Depois de não agradar muito com seus trabalhos mais recentes, o outrora idolatrado por todos M. Night Shyamalan resolveu aceitar trabalhar em um projeto com um roteiro que não foi escrito (originalmente) por ele pela primeira vez em 20 anos de carreira e o resultado disso é a aventura de ficção científica “Depois da Terra (After Earth)” estrelado por Will e Jaden Smith (que a divulgação fez tanta questão de destacar em detrimento ao nome do diretor) e que, ao contrário do personagem principal, trilha um caminho bastante seguro.

1108146 - After Earth

Na trama acompanhamos pai (Will Smith, “Homens de Preto 3”) e filho (Jaden Smith, “Karatê Kid”) que sofrem um acidente espacial e acabam caindo no planeta terra 1000 anos após a humanidade o ter abandonado por falta de condições de vida. Passado um milênio a Terra se “adaptou” a ser “anti-humanos”, os animais e a natureza evoluíram e sobreviver vai ser uma luta árdua para Kitai que contará com a ajuda de seu pai como guia para recuperar um sinalizador, necessário para localizá-los e resgatá-los, que está distante alguns quilômetros de onde caíram.

O roteiro segue, do início ao fim, um caminho bastante previsível de jornada de amadurecimento e autodescoberta do jovem Kitai que é interpretado com uma certa competência por Jaden Smith, garoto que ao meu ver tem potencial apesar de vez ou outra suas expressões de raiva e frustação parecem um pouco caricatas. Já o seu pai, o novo nepotista do cinema, deixa a desejar e atua de forma pouco convincente. Existem alguns outros coadjuvantes mas que aparecem tão pouco que nem dá pra comentar muito sobre eles.

1108146 - After Earth

Apesar de trazer uma trama sem muitas surpresas, fato que vai contra o que Shyamalan fazia de forma tão emblemática em seus primeiros e grandes trabalhos como por exemplo “O Sexto Sentido”, “Sinais”, “Corpo Fechado” e “A Vila” (um dos meus filmes favoritos de sua filmografia),  e também de não ser ainda a produção que fará com que novamente o indiano caia no gosto geral do público e da crítica, “Depois da Terra” cumpre a proposta de entregar alguns minutos de bom entretenimento e diversão.

***

  1. Sim, eu e mais 10 pessoas em todo o planeta adoram o filme “A Vila”, convivam com isso.
  2. Se Shayamalan segue sua fórmula de reviravoltas e mistérios reclamam que perdeu a graça, se faz um filme “normal” reclamam que falta reviravoltas e mistérios. Decidam-se.
  3. Em alguns momentos é possível ver elementos do velho Shyamalan como o uso da cor vermelha para indicar que o perigo é iminente.
  4. Não sejam chatos, o momento mãe águia gigante foi lindinho.
  5. Shyamalan trabalhou em Avatar que foi adaptado de um desenho, mas um o roteiro foi escrito por ele.

afterearth_articleDepois da Terra (After Earth, 2013 – 100 min)
Ficção Científica, Aventura

Dirigido por M. Night Shyamalan com roteiro de M. Night Shyamalan, Gary Whitta e Will Smith. Estrelando: Jaden Smith, Will Smith, Sophie Okonedo, Zoë Kravitz, Glenn Morshower, Sacha Dhawan e Jaden Martin.

Related Posts with Thumbnails