Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

A jornada foi longa, foram 7 livros, 8 filmes e 10 anos acompanhando a saga de Harry Potter e seus amigos na luta contra ‘você-sabe-quem’ chega ao fim com a segunda parte de “As Relíquias da Morte”. Fica difícil agora, com toda a emoção de ter acompanhado esta franquia que começou de forma bem infantil e foi amadurecendo com o passar dos tempos até chegar neste desfecho épico, comentar de forma imparcial tudo o que vi.

Analisar como um filme de forma separada é complicado visto que, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” trata-se de uma produção bastante peculiar. Seguindo os acontecimentos do filme anterior, restou para esta última parte menos capítulos a se adaptar, o que fez com que David Yates conseguisse ser bem mais fiel a tudo o que foi escrito pela brilhante mente da senhora J. K. Rowling. É claro que isso não quer dizer que conseguiu chegar a igualar a emoção e todas as nuances contadas na obra original, afinal, tenho para mim que isto é impossível. Mas mesmo com todos os pequenos erros e equívocos ao longo dos 8 filmes, este foi um dos mais fiéis.

A trama segue então Harry e seus amigos em busca de encontrar e destruir as últimas Horcruxes. Em paralelo, Lorde Voldemort segue na caçada ao jovem bruxo ansioso pela sua batalha final. Com pouco tempo para respirar, sobra pouco espaço para os alívios cômicos dando-se maior ênfase nas batalhas, que achei até violentas e sangrentas demais levando em consideração a classificação de 12 anos (mas isso talvez seja eu ficando velho).

Sentei na frente de um grupo de adolescentes histéricas, elas esperneavam e gritavam (quase fico surdo) o filme inteirinho, uma delas que estava com a toalhinha da Grifinória chorava aos soluços. O fato delas narrarem os acontecimentos a todo instante (coisa que todos ali na sala e que leram os livros estavam fazendo mentalmente) mostra como o diretor David Yates fez mesmo um trabalho destinado aos fãs, tentando ao máximo ter todo o cuidado de não fugir tanto do que foi escrito, ou seja, o trabalho do roteirista Steve Kloves foi apenas seguir a história de forma que não irritasse seus “fregueses”.

Sobrou ainda mais espaço na trama para alguns personagens importantíssimos, que são tantos que fica complicado falar de todos, mas Neville Longbotton (Matthew Lewis) por exemplo é um dos que tem, finalmente, um destaque merecido. O trio de frente segue como de costume e se, Rupert Grint e Emma Watson brilharam bastante na produção anterior, ficou para Daniel Radcliffe o destaque desta vez, talvez em seu melhor momento dentre todos os 8 filmes.

Mesmo com tantos acertos na direção e com atuações bastante convincentes e emocionantes entregue pelos atores, existem alguns defeitos e pequenos equívocos que, a olhos imparciais, ficariam mais evidentes. Fora isso acabei arriscando e indo conferir a versão em 3D e posso dizer a todos, seguramente, que não vale a pena. Não é que seja ruim, é na verdade desnecessário e de pouco proveito.

Os maiores méritos ainda devem ficar mesmo com J. K. Rowling, que nos prendeu durante anos em uma trajetória que foi amadurecendo junto com os fãs, sempre nos surpreendendo (algumas surpresas ficaram guardadas desde o primeiro livro para serem reveladas só agora) e nos emocionando livro após livro, ano após ano.

Encontrar as palavras certas para transmitir tudo o que senti ao me despedir de algo que me acompanhou durante 10 anos é bem difícil, tão difícil quanto deve ter sido o trabalho que todos os diretores e roteiristas tiveram ao adaptar para tela livros tão fantásticos. Portanto, mesmo não sendo o meu filme favorito de toda a saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” conseguiu encerrar de forma excelente algo que, torça o nariz quem achar conveniente, já pode ser considerado épico.


Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2, 2011 – 130 min)
Aventura, Fantasia

Dirigido por David Yates com roteiro de Steve Kloves adaptando obra de J. K. Rowling. Estrelando: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Helena Bonham Carter, Bonnie Wright, Maggie Smith, Jim Broadbent, David Thewlis, Julie Walters, Mark Williams, James Phelps, Oliver Phelps, Natalia Tena, Emma Thompson, Jason Isaacs, Helen McCrory, Tom Felton, Warwick Davis, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, John Hurt, Geraldine Somerville, Adrian Rawlins, Robbie Coltrane, Gary Oldman, Chris Rankin, David Bradley, Kelly Macdonald, Ciarán Hinds, Hebe Beardsall, Devon Murray, Jassie Cave, Afshan Azad, Anna Shaffer, Georgina Leonidas, Freddie Stroma, Alfie Enoch, Katie Leung, Scarlett Byrne, Miriam Margolyes e Gemma Jones

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

41 Comments

  1. Sem dúvidas, é difícil analisar de forma imparcial após acompanhar por dez anos a história. Há erros e acertos, e algumas mudanças sim, apesar de no geral ser bem fiel. Só discordo em relação a Neville, acho que o destaque que deram a ele ainda foi tímido e pendendo à comédia, coisa que não tem no livro. Mas, enfim… faz parte. Ainda quero rever essa semana;

    Post a Reply
  2. uma dúvida, qual o seu filme preferido da saga?

    Post a Reply
    • O meu favorito Luccas é o terceiro “O Prisioneiro de Azkaban” e o seu?

      Post a Reply
      • O meu favorito se tornou esse, gostei muito mesmo do filme e teve cenas que que são as melhores da saga SPOILER ~ a morte de belatriz, as lembrenças de snape e etc. ~ FIM DE SPOILER

        Post a Reply
  3. uhuhuhuhu…pretendo ver essa semana…estou muito ansioso pra ver!!

    Post a Reply
  4. Ah, queria ter visto já nesse fim de semana de estréia, mas só vou poder ver nessa semana mesmo. D= Todas as criticas que vejo sobre o filme são ótimas e todos concordando que esse é o melhor dos filmes.

    E Daniel Radcliffe tá tão bom assim como todo mundo vêm falando? Até estranhei quando TODOS disseram que ele foi o melhor do elenco…

    Post a Reply
    • Eu não achei esse o melhor de todos, o melhor é “O Prisioneiro de Azkaban”

      Post a Reply
  5. nossas gente estou doido para assistir “harry potter e as reliquias da morte parte 2” vou dar uma dica pra vcs vcs entram no site “tio dos” filmes e procuram “harry potter e as reliquias da morte”ai vcs clicam em fazer dawnload ou assistir ai vcs assestem a vontade quantas vezer quizer
    by: thiago tichaw gente até a próxima

    Post a Reply
    • Thiago, sinceramente, a minha opinião: Nada substitui ver um filme no cinema, ainda mais baixando agora que tá tudo em TS.

      Post a Reply
      • Concordo. Nada como um cinema. E digo mais: por algum milagre assisti sem baderna e alguém comentando tudo a cada 2 minutos! Paz total. Foi um bom ponto final em HP. Gostei do filme também.

        Post a Reply
  6. Também fui à estréia com um bando de adolescentes histéricas, adolescentes fazendo comentários desnecessários e menininhas batendo palminhas quando Ron e Hermione se beijaram. Me senti tão velha 🙁

    Gostei muito do filme, também concordo que da saga inteira o melhor filme foi O Prisioneiro de Azkaban. Achei que o filme foi bem fiel ao livro, porém uma das minhas críticas foi a longa e maçante batalha ao final, o que não foi bem assim no livro. Imagino que colocaram uma longa cena de “ação” cheia de efeitos especiais simplesmente para agradar o público. Há quem goste.

    Outra coisa, não deram importância à longa conversa que Harry teve com Dumbledore onde o mesmo explicou muita coisa importante que ficou de fora, infelizmente. Definitivamente vou aguardar ansiosa o DVD com cenas excluídas.

    Confesso que chorei no final, fiquei triste por ter acabado 🙁

    Adoro torrent, mas recomendo que os verdadeiros fãs assistam no cinema com um grande balde de pipoca!

    Post a Reply
    • Paula, pelo visto sofremos as mesmas coisas, somos velhos ou a turma mais nova anda individualista demais e sem bom senso algum?

      Sempre falta muita coisa que no livro é bem mais explicado, mas a gente perdoa porque adaptação é sempre complicado. E quanto ao torrent, também costumo “alugar filmes lá”, mas existem produções como Harry Potter que merecem serem assistidas no cinema. Torrent deixa pros filmes que a gente não conseguiu assistir ou não pagaria o ingresso.

      Post a Reply
  7. estou tão convicto que vou gostar desse filme…porque até a galera do omelete aprovou ele..deu uma Ótima nota pra ele..e olhe que eles são ruins de gostar de filme..já uma motivo pra o mais rápido possivel!!

    Post a Reply
  8. assisti ao filme…eu achei bom..mais num achei lá essas coisas..o filme tava muito massa até chegar no final..eu não gostei do final..se eu fosse o diretor..eu botaria pessoas mais velhas..outros atores parecido com eles..eu num gostei muito do final não..eu acho que pra um fechamento de uma das maires franquias já feitas..eu esperava o final melhor..mais emocionante que marcasse…mais não aconteceu..mais mesmo assim não deixou de ser um filme bom!!

    Post a Reply
  9. Eiitaaa interiorzãooo… O único cinema daqui ainda tá passando Carros 2!!

    Se não começar amanhã, terei que viajar… hehehe

    Post a Reply
  10. não li..mais a questão não foi ler os livros..foi o final..eles envelheceram os personagens com maquiagem..que eu achei que ficou muito estranhos..eu preferiria que ele botasse atores mais velhos para interpretar os personagens…só esse detalhe que eu não gostei..esse envelhecimento precoce..eu acho que pra gostar de Harry Potter não precisa de livros..eu sou um Exemplo!!

    Post a Reply
    • Eu só perguntei para comentar que, quem leu livro, percebe que eles detalham muito mais do que nos filmes. Mas aí não tem jeito, no cinema é pouco tempo para adaptar toda a história e coisas como esta que você citou realmente ficam um pouco “forçadas”.

      O envelhecimento não foi precoce, se passaram 19 anos ali. Mas concordo que nem todos ficaram muito bem caracterizados, de qualquer forma foi uma espécie de homenagem aos atores que entraram na saga crianças e sairam adultos.

      Post a Reply
  11. O filme em si é legal, mas convenhamos, pra quem leu os livros – como eu que li três vezes toda a saga – é extremamente decepcionante. Detalhes pouco ou simplismente não explorados, informações cruciais não abordadas, adaptações e mudanças tolas… enfim, acho que se querem fazer filmes da saga, que façam certo. Ou então que façam um seriado, cada temporada um livro…

    Post a Reply
    • Mauricio, eu já acho que reclamar de algo que não tem jeito (as adaptações no cinema não tem como captar todos os detalhes e magia dos livros) no oitavo filme é demais. Os livros são muito melhores, ponto final.

      Agora, analisando como ele ainda conseguiu passar as coisas mais importantes, rápidas ou não, é que dá pra ver que foi um otimo trabalho. Concordo que até mesmo Snape no livro é 1000 vezes melhor retratado, mas é cinema amigo, são 2hs e meia e não, sei lá, 50 horas de projeção.

      Post a Reply
      • Eu concordo que é difícil retratar todos os detalhes com fidelidade de um livro em um filme, mas ainda assim, acho que pecaram em muitas coisas. Que poderia ter sido feito melhor (e muito melhor, aliás), poderia. Inexorável.

        E sobre a quantidade de horas, muitos filmes tem suas lá 3 horas e meia, se querem fazer filmes de livros que chegam a 700 páginas, acho que têm que estar preparados pra fazer filmes longos e fiés.

        Mas ok, isso é só a minha opinião =B

        Post a Reply
  12. eu achei a parte.1 melhor do que a parte.2…e foi impressão minha ou Rony tava gordo e Barrigudo??

    Post a Reply
    • Também gostei mais da parte 1 Thiago e quanto a Rony, nem reparei no físico do rapaz, mas talvez ele tenha tomado muita cerveja amanteigada 🙂

      Post a Reply
  13. É acabou 🙁
    Esse ultimo filme foi exatamente o
    que todos esperavam,maravilhoso.
    Cenas arrebatadoras de guerra,efeitos
    especiais na mediada certa e um 3D
    que sinceramente não deixou a desejar
    (para minha pessoa).
    JK vc é foda!
    A única coisa que tenho como critica:
    umas das cenas que mais esperava era
    da morte de belatriz mas foi tão rapido
    nem deu pra sentir o gosto,mas está
    valendo.
    Vai deixar saudades 🙁
    🙂

    E que venha o HOBBIT de JRR E Jackson!
    Amo muito tudo isso!

    Post a Reply
  14. O filme e toda a saga com certeza pode ser considerados épico, muito prfeitono filme, vai ficar na minha mente pro resto da vida, pena que acabou, mas acabou de forma surpreendente… Perfeito!!! Ah, e sem falar que Daniel Radcliffe estava perfeito no filme, na minha opnião foi o melhor filme da saga!!!

    Post a Reply
  15. Eu ameii o filme! eu tbm sou fã dos livros e os filmes se tornaram um complemento pra mim, mas esse ultimo foi muito fiel! gostei muito disso!
    Eu fui assistir o filme depois do tumulto da estreia, e senti falta dessa histeria, pq pior do que pessoas histéricas são aquelas que ficam perguntando o tempo todo o que é q tah acontencendo no filme ¬¬

    SPOILER~ Mas sobre as partes negativas do filme, a cena que mostra a Lilá morta foi muito pesada…cruzes! por outro lado, achei sem graça a cena da morte da Belatrix e do Voldie, virar cinzas?!!! fala sério, eu queria ve-los sangrando hehhe no mínimo estancadinho no chão, né!
    A cena com os pais do harry tbm, putz! nem um pouco de maternidade na expressão daquela atriz! não ficou nem de longe emocionante como no livro…
    Senti falta de uma comemoraçãozinha q fosse no final da batalha… aquele silencio ficou meio estranho, na minha opinião, é claro..

    Adoreiiiii, ver os personagem de volta na camera secreta, muito legal msm!!^^ e a parte no gringotes foi demais, tbm!

    Post a Reply
  16. Sem duvida, a melhor adaptação de todos os demais.

    Concordo com o que vc diz, é mto dificil ser imparcial, ou sair do cinema sem não tar emocionado. É mais do que o filme em si. É o final de uma saga de 10 anos, algo que a gnt tinha desacostumado a ficar sem esperar por um próximo.

    hahahaha na sessão que eu fui tb tinha umas histéricas de plantão, mas eu simplesmente adoro os cosplayers, queria levar todo mundo pra casa e fazer um campeonato de Quadribol com muita cerveja amanteigada =)

    bjs

    Post a Reply
  17. Nem sei o que dizer. Você transmitiu tudo. É isso aí mesmo cara. 10 anos. Está tudo ali. Está tudo nos livros. Sem palavras. Amo demais, cara. Genial. Maravilhoso. Estou enternecido. Deus abençoe essas pessoas capazes de façanhas tão sensacionais… sensoriais (você incluso, cara). #HPForever

    Post a Reply
  18. Sem dúvida feito para os fans.
    Eu já tinha me conformado com algumas coisa que não tinha gostado no livro faz tempo. Rs. Gostei muito do filme.

    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    Post a Reply
  19. Foi muito massa, realmente eu estava descrevendo frase por frase. Conseguiram deixar o filme parecido (embora eu sempre prefira livros, nada demais, acho sempre que são os melhores).

    Eu fico triste por pensar que nunca mais irei ao cinema assistir um novo harry potter. Mas… Ainda tenho os livros e os filmes.

    Post a Reply
  20. Já too com saudades de HP’ ;; é o melhor filme da ÉPOCA (obvio)
    maais harry potter só vai acabar quando o ultimo coração
    bruxo parar de bater . <3
    Poterianos ' HP . thebestmovie *—*

    Post a Reply
  21. Assistir o último filme de Harry Potter foi ilário. Me deu um nervosismo nas primeiras cenas e minhas amigas não paravam de me mandar calar a boca, porque eu sempre contava o que ia acontecer kkkkk. Na hora em que Voldemort foi matar Harry eu tive um acesso de riso( o porquê eu não sei). Realmente vou ficar com saudade dos filmes, a última cena é a que mais me emocionou, fico assistindo o tempo todo no YouTube.

    Post a Reply
  22. “menininhas batendo palminhas quando Ron e Hermione se beijaram”

    Putz… VERGONHA ALHEIA MODE FUCKING ON.

    Parece aquela galerinha que aplaude o por do sol, mas pior.

    Post a Reply
  23. Bruno vai se ferrar se não gosta de Harry Potter porque assistiu? Eu gosto e outras pessoas também e voce também bate palma como todo mundo, e eu não gosto de voce!!!! EU AMO HARRY POTTER !!!! Forever.

    Post a Reply
  24. ESSE FILME MARCOU DEMAIS É MUITO E EU SOU SUPER FÃ,SOU FANÁTICA,DEMAIS AMO HARRY POTTER TODOS OS FILMES SÃO MUITO TENHO MUITO ORGULHO DE GOSTAR DO MEU LINDO HARRY POTTER ESSE FILME MARCOU HISTORIA LITERATURA,APOSTO QUE ESSA SAGA JAMAIS VAI SER ESQUECIDA.HARRY E HERMIONE AMO VOCES E SEUS FILMES SÃO DE ARREMBENTAR!!!

    Post a Reply
  25. ESSE E O MELHOR FILME DA SAGA E O MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS DA HISTOTIA DO CINEMA ADA NUNCA VAI SER MELHOR DO QUE ESSE FILME A NAO SER QUE AJA UM POSSIVEL OUTRO FILME DO HARRY NUNCA SE SABE

    Post a Reply
  26. ISSO bruno VAI SE FERRAR ESCULTOU PORQUE É IGUAL O ORGULHO HP FALOU VC BATE PALMA IGUAL A TODO MUNDO.E EU TAMBÉ NÃO GOSTEI NENHUM POUQUINHO DE VC IGNORANTE PROBLEMA SEU SE VC NAÕ GOSTA DE HARRY POTTER.VC EST´´A COM INVEJA PORQUE NOS POTTERMANÍACOS SOMOS A MAIORIA SE ENXERGA GAROTO.EM FIM HARRY POTTER VC É O MELHOR E SEMPRE VAI SER FA~PARA TODA VIDA BJJJSS!!!

    Post a Reply
  27. HARRY POTTER É MARAVILHOSO NÃO TEM NENHUM FILME RUIM TODOS SÃO ÓTIMOS FOI UM FINAL MARAVILHOSO MAS QUERIA QUE HARRY E HERMIONE TIVESEM FICADO MAS FAZER DE TODO JEITO HARRY POTTER E DEMAIS SOU FÃ NUMERO!!!!!!!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower) | Porra, man! - [...] (Ezra Miller, “Precisamos Falar Sobre o Kevin”) e de sua meia-irmã Sam (Emma Watson, “Harry Potter”). Um garoto introvertido…
  2. Quem é quem no novo elenco de Star Wars VII - […] irlandês Domhnall Gleeson fez “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (partes 1 e 2), participou do ótimo romance…
  3. 007 Contra Spectre - Porra, man! - […] O problema é que ele faz tudo isso sem o consentimento do seu chefe M (Ralph Fiennes, “Harry Potter…
  4. Jogos Vorazes: A Esperança - Final - Porra, man! - […] veio com uma baita “responsa” em substituir nada mais nada menos que a franquia do bruxinho Harry Potter (oito filmes ou sete…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.