Os Vingadores – The Avengers

Aguardado como um dos mais esperados do ano, “Os Vingadores – The Avengers” faz jus a todo o hype que girou em torno da produção e trata-se, sem sombra de dúvidas, do maior filme de super-heróis criado para o cinema. O ensaio para este grande encontro entre o Homem de Ferro, Hulk, Thor e o Capitão América (dentre outros personagens da Marvel) já vinha sendo apresentado há algum tempo com pequenas aparições nos filmes ‘solo’ de cada um deles e que resultou, neste ano de 2012, numa produção muito divertida e com boas sequências de ação mas que não é perfeita, como alguns fãs mais exaltados vem trovejando por aí.

A trama se inicia quando o meio-irmão de Thor (Chris Hemsworth) , Loki (Tom Hiddleston), chega ao nosso planeta para roubar o poderoso artefato chamado Tesseract e, consequentemente, dominar a Terra. Temendo a iminente guerra interplanetária que se anuncia, a SHIELD, através de Nick Fury (Samuel L. Jackson, “The Spirit”), com intuito de evitar um desastre mundial, coloca em ativação a iniciativa “Vingadores”, o maior recrutamento de heróis já realizado.

Sem trazer nenhuma novidade no roteiro iniciamos com a apresentação de cada um dos personagens e as primeiras tentativas  (em vão logicamente) de vê-los formando um time. Com tantos egos e temperamentos diferentes, primeiro vemos os heróis brigando entrei si até o momento em que, finalmente (que surpresa), eles descobrem (e aceitam)  que precisam trabalhar em equipe. O início talvez seja a parte menos interessante do filme, é bem arrastado e traz poucas ‘emoções’ mas já mostra como Joss Whedon foi feliz na direção, sabendo administrar muito bem o número excessivo de personagens importantes dando a cada um deles espaço e tempo necessário para se desenvolverem e mostrarem sua relevância, desde o bilionário playboy até o agente nerd fã dos heróis.

O melhor de “Os Vingadores” está reservado na segunda metade da história que é justamente quando as coisas começam a acontecer e as cenas de ação vão surgindo em sequências explosivas e deslumbrantes. Em meio a tudo isto existe muito humor, boas piadas – até mesmo o Deus do Trovão se arrisca e é dele uma das melhores – e o grande trunfo dos “Vingadores”: Hulk esmagando (poxa, que vacilo o pessoal da legenda ter traduzido como ‘Hulk arrebenta’ ao invés de ESMAGA, é brochante). Para completar, durante os créditos surge uma cena com uma deixa muito interessante para uma possível continuação, se é que alguém duvida depois de todos os números de bilheteria já levantados que isto não vai acabar acontecendo.

Nas mãos de Joss Whedon estavam depoistadas grandes responsabilidades, mas ele soube sacar cada um dos super poderes que estavam em sua posse para fazer as coisas funcionarem. É fato que faz valer cada centavo seu investido no ingresso já que, dentro de suas pretensões, “Os Vingadores” funciona muito bem como “cinemão” de entretenimento e pode até ser que figure em minha lista de melhores do ano sim, mas numa posição bem mais abaixo do que muitos gostariam porque, infelizmente, opinião eu só tenho a minha e não dá pra relevar tão facilmente o roteiro raso e pouco inspirado ou até mesmo o início sonolento.

Ver a união de tantas franquias de super-heróis em um único filme era um sonho de muitas pessoas (em principal a nós nerds e fãs de obras do gênero), ver ainda que mesmo com todos os riscos que eram iminentes em uma produção como esta quase tudo deu certo, resultando num ótimo trabalho, divertido e com boas cenas de ação e bons efeitos especiais, é melhor ainda. Ruim somente é constatar que está se tornando um crime, passível de sérias ofensas, não classificar “Os Vingadores” como um filme excelente, perfeito e impecável.


Os Vingadores (The Avengers, 2012 – 142 min)
Ação, Aventura

Dirigido por Joss Whedon com roteiro de Zak Penn e Joss Whedon. Estrelando: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof e Tina Benko.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

30 Comments

  1. Cara, concordo com você em praticamente tudo. Todo nerd que se preze sonha com esse filme há tempos, mas é necessário também que esse “sonho” não cegue o bom senso. O filme é ótimo, altamente recomendável, com cenas de ação e pitadas de humor bem dosadas, e só. Não há nada de inovador no roteiro, mas só a emoção de ver o Hulk quebrando tudo (em sua melhor aparição no cinema, na minha opinião) valeu o ingresso uma centena de vezes. Eu assistiria no cinema de novo, muito feliz até.

    Post a Reply
    • É isso aí Victor, concordo contigo e também quero assistir novamente. Mas devo esperar chegar em DVD/Bluray 🙂

      Post a Reply
  2. Tive a mesma impressão que a sua, man. Tenho sérios problemas com o início do filme, mas o meio para o final melhora e muito. É engraçado ver o povo torcendo o nariz quando digo que o filme é apenas “ok” e não merece 5 estrelas.

    Enfim, de qualquer forma, é bem bacana.

    Post a Reply
    • Somos poucos, mas somos muito loucos (Brown Jr., Charlie).

      Eu já venho sofrendo o mesmo contigo e olhe que adorei o filme, só não dei nota 10 para ele!

      Post a Reply
  3. A-mei! acho que é uma das melhores adaptações de quadrinho, mas isso só vou poder dizer qdo a euforia passar rsrsrs

    Gosto de uma história bem contada, e todos os heróis e o vilão tem seu espaço, nenhum se destaca mais do que outro, os personagens são muito fortes, até mesmo Loki, que no filme de Thor, não é tão, tão assim, em Os Vingadores virou um vilão à altura! É isso que eu gosto de ver…

    Adorei o Hulk, apesar do deslizezinho dos tradutores…como disse o marido… arrebenta é mais atual que esmaga…vai ver que é! rsrsrs Mas depois dos filmes frustantes do Hulk… esse tá ótemo!

    gostei de tudo, gostei do ritmo, das piadas, das cenas de ação, da “ligação” com os filmes solos, alguns até fizeram mais sentido pra mim. É um filme de entretenimento, e nisso o Joss Whedon tá de parabéns… adaptou bem os personagens e fez a galera se divertir. Ganhou pontos! só não dou 10 pra não dar ousadia.

    Post a Reply
    • Também achei que o Hulk foi bem melhor apesar de que, eu sou um dos raros que adorou o primeiro Hulk de Ang Lee. E para mim dentre tanta coisa boa que foi vista aqui, o Hulk talvez tenha sido a melhor.

      Não dou 10 também, dou um 9 para o filme.

      Post a Reply
  4. Concordo que não é impecável, mas pelo menos você reconheceu que é bom. É um blockbuster pra família que funcionou e vendeu. Deve estar longe de agradar fãs dos quadrinhos, mas eu, como uma noob no assunto HQ, fiquei feliz com o filme.

    Tô esperando sua resenha de Drive.

    Post a Reply
    • Bom não Michelli, é muito bom mesmo, adorei de verdade só não a ponto de o achar excelente pois não é um filme perfeito.

      Estou escrevendo no momento sobre “A Guerra Está Declarada” e o próximo será Drive!

      Post a Reply
  5. 🙁 ainda não assisti.

    Post a Reply
  6. achei o começo do filme normal, mas vi outras pessoas falando a mesma coisa, vai ver eu que tava empolgado demais.

    talvez até merecesse 5 controles ou 4/meio, digo isso porque, a participação de cada personagem no filme foi muito bem elaborada e deixou muito roteirista no chinelo. não era só um embate de egos de herois, tinha uma gama impressionante de atores de renome, e todos eles tiveram seu espaço. não é um filme perfeito, mas foi um orgasmo nerd muito bem feito e como um amigo meu falou, ele superou expectativas.

    acho que valia a pena comentar duas coisas: o ator que fez o loki melhorou a interpretação de um filme para o outro, bem mais confiante e carismatico. E a mudança do ator que fez o hulk ficou ótima

    parece que os americanos vão ter uma outra cena pós creditos (interessante que o filme ainda não saiu lá) caiu na net uma foto em má qualidade dos herois comendo juntos provavelmente o shawarma que o homem de ferro fica falando no final haha

    Post a Reply
    • Daria 4 controles e meio se pudesse até porque minha nota de 0 a 10 seria um 9, mas acabei aproximando para baixo por não ter achado um filme excelente, como a maioria está achando.

      Quanto a Loki ele já tinha se mostrado ser a melhor coisa do filme de Thor, que em minha opinião é o mais fraco filme solo entre os heróis daqui de Vingadores e, para mim, não foi nenhuma surpresa sua ótima atuação.

      Li sobre essa cena extra, assim que tiver disponível em video acho que vou jogar na fanpage do blog.

      []´s

      Post a Reply
  7. Me lembrei quando você escreveu sobre o último filme de Indiana Jones no início desse blog e você ia dar 4 controles, mas te convenci a dar 5. Acho que o caso é bem parecido. Mas enfim… Só não concordo quando você diz que o roteiro não tem novidades. E cada vez mais minha teoria se torna mais real. Agora você que é o “crítico chato” de cinema man. Pode ver com seus próprios olhos ao ver a “evolução” das suas “críticas” de filme. 🙂

    Post a Reply
    • Elogiei o filme, adorei, disse que é ótimo e ainda sou o chato. A vida é isso aí hehehe

      Post a Reply
  8. E aí Márcio! Antes de dar minha opinião, quero dizer logo que respeito a sua (não suporto gente achando que tem alguém errado na internet e dando uma de fanboy) e não vou defender o filme, só dizer o que achei. =)

    Quanto ao roteiro eu até concordo que seja raso, mas acredito que isso fica pequeno perante todos os acertos do filme – e acho até que um roteiro mais ambicioso prejudicaria muita coisa e eu deixaria de ver muito do que queria quando sentei na cadeira do cinema. Ao menos é uma história muito bem amarrada.

    Acho estranho você ter dito que o início é arrastado ou sonolento, pra mim foi ótimo do começo ao fim. Acho que tudo foi bem dosado, dentro do que ele propunha (ambientar o público e ir crescendo excitação e tensão). Se o filme não tivesse uma introdução, um preâmbulo, e fosse só ação e tensão do início ao fim, certamente você ia achar ruim também. =P

    Agora, tudo isso vai do que você está esperando quando vai assistir o filme. Não sei se você é fã – acho que não, então está analisando o filme de um ponto de vista mais imparcial que o meu, hehehe.

    Abs man!

    Post a Reply
    • Fã não sou, mas gosto muito e o maior lance comigo é que quando vejo o filme para eu achar excelente tem que ter um algo a mais, tem que ser arrebatador, causar algum grande impacto e, apesar de ter me divertido muito e ter dado boas risadas e, principalmente, me empolgado com a participação do Hulk, não achei mesmo um filme nota 10.

      Que bom que respeita minha opinião e, obviamente, respeito a de vocês.

      Sei que sou minoria e vou sofrer com isso (mesmo sem entender já que classifiquei o filme como ótimo), mas vamos pra frente.

      Post a Reply
  9. Rapaz, eu gostei muito do filme, não vi problemas no roteiro não. E achei muito legal a parte inicial, pra mim filmes não tem que ter só porrada e explosões não (não que você tenha dito isso, mas eu gostei muito de terem mostrado com calma a construção da “equipe” antes de partir pra ação). E o Hulk realmente foi o destaque, eu achei os 2 filmes recentes dele muito fracos, então esse filme serviu pra finalmente dar a ele relevância e boas cenas.

    Post a Reply
  10. Fala Márcio! Boa resenha, mas assim como você achou que fui muito duro com American Pie eu acho que você pegou pesado demais com “Os Vingadores”, mas eu respeito sua posição por realmente estar dentro da questão da opinião realmente neste caso. Existem pessoas que consideram certos pontos mais passíveis de crítica e outras nem tanto.

    Grande abraço.

    Post a Reply
    • Alguns dias se passaram e ainda acho que não peguei pesado com “Os Vingadores”,é um filme muito legal e divertido, mas excelente não é nunca, em minha opinião.

      Post a Reply
  11. fiquei curiosa,depois dou uma conferida,ainda mais com todo mundo falando bem desse jeito.fui…………..

    Post a Reply
  12. Excelente Filme….nunca pensei em Assistir um filme desse porte…ainda mais um filme de Super-Heróis….Embora seja tantos personagens não foi difícil pra Joss Whedon fazer com que cada um tenha seu momento na tela…a luta entre Thor,Iron-Man e Capitão America é sensacional….pra quem gosta de ação esse filme agrada em muito as cenas de luta são Surreais destaque pra Iron-Man e Hulk as cenas com eles na minha opinião são as melhores o propondo Momentos de pura Diversão…pra todos os Nerd’s de plantão,pra você que teve Infância esse é o filme do ano…e até agora o melhor do Ano..Vamos Esperar até o Hobbit pra ver no que dar.

    e outra Esse Cartaz é pirata não é o Oficial..foi tão difícil achar
    assim foi??

    Post a Reply
    • Nem me preocupo com o cartaz, pego o primeiro que vejo. Pode ser pirata até, mas pelo menos é bem feito.

      Post a Reply
  13. Gostei demais do filme,pois não alimentava expectativas em relação a ele,apesar de gostar de filmes de super heróis!

    Pra mim esse conceito de vários heróis numa história só poderia resultar em bomba,mas o diretor não só conseguiu entrosar todos os personagens,como reservou um espaço para cada um deles brilhar!

    Só fiquei chateado com o fato de que no cinema onde fui esse filme estava passando em três salas,e todas elas com versões DUBLADAS…fala sério!!!E quem não gosta de versões dubladas,como fica?

    Abraços!

    Post a Reply
  14. Márcio…eu acho que o que vem acontecendo é que as pessoas confundem as notas,pensam que apenas a nota máxima é boa,seja um filme,jogo,animação ou o que for,se gostaram então precisa ganhar um 10 ou 5 controles que seja,quando um 9,8 e as vezes até um 7 não significa que seja uma obra ruim,apenas faltou alguma coisa ou é excelente mas ainda não perfeito.

    Se fosse assim só haveria duas notas:10 e 0.e filmes ruins evidentemente recebem notas abaixo de 5,por que mesmo o 5 ainda é mediana e não ruim.Então vc só não deu a nota máxima por julgar que faltou um pouco para merecer tal feito,mas não desmereceu a obra,eu entendi o que quis dizer.

    Agora quanto ao filme,minha opinião é a seguinte…Achei que o roteiro
    poderia sim ser melhor e mais original,mas para uma história de super-heróis ficou excelente,o início mais devagar serviu para mostrar com calma a construção da equipe(como já disseram aqui) e contar melhor a história e nos apresentar as personagens do filme,na medida que o filme avança a ação vai se desenrolando e achei as escolhas dos atores sensacional !! cada um deu show e teve espaço pra aparecer,e mostrar seus poderes,concordo que o destaque foi HULK apesar de gostar mais do
    Robert Downey Jr e seu impecável homem de ferro,achei extraordinárias as cenas de ação e já é muito satisfatório ver tantos heróis brilhando juntos agora vê-los sendo bem representados e tendo destaque individualmente também,foi demais !! para mim é disparado o melhor filme de super-heróis já criado,rivalizando inclusive com os do homem de ferro(solo) e os impactantes filmes do batman
    a minha nota com certeza é 10,ou 5 controles,mas respeito e entendo seu ponto de vista Márcio…att

    Post a Reply
    • Que bom Myke, são comentários como este seu que me deixam felizes de continuar escrevendo aqui. Independente das nossas notas o importante é mesmo que concordamos que é um grande filme.

      E concordo muito contigo na questão da avaliação, até um filme nota 5 é mediano, abaixo disso é ruim. As vezes porque eu dei uma nota 7,8 ou 9 ou 4 controles as pessoas ficam um pouco decepcionadas mesmo.

      Grande abraço.

      Post a Reply
  15. Comigo aconteceu de achar lento no começo, e piadista demais até o fim. Toda hora, momento e cena tem alguém fazendo um comentário “engraçado”. Os heróis pareciam um grupo de crianças, não heróis com seu ego, mas crianças birrentas mesmo.

    O ponto forte fica mesmo por conta de tanta porrada, ficou de alta qualidade. Ação ótima usou bem cada personagem na hora dos confrontos.
    Mas o filme fica nisso. Porque não tem profundidade no perigo mundial, em nenhum momento pareceu tudo perdido, ou tristeza, raiva e qualquer tipo de sentimento. Foi só piada e porrada. Fica tudo muito bobo de certa forma.

    Grande produção (ambiciosa) de ação. É BOM. E fica nisso.
    No estilo ainda prefiro Os Mecernários.

    Até.

    Post a Reply
    • Pois saiba que, por não ter achado o filme EXCELENTE e o MELHOR FILME DE SUPER-HERÓIS JÁ FEITO, até hoje eu sofro com isso hahaha.

      Post a Reply
  16. Para mim so perde para o batman cavaleiro das trevas que na minha visão é dificil de um dia ser batido pela atuação do coringa,mas adorei os vingadores daria 10 pro filme li que em 2015 será lançado o novo marcio o que vc acha do novo Supermana o Nolan quem vai dirigir porém superman está numa situação similar ou pior do que na época do batman,vale a pena ver esse novo supermana?

    Post a Reply
    • O novo super man será dirigido na verdade por Zack Snyder, Christopher Nolan está apenas dando “pitacos” ajudando na produção do filme.

      Lucas, confesso que nunca fui muito fã do personagem Super-Man, mas parece que este novo vai ser bom pelo que vi no teaser trailer.

      Eu vou dar um voto de confiança e espero que seja tão bom quanto os filmes do Batman.

      Post a Reply
  17. tomara mesmo o homem de ferro 3 parece que será bom também melhoraram e muita as produções de de adaptação de quadrinho para cinema antes era uma vergonha alheia,darei um voto de confiança para o novo superman.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo) | Porra, man! - [...] e inocente “paquera” de Dylan. Outra que está muito bem é a musa Scarlett Johansson (“Os Vingadores“) que consegue…
  2. Top 10 Melhores Filmes de 2012 | Porra, man! - [...] Os Vingadores (The Avengers) [...]
  3. João e Maria - Caçadores de Bruxas 3D | Porra, man! - [...] problemas de caracterização dos ‘vilões’, o elenco é encabeçado por um Jeremy Renner (“Os Vingadores”) visivelmente pouco à vontade…
  4. O Homem de Aço e um novo Batman nos cinemas, será que vai dar liga? - Porra, man! - [...] em juntar seus super-heróis em um só filme a DC e Warner cresceram os olhos para o sucesso dos…
  5. Agents of S.H.I.E.L.D – Primeiras impressões sobre o seriado da MARVEL - Porra, man! - […] de trazer novamente o Agente Coulson (Clark Gregg) que tinha sido supostamente morto no filme dos Vingadores é um…
  6. Buffy: A Caça-Vampiros, ontem e hoje. - Porra, man! - […] foi lançada no final da década de 90 e era capitaneada pelo grande Joss Whedon (“Os Vingadores“) e trazia…
  7. Como não Perder essa Mulher (Don Jon) - Porra, man! - […] começam a mudar no seu estilo de vida quando ele conhece Bárbara (Scarlett Johansson, “Os Vingadores“), uma verdadeira “nota…
  8. Capitão América 2 - O Soldado Invernal (Captain America - The Winter Soldier) - Porra, man! - […] caminho para o primeiro filme dos Vingadores nos cinemas foi um projeto ambicioso que encontrou percalços e entregou alguns…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.