Quase 30 anos se passaram desde que a pequenina Drew Barrymore gritou pra valer naquela cena em que encontra pela primeira vez o E.T. de Steven Spielberg. Hoje uma bela, carismática e charmosa mulher, Drew já carrega ao longo destes anos uma trajetória de sucesso como atriz, produtora e, em 2009, iniciou sua carreira também na direção com “Garota Fantástica (Whip It!)”, um filme que lembra em muito aqueles clássicos oitentistas da “Sessão da Tarde”.

Aposto que o público masculino não está lendo, só vendo esta imagem

Lançado diretamente em DVD aqui no Brasil, a trama segue a história da adolescente Bliss Cavendar (Ellen Page, “A Origem”, “Juno”) que no alto dos seus 17 anos se vê diante dos dilemas comuns para sua idade. Com problemas para lidar com sua mãe (Marcia Gay Harden, “Na Natureza Selvagem”, “O Nevoeiro”) que deseja ver sua filha campeã de um concurso de beleza, ela encontra uma saída com um esporte chamado “Roller Derby” – um lance meio insano que envolve dois times de garotas correndo em pistas ovais com disputas violentas – e é a partir deste dilema que a trama começa a desenrolar.

A jovem atriz Ellen Page, sempre simpática, se mostra bastante segura em seu papel. Marcia Gay Harden também merece um destaque especial, mesmo como coadjuvante ela consegue um bom destaque fazendo a mãe da garota. Ainda sobra espaço para a própria Barrymore fazer uma “ponta” como uma das companheiras de equipe de Roller Derby, pasmem, parece que o tal esporte existe de verdade. Acho que a única que destoa um pouco na atuação em relação aos demais é a também cantora Juliette Lewis, sua personagem é muito caricata.

Além de discutir temas já manjados como “problemas de amadurecimento” na adolescência, Drew Barrymore traz à tona de forma “camuflada” algumas discussões a respeito do valor da mulher. Não tem um tom “feminista” exagerado ou enfadonho, é algo mais sucinto e que, para quem estiver disposto a enxergar, está lá nas entrelinhas da história.

Ah... o amor

Não deixa definitivamente de ser bobinho, mas a sua simplicidade e despretensão aliados a um belo trabalho tanto na direção quanto no elenco fazem de “Garota Fantástica” um filme bastante agradável de se assistir. É daqueles trabalhos que não chegam a ser imperdíveis, mas tendo oportunidade e querendo conhecer o ‘debut’ de Drew Barrymore como diretora de cinema pode ir sem medo que mal não lhe fará.


Garota Fantástica (Whip it!, 2009 – 111 min)
Comédia, Drama.

Dirigido por Drew Barrymore com roteiro de Shauna Cross. Estrelando: Ellen Page, Marcia Gay Harden, Kristen Wiig, Drew Barrymore, Juliette Lewis, Jimmy Fallon, Daniel Stern e Zoe Bell.

Related Posts with Thumbnails