Os Amantes Passageiros (Los Amantes Pasajeros)

Conhecido por grandes clássicos do cinema, Pedro Almodóvar entregou com “Os Amantes Passageiros” talvez o seu filme mais exagerado e escrachado, o que pode ter surpreendido muita gente nos cinemas. Apesar de possuir alguns momentos até interessantes e divertidos, é sem dúvidas (pelo menos para este que vos escreve), o seu filme “menos legal” já lançado até aqui.

amantes passageiros

Na trama um avião da companhia aérea Península que tinha como destino o México está enfrentando problemas (o trem de pouso ficou preso) e não encontra nenhum aeroporto disponível para pousar. Enquanto aguarda um dos aeroportos liberar o pouso, o avião voa em círculos ao tempo que passageiros e tripulação (da classe executiva já que a comercial foi dopada e estão todos dormindo) tentam lidar com a situação que começa a prometer um final muito feliz.

A visão que Almodóvar traz nesta sua obra não é muito diferente das que ele apresentou em outros trabalhos seus, só é mais exagerada. Tão exagerada a ponto de ele ter dito que “Amantes Passageiros” é o seu filme mais gay. E de fato é, o anormal aqui é não fazer sexo, ser religioso ou heterossexual. Essa forma mais escrachada de fazer humor – ainda que não seja, claramente, daqueles para você gargalhar de rir – resulta em um par de cenas bem divertidas (a minha preferida é a dos comissários bichonas interpretando/cantando uma música para “distrair” os passageiros) e outras discussões sobre sexo e sexualidade.

Planos de fundos767

O resultado é até um filme razoavelmente bem humorado e contidamente divertido. Tem um momento de explosão sexual durante o vôo que pode ofender os mais cristãos, mas nada que transforme o filme em um pornô, tá mais para uma chanchada espanhola. Dos trabalhos que assisti de Almodóvar este foi o que eu menos gostei, ainda que não seja um filme ruim.

***

  1. Antes que a polícia da internet e dos novos bons costumes venha me repreender, o termo bichona utilizado não está em tom pejorativo, é o que é empregado no filme e não vejo nenhum mal nisso.

 


Regular: Classificação 2 de 5

os-amantespassageirosOs Amantes Passageiros (Los Amantes Pasajeros, 2013 – 90 min)
Comédia

Um filme de Pedro Amodóvar com Javier Cámara, Cecilia Roth, Lola Dueñas, Antonio de la Torre, Hugo Silva, Miguel Ángel Silvestre, Laya Martí, Raúl Arévalo, José María Yazpik, Pepa Charro, Paz Vega e Carlos Areces.

 

 

 

 

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

4 Comments

  1. Poooo, não sei se no dia estava totalmente goofy, mas me acabei de rir, adorei!!! Daria 3,5 controles 😛

    Post a Reply
    • A única parte que eu ri de verdade foi quando os comissários encenam a música lá, essa foi muito boa. Fora isso…

      Post a Reply
  2. Gostei. Mas, esperava rir de verdade, embora o filme tivesse cenas engraçadas, poucas me levaram a sorrir.

    Post a Reply
    • É um tipo de humor que, ainda que seja divertido, não nos leva mesmo a gargalhar.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.