Desde que saíram as primeiras imagens e trailers de “Detona Ralph (Wreck-it Ralph)” que muitos ficaram maravilhados com a possibilidade de ver uma animação homenagear a história dos videogames nos cinemas. As distribuidoras nacionais, no entanto, não tiveram a mesma empolgação dos milhares de gamers brasileiros, além de só trazer em quase sua totalidade cópias dubladas (em Salvador nenhuma sala tinha opção legendada), por acreditar (como muitos) que videogame é coisa apenas de criança, acabou tardando seu lançamento de 2012 para o início de 2013 desta produção que pode ser classificada como uma das melhores adaptações do universo dos videogames para os cinemas.

Na trama acompanhamos a vida de Ralph, o vilão de um jogo de fliperama que está cansado de não ser reconhecido. Ele decide então conseguir uma medalha e se tornar um herói, mas durante essa sua busca ele arruma altas confusões (do barulho) para todos os arcades e personagens dos games onde ele vive.

detona-ralph-2-1024x577

Os primeiros momentos são fantásticos e durante toda a trajetória a aventura é recheada com ‘easter eggs’ e outras referências (tem até o código konami) que talvez os mais jovens não peguem por completo, tem muita coisa oriunda desde os primeiros jogos mas tem também algumas mais atuais (até a mortal combinação de Mentos com Coca-Cola). Só que o filme não se restringe apenas a isto, já lá para o meio dele quando Ralph conhece a fofa Vanellope (que é tida como um bug em seu jogo), a história se transforma um pouco em uma fábula mesclada com uma jornada do herói, onde Ralph precisará fazer sacrifícios, se redimir de seus erros e salvar o mundo, dos games pelo menos.

A parte visual é bem acertada, os traços dos personagens são muito bons. A trilha sonora também é muito boa e, pelo que andei pesquisando, a dublagem nacional acertou o tom das vozes. Eu não me importo tanto em assistir animações dubladas em português (até porque a rigor elas também são dubladas em inglês), mas com “Detona Ralph”, devido a ser ambientado no universo gamer onde vários termos conhecidos são também em inglês (alguns deles nem são traduzidos), fiquei com receio de perder algo na ‘transcrição’.

Sem dúvidas o filme dirigido por Rich Moore merecia inclusive sorte melhor no Oscar, acho que a Disney foi mais feliz aqui e mesmo gostando muito de “Valente” acredito que “Detona Ralph” seja uma produção mais interessante. Ainda assim, faltou para mim pelo menos um pouco mais de emoção para que ela se tornasse uma obra perfeita. É muito divertida, os personagens são bem construídos e interessantes e é uma aventura gostosa de se acompanhar, mas não consegui me envolver tanto com a história a ponto de me emocionar com ela. Acho que me empolguei mais até com as imagens nos créditos finais, que são fantásticas.

detona_ralph

No geral, “Detona Ralph” é uma ótima animação que ainda consegue provar a todos nós (mais uma vez) que a Disney é uma companhia que não devemos temer mas sim admirar.


Detona-Ralph-poster-brasilDetona Ralph (Wreck-it Ralph, 2012/2013 – 108 min)
Animação, Aventura

Dirigido por Rich Moore com roteiro de Phil Johnston e Jennifer Lee. Vozes (no original): John C. Reilly, Jack McBrayer, Jane Lynch, Sarah Silverman e Mindy Kaling.

Related Posts with Thumbnails