Desde que foi lançado no ano de 2011 tendo estreado em diversos festivais ao redor do mundo (Sundance, Cannes e até no Rio) que o filme de Jeff NicholsO Abrigo (Take Shelter)” vem sendo muito bem recebido, tendo inclusive já ganho 33 prêmios e mais de 60 indicações. Motivo suficente para fazer qualquer um “dar seus pulos” para conseguir conferir esta interessantíssima obra estrelada pelo ótimo ator Michael Shannon, um trabalho que é até difícil de classificar em um gênero específico, mas que merece realmente todos os elogios.

Na trama acompanhamos a vida de Curtis (Michael Shannon, “Jonah Hex”), um pai de família que começa a ter visões e sonhos apocalípticos relacionadas a chegada de um tornado. Ele inicia então a construição um abrigo para proteger a sua família da ‘vindoura tempestade’ e, com isso, começa a assustar e a preocupar sua esposa (Jessica Chastain, “A Árvore da Vida”), os seus amigos e outras pessoas próximas a ele que estão certos de que, aos poucos, ele está enlouquecendo.

O clima do filme é uma espécie de mistura dos estilos de David Lynch com Shyamalan, muito suspense (com um ou outro sustinho bacana) e paranóia constante. Curtis está se medicando e todas essas visões e sonhos será que é loucura da sua mente por conta da medicação ou será o quê? O personagem interpretado perfeitamente por Michael Shannon começa a ter que enfrentar um terror incrível, algo que ele nunca sabe se é real ou imaginário e, colocando esta dúvida constante também na cabeça do espectador. O roteiro é muito hábil em construir uma história de mistério bastante interessante.

E como classificar uma produção dessas? Trata-se de uma mescla entre drama e suspense que não deixa espaço algum para ação ou uma levada mais “frenética”, para quem não gosta de filmes mais “parados” é complicado indicar “O Abrigo” para assistir. Talvez este fato tenha feito ele não ter aparecido no circuito comercial ainda (não que eu tenha visto) até porque “vender” esta obra para o público mais “comum” seria uma tarefa bastante complicada.

Em tempos em que explosões de efeitos especiais e demais argumentos espalhafatosos ocupam um bom espaço nos filmes produzidos, ver um trabalho como este, que caminha numa direção oposta a esta “nova tradição cinematográfica” dando até aquele ar de produção “indie” e que mistura tão bem alguns dos gêneros mais interessantes de forma tão acertada, é muito revigorante.

Não é também que seja uma obra prima da sétima arte, mas é muito feliz em possuir além de um roteiro bem construído, uma direção segura e atuações muito fortes e convincentes. Como se isso tudo já não bastasse, ele ainda nos reserva um daqueles finais estonteantes e arrebatadores.


O Abrigo (Take Shelter, 2011 – 120 min)
Drama, Suspense.

Um filme de Jeff Nichols com Michael Shannon, Jessica Chastain, Shea Whigham, Katy Mixon e Kathy Baker.

Related Posts with Thumbnails