Trazendo em seu currículo mais de 22 indicações e 18 premiações (dentre elas o Bafta em 2010 e o prêmio do júri no Festival de Cannes em 2009), “Aquário (Fish Tank)” é mais uma produção que comprova o valor do cinema britânico com uma história sufocante e que traz belas atuações.

Na trama conhecemos a jovem Mia (Katie Jarvis), uma adolescente agressiva e rebelde que vive com sua mãe e sua pequena irmã uma vida com um rumo bastante incerto. Quando ela começa uma amizade com o novo namorado (Michael Fassbender, “Shame”) de sua mãe (Kierston Wareing), ela recebe o encorajamento dele para seguir com a única coisa que parece lhe fazer feliz, a dança.

Até mesmo quando recebe algum elogio Mia demonstra ser uma pessoa bastante agressiva. Sua pequena irmã segue pelo mesmo caminho com sua linguinha bastante suja, e tudo isso devido a forma como são criadas por uma mãe que dedica a sua vida a beber e curtir (sim, naquele sentido) com o seu novo namorado. O ambiente em que vivem também contribui e muito, é claro.

A medida que a amizade entre Mia e Connor vai avançando, as coisas começam a se complicar drasticamente. Existe aqui uma visão bastante pessimista das pessoas e a forma como elas se relacionam. E tudo isto é bastante visível devido as ótimas atuações da desconhecida (até então) Katie Jarvis, que traz expressões fortes e mostra desenvoltura nas cenas de dança, e também do grande Michael Fassbender como coadjuvante. Os dois são, sem dúvidas, os grandes responsáveis por fazer “Aquário” ser um bom filme.

A direção e roteiro ficaram nas mãos de Andrea Arnold que parece ter tido grandes pretensões com seu filme, mas durante quase todo o tempo acompanhamos uma história bastante previsível e, não fossem as belas atuações, talvez não funcionasse.

O grande trunfo vem mesmo no final, nos últimos momentos quando aquilo que estávamos assistindo finalmente parece fazer sentido, quando a forma como enxergávamos aqueles personagens parece dar uma volta de 360 graus girar e mudar toda a nossa perspectiva, afinal, até nos mais duros e castigados corações existe um pouco de carinho e amor.


Aquário (Fish Tank, 2009 – 123 min)
Drama

Um filme de Andrea Arnold com Katie Jarvis, Michael Fassbender, Charlotte Collins, Harry Treadaway e Kierston Wareing.

Related Posts with Thumbnails