O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus)

Difícil comentar sobre “O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus)” sem mencionar o fato de ser o último filme de Heath Ledger, o agora eterno Coringa de “O Cavaleiro das Trevas”. O diretor Terry Gilliam (que fazia parte da trupe do Monty Python) nem tinha terminado as filmagens e só com a ajuda de amigos do falecido ator – Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law – conseguiu terminar seu trabalho que, independente do tom de despedida, possui ideias e situações interessantes.

heath1

A trama segue a história de Parnassus (Christopher Plummer), um sujeito que anda com uma espécie de teatro intinerante que guarda mais segredos do que aparenta. Ele fez um pacto com o Diabo (Tom Waits) a centenas de anos atrás, em troca de sua imortalidade ele daria qualquer filho(a) que tivesse quando este completasse os 16 anos. A véspera de passar dos 15 aninhos, ele vai precisar arrumar uma maneira de livrar sua filha (interpretada pela lindinha da Lily Cole) das mãos de seu “companheiro” de apostas.

Heath Ledger entra na história sem muitos anúncios, da mesma forma que ele some de cena em determinado momento do filme. A grande sacada aqui trata-se de um espelho que Parnassus leva em seu trailer e usa em suas apresentações, ele é capaz de levar as pessoas que o ultrapassarem para dentro do tal mundo imaginário. Desta forma ficou possível criar as cenas em que vemos Tony (Ledger, Depp, Farrel, Law) se passar por diferentes pessoas/personalidades.

imaginariumofdrparnassus_51

Não é um filme ‘acessível’ para todos os tipos de público, afinal, não é todo mundo que consegue acompanhar todas as ‘viagens’ e devaneios da mente insana de Terry Gilliam. Lançado em 2009, até hoje o que ficou mesmo foi o rótulo de ser um filme que marca a despedida do tão talentoso ator Heath Ledger, ainda que seja um pouco mais que isso. Os novos atores que foram incorporados na história acabaram por dar uma outra dinâmica à produção de Gilliam, mas a curiosidade de como tudo seria não fosse a tragédia vai persistir, pelo menos em mim.


The-Imaginarium-Of-Doctor-Parnassus-Poster-2O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus, 2009 – 122 min)
Fantasia, Drama.

Um filme de Terry Gilliam com Heath Ledger, Johnny Depp, Colin Farrell, Jude Law, Christopher Plummer, Lily Cole, Tom Waits, Verne Troyer e Andrew Garfield.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

8 Comments

  1. Incrível você publicar um texto sobre esse filme, visto que eu tô na metade dele!
    É super viajado, mas por enquanto está compreensível. Além do mais, é legal ver mais uma atuação excêntrica do Deep, sempre com aquele ar transloucado de todos os seus papéis.
    Quando eu terminar voltarei pra comentar melhor.

    Post a Reply
    • Terminei! Apesar de todo o surrealismo, é um filme diferente e interessante. Se você já assistiu As Aventuras do Barão de Munchausen (do mesmo diretor), vai entender melhor o que eu digo.

      Post a Reply
  2. esse filme é delírio total…

    Post a Reply
  3. É um filme bem interessante. Gostei mas não indico para qualquer pessoa pois ele pode ser meio chatinho para certas mentes ou gostos. rsrs

    Post a Reply
  4. Estou com esse filme em mãos a algum tempo e ainda não vi.
    Parece bem interessante, verei em breve.

    Post a Reply
  5. É um filme muito bom, gosto muito dos filmes desse diretor.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.