Desde que o primeiro trailer bem como as informações a respeito dos nomes responsáveis pela produção da nova ‘releitura’ do Super Homem nos cinemas surgiram que o filme de Zack Snyder se tornou, para muitos, um dos mais esperados de 2013. Mais do que um filme de super herói, “O Homem de Aço (Man of Steel)” trata-se de uma competente obra de ficção científica.

manofsteel01-640x420

Na trama acompanhamos Kal-El (Henry Cavill, “Stardust”) sendo enviado do planeta Krypton pelos seus pais (Russel Crowe, “Intrigas de Estado” e Ayelet Zurer, “Ponto de Vista”) que estava em processo de destruição, para o planeta Terra. Adotado por pais humanos (Kevin Costner, “Hatfields & McCoys” e Diane Lane, “Jumper”) o jovem Clark Kent cresce em eterno conflito por conta de seus super poderes. Já adulto e sem conseguir evitar de querer salvar as pessoas como o seu pai terráqueo tanto o recomendou a não fazer para que ele pudesse se manter “a salvo”, Clark vive numa espécie de isolamento sempre “sumindo do mapa” por onde quer que ele passe. Quando um outro habitante de seu planeta, o General Zod (Michael Shannon, “O Abrigo”), chega a terra exigindo que ele apareça e se entregue, a vida de todos os habitantes do planeta bem como a dele (e das pessoas que aprendeu a amar) corre perigo.

O início é muito acertado e a forma como a história é contada (novamente) é bastante interessante com o uso de alguns flashbacks pontuais que vão sendo apresentados à medida que a trama vai se desenrolando. Outro fator que contribui e muito com o bom início do filme é a liberdade que foi tomada de não seguir, à risca, toda a chata cartilha desse herói que, confesso, nunca fui muito fã. Dá pra ver e sentir que tiveram o cuidado de apresentar todos os fatos e acontecimentos sempre dando algum embasamento mágico científico, e isso trouxe a história do homem de aço para um patamar mais próximo da realidade, estratégia que os melhores filmes de super-heróis da atualidade vem seguindo à risca.

homem-de-aco-grande

Do elenco eu gosto bastante do ator Michael Shannon, seu General Zod é um pouco caricato mas ele consegue deixar claro que é um vilão ‘casca-grossa’. Henry Cavill não faz feio mas apesar de seus poderes brilha pouco como protagonista. Outros atores deixam um pouco a desejar como a queridinha da Amy Adams (“O Mestre”) que faz uma Lois Lane muito sem graça e que parece possuir o superpoder de ser onipresente, onde quer que tenha ação e problema ela surge mais rápida do que o Superman.

Talvez o maior problema do filme seja mesmo a sua longuíssima duração. As cenas de ação e porradaria demoram um pouco a engrenar mas também quando se iniciam parece não ter mais fim. O ato final é bastante longo e quando você está pedindo trégua temos mais e mais lutas. Outra coisa que para algumas pessoas é louvável mas que para mim, particularmente, é meio bobo e chato, é a preocupação de destinar a todos os personagens uma importância quase tão grande como a do Super Homem. Todos são importantes, os militares, os humanos, o chefe acima do peso do planeta diário (Lawrence Fishburne deve ter comido muitas pílulas vermelhas e azuis da Matrix) e por aí vai.

zod

A direção de Zack Snyder é eficiente e se ancora em belos efeitos especiais e visuais. Uma pena que por conta de alguns exageros e uma ou outra bobagem “O Homem de Aço” não seja tudo aquilo que muitos (inclusive este que vos escreve) esperavam, mesmo assim, o saldo final ainda é positivo. Se este primeiro passo resultará em uma nova e interessante franquia do Superman nos cinemas só o tempo dirá, afinal, é preciso as vezes ter um pouco de fé antes, a confiança virá (será?) mais tarde.

***

  1. Natalie Portman, Anne Hathaway, Dianna Agron, Kristen Stewart, Rachel McAdams, Mary Elizabeth Winstead, Kristen Bell, Lake Bell, Olivia Wilde, Mila Kunis e Jessica Biel estavam entre as atrizes consideradas para interpretar a Lois Lane e cada uma delas seria melhor que a Amy Adams.
  2. Por conta da DITADURA DA DUBLAGEM tive trabalho para conseguir assistir ao filme legendado em 2D aqui em Salvador, problema que vem se tornando, infelizmente,  comum.

O-Homem-de-Aco-poster-SupermanO Homem de Aço (Man of Steel, 2013 – 143 min)
Ficção Científica, Ação.

Dirigido por Zack Snyder com roteiro de Christopher Nolan e David S. Goyer. Estrelando: Henry Cavill, Diane Lane, Amy Adams, Michael Shannon, Kevin Costner, Ayelet Zurer, Russell Crowe, Harry Lennix, Lawrence Fishburne, Christopher Meloni, Antje Traue e Richard Schiff.

Related Posts with Thumbnails