Slovenian Girl (Slovenka)

As garotas que se prostituem fazem isto por quais motivos? Quais os perigos relacionados com esta escolha para ganhar a vida? Por mais que existam casos e casos diferentes, boa parte das respostas para estas perguntas já são conhecidas e, no mundo do cinema, diversas produções se baseiam em histórias de garotas de programa e suas motivações e perigos inerentes à esta área de atuação. Mesmo tendo um olhar de certa forma um pouco diferenciado de outros trabalhos similares, “Slovenian Girl (Slovenka)” acaba acrescentando quase nada ao ‘gênero’.

Na trama conhecemos a tal garota eslovena Alexandra que é oriunda de uma pequena cidade do interior do país mas estuda em Ljubljana (a capital). Para pagar a sua faculdade, apartamento e demais coisas, ela se prostitui. Além dos altos gastos que possui, ela começa a temer pela sua vida quando alguns tipos perigosos entram em seu caminho. Os únicos momentos em que a garota consegue ter algum sossego é quando volta para a casa de seu pai em Krsko.

Para os que acham que vão assistir a um filme pornô, ou pelo menos a um soft porn, “Slovenian Girl” não traz nenhuma cena muito forte, tem um ou dois momentos mais quentes e nada mais. A direção de Damjan Kozole procurou na verdade dar um enfoque mais ‘realista’ para a garota, inclusive a atriz Nina Ivanisin possui uma beleza bastante comum e, em momento algum, existe algum ‘esforço’ para endeusá-la aos olhos do espectador. E isto é um ponto positivo.

Outra questão interessante é perceber que apesar das justificativas serem apresentadas – ainda que não fujam muito do óbvio – a protagonista não é posta como uma coitada ou alguém que tenha sido obrigada “pela vida” a seguir aquele caminho. Inclusive, em determinadas cenas percebe-se que na verdade ela é um pouco dissimulada, principalmente quando precisa conseguir algo para o seu benefício.

O elenco de apoio está num nível “ok”, sem grandes destaques (negativos ou positivos) e a atriz Nina Ivanisin consegue sim carregar o filme “nas costas” (lá ela) e interpreta bem sua personagem que enfrenta uma série de desafios inerentes ao seu estilo de vida. Inclusive ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Slovene Film Festival e também no Valencia Festival Mediterranean Cinema.

Só que existem uma série de coincidências forçadas e clichês do gênero que apenas contribuem para deixar aquela sensação de “mais do mesmo”. Ainda que não seja um filme ruim e apresente uma visão menos fantasiosa de uma profissional do sexo, essa historinha de garota que vai pra faculdade da cidade grande e precisa “se virar” (literalmente) para sobreviver já deu né?



Slovenian Girl (Slovenka, 2009 – 90 min)
Drama

Dirigido por Damjan Kozole com roteiro de Damjan Kozole e Ognjen Svilicic. Estrelando: Nina Ivanisin, Peter Musevski e Primoz Pirnat.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

2 Comments

  1. vi esse filme várias vezes nos sites de filmes on line que frequento,mas com aquelas malditas leis sopa e pipa, apagaram todos os filmes e acabei nem conseguindo assisti-lo,até os pra downloads eles haviam tirado do ar,mas que bom que estão as poucos postando os filmes de novo,quando colocarem esse outra vez eu assisto,pois mesmo sendo fraco talvez eu curta 🙂

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.