Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)

O que era para mim um dos filmes mais esperados deste ano de 2012 se tornou uma grande decepção. Ver uma obra que coloca um dos presidentes mais icônicos dos Estados Unidos com um machado na mão caçando vampiros parecia ser algo  absurdamente imperdível. Apesar de contar com uma parte técnica e visual MUITO boa, a verdade é que “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” se perde no meio da história por querer se levar a sério demais.

Na trama acompanhamos a jornada do 16º presidente americano desde sua infância, quando ele presencia a morte de sua mãe por uma criatura sombria. Ele é então treinado por um sujeito que o ensina todas as artes e truques para se tornar um caçador de vampiros. E quando ele descobre que estas maléficas criaturas possuem um esquema de controle de seu país, ele começa a se utilizar do poder das palavras ingressando na política para salvar a sua pátria.

O roteirista Seth Grahame-Smith já possuía uma grande experiência nesta técnica conhecida como “mashup”, li inclusive o livro dele “Orgulho e Preconceito e Zumbis” e esta brincadeira de misturar “fatos normais” com seres imaginários acaba dividindo opiniões. O início, como já havia comentado, é a parte mais legal do filme, mesmo sendo ele à moda “Karatê Kid”. Os treinamentos com o machado e as partes em que ele começa a receber suas missões e segue com uma “vida dupla” é bem divertido.

O grande problema fica mesmo na “virada” da história, principalmente quando ocorre um salto temporal e já vemos o protagonista mais velho já como presidente dos EUA, e isso com uma maquiagem mequetrefe. Nesse momento o filme quer se levar a sério, quer deixar os acontecimentos históricos plausíveis com uma plano que envolve escravocratas sulistas aliado a vampiros seculares. O pouco da diversão que existia some e tudo se torna enfadonho.

A direção do russo Timur Bekmambetov não chega a ser ruim e as atuações também estão num nível bastante aceitável, mas infelizmente “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” é mais uma decepção de 2012, um filme bem produzido (Tim Burton!) e com uma premissa até legal mas que se perde nele mesmo. Acredito/espero que nesta altura do campeonato, a deixa que existe no fim para uma possível continuação já tenha se tornado lenda ou apenas uma piada.


Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter, 2012 – 105 min)
Ação, Horror

Dirigido por Timur Bekmambetov com roteiro de Seth Grahame-Smith. Estrelando: Benjamin Walker, Dominic Cooper, Mary Elizabeth Winstead, Anthony Mackie, Rufus Sewell e Marton Csokas.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

13 Comments

  1. É, uma pena mesmo esse filme. Poderia ter sido pelo menos bem mais divertido.

    Post a Reply
  2. Achei a idéia boa e interessante.
    Pecou pelo exageros.
    Abraham parece mais um super-herói e não, o presidente.

    Post a Reply
    • Eu achei o contrário Ismael, eu queria que ficasse apenas nos exageros e na fantasia, na “fanforronice”, afinal Lincoln matando vampiros com um machado pedia por isso.

      Quando o filme foca mais no “real”, na historia e coisa e tal é que ele ficou ruim.

      Vai sair um filme sobre “Abe” em breve, história “real” e tal, acho que você deverá gostar mais deste.

      Post a Reply
  3. assisti esse filme semana passada,nem esperava nada dele e me surpreendi,não achei tão ruim como todo mundo tinha falado,não é lá grande coisa,mas foi uma distação bacaninha,pena que assisti dublado,mas foi on line mesmo,esse filme funciona melhor em home video do que no cinema.mas assisti tbm pela mary elisabeth winstead,adoro os filmes dela 🙂

    Post a Reply
  4. pense num filme ruim…eu só não sai do cinema porque já que eu tinha pagado…tive que sofrer até o fim…

    Post a Reply
    • Complicado viu, e eu apostava nele como um dos mais divertidos do ano quando vi o trailer. Que lástima!

      Post a Reply
      • nem fala cara…eu tbm tava com uma enorme espectativa, mais fui enganado infelizmente…

        Post a Reply
    • Que lindeza, aqui no Brasil vai custar carão hein? Pensando seriamente em importar esse brinquedo pro ps3 e ainda vem o livro, massa.

      Vou publicar na fanpage depois (ou se você quiser publique lá :])

      Post a Reply
      • Fique a vontade hehehe, aqui deve chegar no minimo a 299, mas só pelo sumário já vale a pena! Valeu.

        Post a Reply
  5. Ótimas impressões Márcio, muito parecidas com o que coloquei. Acho que é até algo meio difícil de fugir quanto ao que se notar do filme, visto que ele é bem simplório.

    Post a Reply
  6. critica pra esse site
    eu nao gosto
    pq vc so fala mal de todos os filmes

    Post a Reply
    • Eu só falo mal dos filmes ruins, talvez você só assista filme ruim, já parou pra pensar nisso? heheheh

      Outra coisa, é minha opinião, a sua e a de qualquer outra pessoa pode ser diferente.

      Abração

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.