Como tudo hoje em dia envolve redes sociais, nada mais justo do que o mundo do cinema ter algumas redes específicas a disposição. Sei de algumas como o Filmow! ou até mesmo o GetGlue que também se encaixa nesse perfil mas nunca utilizei porque sempre achei a tarefa de marcar todos os filmes que assisti na minha vida quase impossível e não via vantagens em ter alguma marcação deste tipo.

Em meados de 2012 foi lançado uma rede social de cinema chamada Letterboxd que me interessou assim que comecei a utilizá-la.

O site neozelandês conta com o básico e essencial no cadastro do perfil e permite você ir marcando os filmes que já assistiu, os que ainda quer assistir, classificar e comentar sobre ele. Nada fora do normal, então porque é interessante utilizá-la?

letterboxd-diary

Letterboxd, Diário e Watchlist:

A base de filmes é trazida da base do IMDB/TMDB que, para quem conhece, é a base mais sólida na internet em relação a produções cinematográficas, o banco de dados mais completo de filmes disponível para ser acessado e que utilizo bastante aqui para o blog.

Existe uma página com seu “diário” de filmes, toda vez que você marca um filme como assistido (classifica, etc) você pode marcar o dia em que você assistiu aquele filme. Depois tudo isso fica organizado numa listagem por mês e que você pode consultar depois e ordenar por diversas opções.

Para mim particularmente falando, ajuda bastante a organizar o que vou escrever pro blog, fazer listas dos melhores e piores do ano e etc. Fora isso, a cada final de ano o pessoal do Letterboxd faz um infográfico gigante sobre o cinema naquele ano, quais filmes mais assistidos, quais o público mais gostou, quais atores foram mais vistos, etc. Dê uma olhada abaixo no “sumário” do cinema em 2012:

Review do cinema no ano de 2012 pelo Letterboxd

Outra coisa que venho utilizando é a watchlist que eliminou o trabalho infeliz em manter uma lista de filmes a assistir numa página aqui do blog. Agora quando alguém me dá dicas eu simplesmente adiciono lá, quando quero ver algum filme dou uma olhadinha lá e baixo alugo.

letterboxd-most-popular

Por enquanto não marquei nem 500 filmes assistidos, fico focado mais no diário. A minha marcação de filmes vistos em 2013 está corretinha lá e tem me ajudado bastante.

Quem se interessar é só realizar o cadastro que é grátis (tem uma versão Pro para quem quiser ainda mais recursos) e depois adicionar o meu perfil. A partir daí poderá se juntar a mim e a todos os outros que farão parte das estatísticas do cinema para o ano de 2013.

Fica a dica 🙂

***

  1. É importante deixar bem claro: Este NÃO é um artigo pago ou publieditorial
  2. Folks, tenho que ser politicamente correto pelo menos no blog. Eu alugo os filmes. Tá, as vezes uma torrente passa aqui em casa e traz uns títulos interessantes…
  3. A dica da rede veio de um post do site Brainstorm9.
Related Posts with Thumbnails