O cineasta Gus Van Sant em sua carreira de mais de 33 prêmios e diversas indicações (incluindo duas para o Oscar) possui em sua filmografia grandes obras e “Elefante (Elephant)” – vencedor do Festival de Cannes em 2003 batendo o excelente “Dogville” de Lars Von Trier –  trata-se de uma das suas mais famosas produções. Figurando em  minha lista de filmes a assistir há tempos, finalmente corrigi essa minha falha de caráter e foi muito bom. Trata-se realmente de um belo filme.

Na trama acompanhamos a vida de alguns estudantes seguindo com sua rotina na escola normalmente enquanto dois outros alunos estão se preparando para algo bastante malevolente, ele estão indo para escola, mas não é para estudar.

O retrato sobre a juventude que Gus Van Sant traz nesta sua obra, no geral, não foge muito do convencional. Algumas situações apresentadas, no entanto, se tornam um pouco caricatas como ter uma figura do “diabo” no carro dos estudantes “perturbados”, a facilidade de se comprar armas ou ainda a apresentação dos jogos violentos de tiro como possível força motriz para o mal. Tem uma cena específica que rola uma insinuação de homossexualidade que fica bem gratuita e achei até desnecessária, mesmo assim, a forma como os pequenos arcos e histórias pessoais de cada um se entrelaçam é deveras interessante.

Mais interessante ainda é saber que muito do filme foi improvisado, muitos dos garotos não eram atores profissionais e alguns deles inclusive tiveram seu nome próprio utilizado nos personagens (dá pra ver isso nos créditos finais). E a forma como a câmera vem a alguns passos atrás dos jovens enquanto eles caminham pelos corredores também é legal, dá uma visão diferenciada, é como se o espectador estivesse ali com eles.

Com um total de 5 prêmios conquistados, “Elefante (Elephant)” é mesmo um ótimo filme e para quem acompanha a cinebiografia de Gus Van Sant é indispensável conhecê-lo, até mesmo porquê este é um dos integrantes da trilogia da morte deste cineasta, que conta ainda com “Gerry” (2002) e “Últimos Dias – Last Days” (2005), duas obras que, pelo visto, terei que adicionar na minha interminável Lista de Filmes a Assistir.

 


Elefante (Elephant, 2003 – 81 min)
Drama

Um filme de Gus Van Saint com Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell, Jordan Taylor, Carrie Finklea, Nicole George, Brittany Mountain, Alicia Miles, Kristen Hicks, Bennie Dixon e Nathan Tyson.

Related Posts with Thumbnails