O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines)

O filme “O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines)” repete a parceria entre o diretor Derek Cianfrance e o ator Ryan Gosling que aconteceu no filme “Blue Valentine” que teve o inoportuno título aqui no Brasil  “Namorados Para Sempre”. Além disso conta com a participação de outros conhecidos atores como Eva Mendes e Bradley Cooper e traz uma história que pode ser dividida em 3 atos que seguem acontecimentos ligados ao longo do tempo.

PRODUCTION DELIVERY

Na trama acompanhamos de início a história de um motociclista chamado Luke (Ryan Gosling, “Drive”) que é o astro de uma apresentação em um globo da morte. Quando ele reencontra um antigo caso (Eva Mendes, “Vício Frenético”) descobre que é pai e isso muda toda a sua vida. Tentando a qualquer custo dar um sustento a seu filho ele começa a se envolver em assaltos a banco utilizando as suas incríveis habilidades com a motocicleta. Essa sua escolha coloca o seu destino em rota de colisão com um policial novato (Bradley Cooper, “O Lado Bom da Vida”) que, por sua vez, se vê envolvido com colegas corruptos em sua corporação.

Já na primeira cena, para aqueles que assistiram Ryan Gosling em “Drive”, fica impossível não se lembrar de seu personagem neste outro filme, jaqueta estilosa e aquele ar de sujeito misterioso/perigoso, mas as comparações param por aí. O início da trama foca nesse seu personagem mítico e inconsequente e na relação tempestuosa que ele começa a ter com a mãe de seu filho e sua (a dela) família. É justamente neste primeiro ato que o filme funciona muito bem, uma pena que a história não termine por aí.

PRODUCTION DELIVERY

No segundo ato em que surge Bradley Cooper, existe até uma trama interessante envolvendo o seu personagem que é tido por todos como um herói mas que, por dentro, se sente um corrupto. Só que o filme perde muito da sua força apesar das ligações com a primeira parte da história. Como se não bastasse essa queda de qualidade, ainda somos jogados para um terceiro ato que vai caminhando por uma rua em que dá pra antever todos os acontecimentos e saber onde (parafraseando o título nacional da obra) tudo vai terminar. O que é uma grande pena, afinal, um filme que começou tão interessante e que conta em seu elenco com bons atores (até mesmo as carinhas menos conhecidas estão muito bem em seus papéis) merecia um desfecho melhor.

***

  1. Todas as cenas de roubo aos bancos (que são bancos reais) foram filmadas em uma tomada única.  Fonte: IMDb.
  2. O personagem de Ryan Gosling está vestido em boa parte das cenas com uma camiseta com a arte do álbum “Ride The Lightning” do Metallica, o que faz referência à frase que ele ouve de seu comparsa/tutor: “If you ride like lightning, you’re going to crash like thunder!”. Fonte: IMDb.

pinesO Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines, 2012/2013 – 140 min)
Suspense, Drama.

Dirigido por Derek Cianfrance com roteiro de Derek Cianfrance, Ben Coccio e Darius Marder. Estrelando: Ryan Gosling, Eva Mendes, Bradley Cooper, Dane DeHaan, Emory Cohen, Mahershala Ali, Rose Byrne, Ben Mendelsohn, Ray Liotta, Max Martini e Bruce Greenwood.

 

 

 

 

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

3 Comments

  1. quando passar na tv eu vejo,desanimei.

    Post a Reply
  2. Eu curti.
    Daria 4 controles.

    Post a Reply
    • Daria 4 controles ou até mais para a primeira parte. A segunda parte eu daria uns 2 e a ultima, nem sei, por isso acho que no geral uma classificação entre 2 ou até 3 controles está de bom tamanho hehehe

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.