A Pixar (atualmente Disney/Pixar) criou em torno de si um grande problema ao lançar uma sequência incrível de excelentes e emocionantes filmes, pois, gerou expectativas que nem sempre eles próprios poderão superar ou ao menos igualar. Ainda que tenha me divertido bastante com “Universidade Monstros (Monsters University)” e tenha valido cada minuto de meu precioso tempo, não dá para, por exemplo, colocá-lo no mesmo patamar de outras animações como “Wall-E”, “Ratatouille” ou “Up – Altas Aventuras” que além de serem bem mais divertidas eram tocantes e capazes de fazer até os mais fortes suarem os olhos.

Universidade-Monstros (1)

Prelúdio do ótimo “Monstros S.A”, Universidade Monstros constrói sem grandes novidades a escalada rumo a uma grande amizade entre Wazowski e Sullivan. De início eles não se dão muito bem, ambos disputam vaga para serem um grande assustador, cada um com suas particularidades. Enquanto Wazowski é muito estudioso e focado em seu objetivo, apesar de não ter o principal que é “ser assustador”, Sullivan é arrogante e nada estuda já que possui um talento nato para assustar que já vem de família inclusive.

Quando a última oportunidade para ambos é entrar num concurso que é uma espécie de “Jogos Vorazes do susto”, e na mesma equipe composta ainda por outros membros nada promissores, é que os problemas de relacionamento e ego começam a surgir, o que gera o tempero especial da diversão e algumas cenas bem inusitadas, principalmente envolvendo os outros monstros nerds e socialmente pouco aptos.

Mesmo sem possuir maiores inovações ou momentos inesquecíveis e emocionantes, “Universidade Monstros” é bem divertido e trata-se de uma animação leve e gostosa de se acompanhar. Tem como trunfo também algumas referências bem encaixadas ao longo da história e, para completar, traz de quebra ainda uma lição – manjada, é verdade – sobre perseverança e amizade.

***

  1. A Ditadura da Dublagem me fez ter que ver o filme em casa.
  2. Ainda bem que não precisei ver a cena (mesmo curtíssima) que Michel Teló dublou na versão dublada
  3. É a primeira pequência (prequela/prequel) da Pixar.

universidade-monstros-poster-nacional-02-615x877Universidade Monstros (Monsters University, 2013 – 110 min_
Animação, Comédia

Dirigido por Dan Scanlon com roteiro de  Robert L. Baird, Daniel Gerson e Dan Scanlon. Vozes (no original): Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Peter Sohn, Joel Murray, Sean Hayes, Dave Foley, Charlie Day, Alfred Molina, Nathan Fillion, Aubrey Plaza e Bobby Moynihan.

Related Posts with Thumbnails