Nome: Paranormal Activity 3

Direção: Henry Joost e Ariel Schulman

Sinopse: Este é o terceiro filme da franquia (sem contar com a versão japonesa) e conta o que aconteceu antes do primeiro filme. Kristi ainda é crianças e vive com a irmã Kate, com a mãe e o padrasto quando começa a ver um amigo imaginário chamado Tobby. Achando que atividades paranormais estão acontecendo na casa o padrasto dela decide investigar instalando câmeras por toda a residência.

 Uma coisa que me incomoda demais é quando sou enganada vendo um trailer e isso aconteceu com Atividade Paranormal 3. É incrível a quantidade de cenas que tem no trailer e em algumas fotos promocionais mas que não estão no filme. Se a montagem final retirou estas cenas, não use-as no trailer. Tenha bom senso. Veja algumas cenas que não veremos no filme:

– Kristi se equilibrando na mureta do quarto e se jogando embaixo;

– A menina jogando água em Tobby;

– Visita e ataque ao padre/ pesquisador/ pessoa que está junto ao casal;

– Menina dentro do carro;

– Incêndio;

– Mãe sendo atacada;

– Meninas no banheiro brincando de Blood Mary;

– Cena de Kristi em frente ao espelho mas o reflexo dela não está igual.

Pode parecer que sou chata e tudo mais só que eu me sinto enganada. Eu espero uma coisa e recebo outra. Enfim, o filme conta uma história anterior ao primeiro Atividade Paranormal onde podemos ver Kate e Kristi felizes na infância e se apegando cada dia a mais ao padrasto. Quando Kristi começa a conversar com um amigo imaginário chamado Tobby, a mãe resolve não dar importância e acredita que é só uma fase enquanto a irmã da menina pirraça a pequena dizendo que isso é coisa de bebê – conversar com amigos invisíveis.

O padrasto de Kristi acidentalmente filma uma espécie de vulto e acredita que vale a pena investigar. Seguindo uma linha inversa e que eu não consigo entender é a mãe de Kristi que se recusa a assistir aos vídeos gravados e nem mesmo quer ouvir falar do assunto. Outra coisa que me espantou foi o fato do padrasto mesmo vendo aquelas coisas acontecerem e ter provas da gravidade da situação, continuar apenas filmando e não tomar uma providência concreta. Por falar nele, o rapaz trabalha filmando casamentos mas pelo visto está em época de vacas magras porque não o vi saindo para trabalhar uma vez.

Esta cena não está no filme

Mas pensando no lado que interessa, pelo menos a grande parte do público, o Atividade Paranormal 3 é muito feliz em usar do mesmo argumento do primeiro filme como a filmagem caseira, os sustos, vultos, sombras … As pequenas Kristi e Kate são carismáticas, verdadeiras e nos levam a entrar na história. Em determinado momento uma babá está tomando conta das crianças enquanto algumas atividades estranhas acontecem e no ápice do problema ela corre para um outro cômodo apavorada. Me peguei pensando: Se fosse eu, teria ligado para os pais dessas meninas voltarem imediatamente, dava uma desculpa e ia embora na mesma hora. Mas parando para pensar, a história se passa em 1988 não existiam os celulares. Como iria contatar os dois?

Por falar na “assombração” … ela não deve nada ao primeiro filme. A atmosfera de medo como se a quelquer momento a câmera fosse captar alguma coisa deixa o clima muito tenso, mesmo sabendo que este recurso já foi usado e você fica procurando sombras e objetos se movendo, quando as coisas acontecem você ainda sim é pego desprevenido. Em um momento de susto pregado pela mãe das meninas, você sabe que algo vai acontecer mas quando acontece, você é pego pelo pé. Quando Tobby ataca Kate, não tem como não ficar assustada. Uma dúvida que me ocorreu também é que ao tomar ciência dos acontecimentos sobrenaturais, porque os pais ainda permitiram que as crianças dormissem em um quarto sozinhas?

Outra coisa que me chama atenção é que existe uma cena de incêndio no trailer onde explicaria a foto que Kate achou no primeiro filme mas ela ficou de fora. O final me surpreendeu e me fez pensar em como a coisa caminhou até chegar ao filme 1 da franquia. Elas esqueceram? Como a casa pegou fogo? E a mãe das pequenas? Enfim, o filme vale o ingresso e vai lhe garantir bons sustos.

Related Posts with Thumbnails