Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)

De personagem pouco cultuado nos quadrinhos a um dos maiores sucessos do cinema em filmes com Super-Herói, assim foi a chegada do primeiro “Homem de Ferro” aos cinemas. Na sequência, vários outros heróis da Marvel em seus filmes solo (e até mesmo a segunda parte do Homem de Ferro) preparavam o terreno para a chegada dos “Vingadores”, um projeto audacioso e que colheu belos frutos no ano passado. Depois de Nova York ser invadida por aliens, agora é a vez de trilhar os caminhos para a sequência dos “Vingadores”, e tudo se inicia aqui com “Homem de Ferro 3 que traz um Tony Stark lidando com o sucesso e também com as consequências desta batalha que lhe deixou cicatrizes.

Na trama acompanhamos Tony Stark (Robert Downey Jr., “Sherlock Holmes 2 – O Jogo de Sombras ”) enfrentando vários problemas para dormir (e das raras vezes que consegue tem sérios pesadelos) e também o medo constante de não conseguir proteger sua amada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow, “Contágio”) dos vários inimigos que adquiriu após vestir a(s) sua(s) amardura(s) de ferro. Depois de ameaçar publicamente uma espécie de terrorista chamado Mandarim (Ben Kingsley, “A Invenção de Hugo Cabret”), ele tem a sua mansão destruída e sua amada sendo capturada. Dado como morto, Tony Stark precisará ressurgir para proteger as pessoas que ama e também, de quebra, salvar o mundo.

cena-do-filme-homem-de-ferro-3-de-shane-black-1350929050826_956x500

O filme todo pode ser dividido em 3 grandes atos e mais o prólogo inicial que nos apresenta um futuro inimigo, ou melhor, mais um dos demônios criados/influenciados pelo ego/gênio de Tony Stark. As sequências iniciais alternam entre os ótimos alívios cômicos proporcionados pelo transbordamento excessivo de carisma canastrão de Downey Jr.  – que segue excelente com todos os shows-offs e toda sorte de suas canalhices particulares – e também alguns momentos mais investigativos e “sérios”.

Após os acontecimentos no filme dos “Vingadores” ficou um pouco complicado manter o tom mais “realista” que as histórias do Homem de Ferro possuíam e que eu, particularmente, gostava bastante. Esse tom mais fantasioso, em especial na questão dos vilões e todo arco envolvendo a parada do ‘Extremis’,  deixaram as coisas um pouco fantasiosas demais para o meu gosto (é o meu, só tenho ele). Entendo também que depois de alienígenas, semideuses e buracos de minhoca aberto nos céus de Nova York era de se esperar tais coisas. De qualquer forma não é nada que atrapalhe tanto o desenrolar do filme.

O lado da fama de Tony Stark também é muito bem utilizado e rende outros ótimos momentos. Tem um arco também dele com um guri chamado Harley (Ty Simpkins, “Sobrenatural”) que segue aquela linha clichê de ‘resgate ao passado do herói que precisa ressurgir’ mas que é legal de se acompanhar.

filmes_1267_Homem_de_Ferro_3-12

O elenco continua muito bom, não existe mais espaço para comentar sobre Downey Jr que continua excelente. Ao lado dele temos a muito bem vinda inclusão de Ben Kingsley e, confesso, adorei essa história de Mandarim (sei que os fãs dos quadrinhos não curtiram nada essa transformação ‘Boratiana’ que ele sofreu), e também a Gwyneth Paltrow que encontrou mais espaço para desenvolver melhor sua personagem que está aqui em seu melhor em toda a franquia, a senhorita Potts está explosiva (Rá!). Guy Pearce (“Os Infratores”) apesar de ter ganho um personagem um tanto quanto overpower, manda muito bem na atuação e convence em seu papel.

O grande ato final e seu show pirotécnico (que deve ter custado uma fortuna para  Stark) vale pelo sem fim de armaduras apresentadas e pelo show de efeitos especiais. Só não sei se aprovo muito essa busca pelo lado mais humano de Tony Stark. Ele é um herói com uma armadura ou é a armadura que faz dele um herói? Só as armaduras não bastariam? Esse questionamento é discutido direta e também indiretamente durante toda a trajetória do nosso querido herói.

movies-iron-man-3-tony-pepper

No final das contas “Homem de Ferro 3” não entrega muitas novidades e isso, por mais contraditório que possa parecer, é muito bom, pois continua do jeito que a gente sempre gostou, com um humor muito afiado em meio a ótimas cenas de ação e que tornam esta obra dirigida por Shane Black (que soube sentar direitinho na levantada de Jon Favreau, lá ele) mais um ótimo entretenimento digno de ser acompanhado no cinema.

***

  1. A cena pós créditos (sim, fique até lhe botarem pra fora do cinema) é uma das mais divertidas já feitas. Não saia do cinema sem assistí-la nem por decreto judicial
  2. Stan Lee, super animado, faz mais uma participação especial.

homem-de-ferro-3-poster-filme-novo-7-de-marcoHomem de Ferro 3 (Iron Man 3, 2013 – 130 min)
Ação

Dirigido por Shane Black com roteiro de Shane Black e Drew Pearce. Estrelando: Robert Downey Jr., Guy Pearce, Ben Kingsley, Gwyneth Paltrow, Rebecca Hall, Paul Bettany, Don Cheadle, Jon Favreau, William Sadler e James Badge Dale.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

31 Comments

  1. Porra man, o filme é sensacional! É melhor que o 2 e só não é melhor que o 1 pq nele mostra o início que é complicado melhorar.

    Post a Reply
    • Não é que não tenha gostado, adorei o filme também achei ótimo e faltou muito pouco preu não dar nota máxima. A questão é que esse tom mais fantasia dos vilões não me agrada, é um problema particular que tenho. Gosto de heróis no cinema mais próximo ao Batman de Nolan e mais distante daquelas maluquices overpowers aliens (tipo os antigos Superman e tal).

      Post a Reply
  2. Também aprovei o filme, mesmo com suas decisões equivocadas em certos momentos considerei melhor que o Iron 2 e um tantinho abaixo do 1. O balanço final é altamente positivo mesmo assim. Foda é segurar a baba quando a Gwyneth Paltrow aparece.

    Post a Reply
  3. Apesar de ficar um pouco decepcionado com a “troca” de vilão principal do filme e ter achado desnecessário o Tony explodir as armaduras gostei muito do filme, a luta final ficou show com Tony trocando de armaduras em sequência.
    Vingadores > HF 1 > HF 3 > Capitão = HF2 > Thor > Hulk

    Post a Reply
    • É Lucas, até que concordo em muita coisa com sua sequência de preferências ai nos filmes ‘solo’ da Marvel. Só acho que apesar de tudo, Hulk ainda foi mais divertido do que Thor.Vamos esperar o segundo filme do Thor para ver se eles melhoram um pouco, acho que vai dar certo!

      Post a Reply
  4. Mais uma bela adaptação do universo marvel!
    Também gostei basante da interação do Tony Stark com o piazinho, garantiu altas risadas… e o Mandarim foi uma ótima e divertida surpresa.
    De qualquer forma, ainda prefiro o primeiro.

    Post a Reply
    • Preferência eu tenho mesmo pelo segundo apesar de ter gostado muito de todos. Sem dúvidas, a franquia Marvel só penou mesmo com Thor. Capitão América ficou quase lá mas foi legal. Tem que ver o que vai ser do Hulk, agora já é o terceiro né?

      Post a Reply
  5. A explosão das armaduras é pura armação do Tony. Aquilo é um restart e não um final.

    Post a Reply
    • Vai recomeçar mais humano agora né? Saiu das “amarras” que ele tinha e tal e coisa. Vamos ver no que vai dar. Agora eles precisam fazer um filme decente com o Thor, o próximo da lista!

      Post a Reply
  6. Pelo trailer que saiu este próximo filme de Thor será bem legal.

    Post a Reply
  7. É isso, Os Vingadores atrapalhou, hehehe, o filme é bom, mas não empolga. E a cena final é imperdível.

    Post a Reply
    • Atrapalhou bastante mesmo Amanda, até a nos fazer indagar durante as desventuras de Stark o porque de ninguém do time aparecer pra ajudar não é mesmo? Thor tem a sua desculpa, mas e o resto?

      Post a Reply
  8. engraçado que eu até agora não assisti nem o 1,e nem o resto,nem sei porque,mas não tenho nada contra essa trilogia,sério hahaha.qualquer dia desses eu assisto,são muitos filmes e séries que acompanho,falta de tempo é foda 🙁

    Post a Reply
    • Muita coisa realmente pra assistir Vanessa, enfrento o mesmo problema até porque temos nossas outras responsabilidades e hobbys para cuidar. Muita coisa boa acaba ficando de hora. A franquia do Homem de Ferro, dentre os heróis da Marvel nos cinemas, é a melhor e a que vale mais a pena.

      Se você curtir filmes de super-heróis vale o ‘sacrifício’ viu.

      abração

      Post a Reply
  9. Fala Marcio blz,o filme é contraditorio o mandarin existe nos gibis porque criaram ele como um falso profeta???o final do filme complicou muito para a sequencia de vingadores tipo como vai recolocar o homem de ferro.Tirando esses detalhes eu achei muito louco as armaduras.

    Abraço

    Post a Reply
    • O Mandarim nos quadrinhos é COMPLETAMENTE diferente pelo que ouvi falar por aí Lucas, é tanto que os fãs das HQs estão PUTAÇOS com o que fizeram com ele no filme o transformando numa espécie de Borat, um alívio cômico. Eu, particularmente, achei divertido mas entendo que não curtiu.

      Eu também acho que fica um pouco complicado com a questão dos Vingadores 2, ele com esse lance “mais humano” não sei não viu. Mas vamos torcer para que dê certo.

      Abração!

      Post a Reply
  10. Uma pergunta:
    O 3D vale a pena?
    Vou assistir hoje e to nessa duvida, ajuda aê.
    🙂

    Post a Reply
    • Eu não fui assistir em 3D não, só vou quando é tido como muito recomendado assistir em 3d, tipo Avatar, Hugo Cabret… Para este filme eu deixei passar e assisti em 2D mesmo.

      Post a Reply
  11. Gostei bastante, humor na medida certa! 😀

    Post a Reply
  12. É bom eu gostei, eu achei muito divertido, a unica coisa que eu odiei nesse filme, foi o que o filho da mãe do diretor fez com mandarim, ele não é desse jeito fizeram um mal uso do ator, o resto da pra engulir…pra mim o melhor ainda é o segundo filme

    Post a Reply
    • Quem conhecia o verdadeiro Mandarim realmente está puto com o rumo que ele levou no filme. Foi bom pra mim não ter tido a mínima ideia de quem ele era hehehe;

      Post a Reply
      • era melhor nem ter colocado madarim no filme, ficaria muito melhor, e o cara é um puta vilão, o cara já enfrentou Hulk, os vingadores e os X-men e o maior adversário de Iron Man, Meu Deus por que fizeram isso com ele??…:(..eu acho que é a Disney pesando..

        Post a Reply
  13. Achei ilógico o final do filme. ele passa o segundo filme todo, tentando descobrir uma forma de impedir a intoxicação.
    No terceiro ele vai e faz uma cirurgia, era mais fácil ter feito antes.

    Não gostei do que fizeram com o vilão, mesmo não acompanhando os quadrinhos achei fraquissimo…..

    o filme é legal mas podia ser melhor.

    Post a Reply
  14. O filme vem agradando bastante, mas, não sei… sempre fica aquela impressão que será o mais do mesmo.

    Post a Reply
    • Não é só impressão, é mais do mesmo realmente e como o ‘padrão’ dos filmes do Iron Man é diversão e explosão, os fãs encontram justamente isso. Poderia ser mais.

      Post a Reply
  15. Rapazzzzzz filminho de 3° ”catigoria”.
    Esperava muito desse filme, até pq sou um fã leitor do Iron Man,
    mas PORRA! oque eles fizeram com o longa foi absurdo D+.
    Mandarim é um comédia, Stark tá sem emoção nenhuma, e até as cenas
    de ação estão meio borococho.
    Gostei apenas de 2 personagens, o garoto que rouba a cena ajudando
    o Stand Up Comedy Stark, e a cena em que Pepper veste a armadura e
    mata o grande vilão.
    Robert Downey Jr. está muito ”alto”, se achando demais. Não se
    esforça para dar um ar de dramaticidade ao personagem. O trailer
    (totalmente enganoso) parecia que ele seria posto realmente a
    prova, e o que vi foi ao contrario, a mulher que ele ”ama” cai de
    uma altura de 60m e ele nem tchum.
    Decepcionante, vc estava certo em relação ao 3D… péssimo.

    Post a Reply
    • O 3D também nem quis encarar, quanto ao filme não sei, não me decepcionei não. Achei divertido.

      Post a Reply
  16. Rapz, esse negócio de esperar a cena final, já tá ficando chato…fiquei super sem graça esperando os créditos acabarem enquanto os funcionários do Glauber me xingavam mentalmente porque queriam ir pra casa rsrsrsrsrsr

    Dos atores que vc citou, faltou falar da Rebecca Hall. Ela aparece pouco mas ela arrasa, mesmo se o papel dela só durar uns segundos.

    Post a Reply
  17. Essa bosta de filme deveria se chamar Tony Stark e não Homem de Ferro 3… A única cena legal do filme foi o salvamento das pessoas caindo do avião que foi feita por uma armadura vazia…

    Post a Reply
  18. Ouvi essa piada em algum site, mas ela traduz o filme:

    “Declaração de Shane Black no Framboesa de Ouro:

    Senhoras….
    Senhores…
    Otarios…

    Alguns me chamam de FILHO DA PUTA.
    Eu me considero um diretor!

    Primeira lição…

    Mandarin, isso não existe!”

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Juiz (The Judge) - Porra, man! - […] trama vamos conhecer um advogado rico e bem sucedido (Robert Downey Jr., “Homem de Ferro 3”) que vai precisar…
  2. Transcendence - A Revolução - Porra, man! - […] de sua namorada (Rebecca Hall, “O Retrato de Dorian Gray”) e de seu amigo (Paul Bettany, “Homem de Ferro…
  3. Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros - Porra, man! - […] Summer“) que só pensa em garotas tendo que tomar conta do caçula nerd (Ty Simpkins, “Homem de Ferro 3“)…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.