington, Tequan Richmond, Joey Lauren Adams e Tim Blake Nelson.

Related Posts with Thumbnails