[Esse Era Bala!] – Batman, a série animada

Batman_the_Animated_Series_logoNo início dos anos 90 o personagem do Batman estava bastante em evidência graças ao sucesso dos filmes de Tim Burton: Batman (1989) e Batman – O Retorno (1992). Então a Warner resolveu produzir uma série animada.

A série animada foi ao ar de 1992 a 1995 com um total de 85 episódios e 2 filmes. Os grandes diferenciais do desenho eram o visual e o tom das histórias.

O estilo visual foi baseado no trabalho do artista Bruce Timm, que também era produtor da série e já tinha trabalhado na Warner antes em outra animação de sucesso: Tiny Toon (que também era bala), e também em He-Man e She-Ra (que também eram bala).

Já o tom das histórias era mais adulto e próximo dos quadrinhos. Alguns episódios foram inclusive adaptações de histórias que tinham sido publicadas nas revistas do personagem. Bem diferente de outros desenhos como Superamigos (que eu achava bala quando era criança, mas após assistir depois de velho vi que era bizarro).

Por muito tempo o departamento de animações da Warner era conhecido apenas por conteúdo infantil, mas com o sucesso do Batman a coisa mudou e outras animações foram criadas adaptando outros personagens da DC como o Superman e também a Liga da Justiça.

Aqui no Brasil o desenho foi exibido pelo SBT nos anos 90 e é possível encontrar todos os episódios em DVD, inclusive numa versão especial numa caixa bem bacana. Cada episódio tinha em média 22 minutos.

batman-serie-animada

Personagens:

Os principais vilões do Batman aparecem como Coringa, Charada, Pinguim, só para citar alguns. Mas alguns personagens foram criados para série e ganharam tanta popularidade que acabaram indo para nos quadrinhos como a Harley Quinn (ajudante do Coringa) e a policial Renee Montoya.

BTASVillains

Os dubladores:

images (1)

O mais curioso dublador da série era o ator Mark Hamill, mais conhecido como Luke Skywalker de Star Wars, que dava voz ao Coringa. Ele e Kevin Conroy, que deu voz ao Batman / Bruce Wayne, acabaram virando vozes definitivas dos personagens no mundo das animações. E até mesmo no mundo dos games. Eles estiveram presentes nos jogos Batman Arkham Asylum e Akham City.

Esse era bala:

Sem dúvidas essa é uma das melhores adaptações dos quadrinhos para o mundo da animação justamente pela fidelidade com as HQs. Eu inclusive comprei a caixa com todos os episódios e estou assistindo tudo novamente. Então posso garantir que mais do que era bala, ainda é bala até hoje. Quem é fã do Batman pode correr atrás que vale a pena.

Related Posts with Thumbnails

Author: Ramon Prates

Ramon Prates é analista de sistemas e autor do blog Turminha do Ramon. Ele já "perde" tempo com esse blog desde 2002. Fã de cinema desde pequeno por infuência dos pais e do avô materno, resolveu escrever sobre eles por hobby na época em que blog pessoais eram moda na tentativa de ser diferente e faz isso até hoje. Além disso, também é "nerd" de música (rock e pop), games e informática.

Share This Post On

6 Comments

  1. eu assistia sem saber qual era a sequencia, pois na Tv, transmitia episodios alternados, e eu ainda não tinha acesso a Internet, nem podia baixa-los, nem sabia o que era Donwload kkkkk

    Post a Reply
    • Nessa época os canais de tv, em principal o SBT, nunca exibiam corretamente as temporadas. Alternavam toda hora, faziam 200 reprises, éramos reféns realmente da TV porque nem existia internet aqui no Brasil direito na época, downloads de série então veio muito depois.

      Tempos negros que, pelo bem de todos, ficaram para trás

      Post a Reply
      • isso já nos pertence mais graças aos Downloads nunca mais perderemos nem atrazaremos mais nenhum episódio e assistiremos a hora e o dia que nós quisermos..

        Post a Reply
  2. Acabei de baixa-la na internet e aqui esta com um total de 109 episódios. De repente deve ser porque esta incluso ali as Aventuras de Batman & Robin.

    Post a Reply
  3. só assisti uma vez,é bacaninha,mas não sou muito chegada em animação não 🙁

    Post a Reply
  4. Mais uma curiosidade, a música tema foi feita/tocada pelo edge do u2 …

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Crítica | Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke) - POCILGA - […] fato de a animação contar com a dublagem de Kevin Conroy e Mark Hamill remete automaticamente à série de…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.