A Casa das Almas Perdidas – 1991

A Casa das Almas Perdidas

Filme: The Haunted: A True History – 1991

Direção: Robert Mandel

Elenco: Sally Kirkland, Jeffrey DeMunn, Louise Latham, George Wallace.

Sinopse: Esta é uma historia baseada nos relatos da familia Smurl e sua terrível luta contra forças malignas que se apoderaram de sua casa e de suas vidas.

 

Baseado em fatos reais! Em 1991 essa frase por si só já  dava calafrios e ao terminar de assistir A Casa das Almas Perdidas fica a sensação de terror que poucos filmes conseguem levar para o “pós projeção”. Não lembro como consegui assistir a este filme em plena madrugada mas sei que ainda era criança ou pré adolescente e logo no início a história me deixou grudada na TV. A medida que a trama se desenrolava me dava um pânico gigantesco e ao final a única coisa que martelava minha mente era a frase: Baseado em fatos reais!

Muitos anos se passaram e fui em busca desse filme. Eu tinha minhas dúvidas se realmente tinha assistido ou se era fruto da minha imaginação. Eis que um belo dia um amigo comentava comigo a respeito de filmes que davam aquele tremor na espinha ele falou sobre A Casa das Almas Perdidas. Nessa hora corri atrás e não é que era exatamente aquele filme que eu tinha tanto medo quando era pequena?

jhth30

A Casa das Almas Perdidas conta uma história conhecida e sem grandes novidades. Uma família que se muda para uma nova casa após um furacão destruir sua antiga residência. O problema é que espíritos começam a transformar a vida deles em um verdadeiro inferno! Desesperados eles pedem ajuda a profissionais que lidam com o mundo sobrenatural, imprensa e a própria vizinhança. Com certeza você viu essa temática em diversos filmes e nem acho que este é o mais assustador pra ser bem sincera. Os efeitos especiais que mostram os fantasmas são bem toscos mas o que segura o filme é o drama psicológico vivido pela família Smurl.

Quando os primeiros sinais que algo estranho está acontecendo podemos ver que eles não tem nenhuma referência de como agir. A história se passa em 1975 então não tem internet, celular, a informação não circula como hoje… O que fazer então? Chamar um Padre, claro! Obviamente as coisas não melhoram e o medo misturado a falta de um norte leva a família Smurl para um caldeirão de terror. Vozes de pessoas da família que não estão em casa no momento, eletrodomésticos funcionando sozinhos, sombras estranhas, vidros estourando, objetos se movendo e uma das cenas mais bizarras de todo o filme: um fantasma toma a forma da filha mais velha e tenta violentar o pai.

É provável que você procure o filme cheio de expectativas e fique um pouco frustrado ao ver A Casa das Almas Perdidas. Pra mim, apesar de todos os problemas que ele apresenta, ainda é um ótimo filme de terror. Ele está disponível na versão dublada via youtube, se quiser conferir é só clicar:

Related Posts with Thumbnails

Author: Dani Vidal

Dani Vidal (@danividal) é formada em Relações Públicas e autora do blog Feminina. Apesar de não dispensar um terror recheado de zumbis, chora copiosamente com um bom drama. Acho que nossa postura com a sétima arte é como se achar técnico de futebol. Ninguém é especialista mas todo mundo tem uma opinião e adora criticar a escalação.

Share This Post On

11 Comments

  1. valeu Dani,adoro filme de terror antigo,e baseado em fatos reais é melhor ainda vou assistir agora 🙂

    Post a Reply
  2. Esse eu nunca assisti Dani, imagino que na época em que ele foi lançado com todo esse lance de “baseado em acontecimentos reais” deva ter assustado muita gente.

    Post a Reply
  3. eu num sei como a alma da Dani não ficou perdida ao ver esse filme..

    Post a Reply
  4. Sim, é um bom filme. Porém, atualmente pesquiso mais pra verificar o quão real foi a adaptação ou mesmo se ocorreu aquilo que o filme conta. Por exemplo, no “O Exorcismo de Emyle Rose” – que é “baseado em fatos reais”, rapaz, é tanta modificação, tanta alteração pra compor um roteiro que na prática é um absurdo dizer que foi “baseado em fatos reais”, logo o que dizer desse filme também?! Tenho minhas dúvidas quanto a veracidade do que é exposto nele. Bem, enfim, tudo de bom…!

    Post a Reply
  5. Eu assisti, quando era jovem então como não havia internet nem celulares , tablet e outros ,as informações eram limitadas e agora que os fatos se encaixam, pois parece que houve remake “refilmagem” porém colocando os nomes reais das vitimas que seria a familia Perron no filme Invocação do Mal.

    Parabéns pelo Blog dANI

    Post a Reply
  6. Esse filme me deixou com trauma .

    Post a Reply
  7. “baseado em fatos reais” não é um documentário, a palavra baseado diz que se trata de uma adaptação a realidade

    não sei porque tem gente aqui questionando se aconteceu exatamente como o filme conta, oras… “baseado em fatos reais” entendeu??

    filme muito bom!

    Post a Reply
  8. Esse filme me traumatizou quando era mais nova , porém revi ontem e pesquisei a história e me parece que foi pior do que o filme , acho que se fizesse realmente como aconteceu na vida real poderia chocar.

    Post a Reply
  9. Nao é filme de terror, sim fatos verídicos. Vejam com atenção, busquem entender o por que – tudo na vida é açao e reaçao. Deve haver um por que de terem ficados presos a casa e assustar exatamente aquela familia..ligações de vidas passadas..eu, vou assistir acompanhada e como hoje estou so prefiro nao arriscar por ser espirita e poder sentir as presenças e atrair mais quando fico, nao assustada, mas impressionada por ainda haver tantos mistérios..ja vi, desde menina, ao vivo, mas prefiro não ver ainda..muito a estudar e aprender..Fica a dica: estudem a causa para poder solucionar o efeito

    Post a Reply
  10. Nao é filme de terror, sim fatos verídicos. Vejam com atenção, busquem entender o por que – tudo na vida é açao e reaçao. Deve haver um por que de terem ficados presos a casa e assustar exatamente aquela familia..ligações de vidas passadas..Fica a dica: estudem a causa para poder solucionar o efeito

    Post a Reply
  11. Nao é filme de terror, sim fatos verídicos. – tudo na vida é açao e reaçao. Deve haver um por que de terem ficados presos a casa e assustar exatamente aquela familia..ligações de vidas passadas..Fica a dica: estudem a causa para poder solucionar o efeito

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.