As garotas que se prostituem fazem isto por quais motivos? Quais os perigos relacionados com esta escolha para ganhar a vida? Por mais que existam casos e casos diferentes, boa parte das respostas para estas perguntas já são conhecidas e, no mundo do cinema, diversas produções se baseiam em histórias de garotas de programa e suas motivações e perigos inerentes à esta área de atuação. Mesmo tendo um olhar de certa forma um pouco diferenciado de outros trabalhos similares, “Slovenian Girl (Slovenka)” acaba acrescentando quase nada ao ‘gênero’.

Na trama conhecemos a tal garota eslovena Alexandra que é oriunda de uma pequena cidade do interior do país mas estuda em Ljubljana (a capital). Para pagar a sua faculdade, apartamento e demais coisas, ela se prostitui. Além dos altos gastos que possui, ela começa a temer pela sua vida quando alguns tipos perigosos entram em seu caminho. Os únicos momentos em que a garota consegue ter algum sossego é quando volta para a casa de seu pai em Krsko.

Para os que acham que vão assistir a um filme pornô, ou pelo menos a um soft porn, “Slovenian Girl” não traz nenhuma cena muito forte, tem um ou dois momentos mais quentes e nada mais. A direção de Damjan Kozole procurou na verdade dar um enfoque mais ‘realista’ para a garota, inclusive a atriz Nina Ivanisin possui uma beleza bastante comum e, em momento algum, existe algum ‘esforço’ para endeusá-la aos olhos do espectador. E isto é um ponto positivo.

Outra questão interessante é perceber que apesar das justificativas serem apresentadas – ainda que não fujam muito do óbvio – a protagonista não é posta como uma coitada ou alguém que tenha sido obrigada “pela vida” a seguir aquele caminho. Inclusive, em determinadas cenas percebe-se que na verdade ela é um pouco dissimulada, principalmente quando precisa conseguir algo para o seu benefício.

O elenco de apoio está num nível “ok”, sem grandes destaques (negativos ou positivos) e a atriz Nina Ivanisin consegue sim carregar o filme “nas costas” (lá ela) e interpreta bem sua personagem que enfrenta uma série de desafios inerentes ao seu estilo de vida. Inclusive ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Slovene Film Festival e também no Valencia Festival Mediterranean Cinema.

Só que existem uma série de coincidências forçadas e clichês do gênero que apenas contribuem para deixar aquela sensação de “mais do mesmo”. Ainda que não seja um filme ruim e apresente uma visão menos fantasiosa de uma profissional do sexo, essa historinha de garota que vai pra faculdade da cidade grande e precisa “se virar” (literalmente) para sobreviver já deu né?



Slovenian Girl (Slovenka, 2009 – 90 min)
Drama

Dirigido por Damjan Kozole com roteiro de Damjan Kozole e Ognjen Svilicic. Estrelando: Nina Ivanisin, Peter Musevski e Primoz Pirnat.

Related Posts with Thumbnails