Ataque dos vermes malditos – Tremors

.

 

.

.

Após anos venerando O Ataque dos Vermes Malditos ( Tremors – 1990) me pergunto como um filme tão ruim pode ser tão bom. Esse clássico trash foi uma febre na década de 90 e acredito que o SBT tinha uma fixação por esse filme assim como por Lagoa Azul pois passava incessantemente no período da tarde.

A pouco tempo atrás resolvi assistir mais uma vez O Ataque dos Vermes Malditos e o mais bacana é que me diverti como antes, a diferença é que tendo um olhar mais crítico, percebi tantas bobagens mas que no contexto geral ajudaram o filme a ser tão legal. O longa se passa na pacata e empoeirada cidade de Perfection, rodeada de um deserto escaldante e montanhas rochosas onde vive uma pequena população representada pela dupla Valentine (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward) – duas figuras que fazem uns bicos para sobreviver e passam a maior parte do tempo um implicando com o outro. A paz e a tranquilidade de Perfection é abalada quando alguns habitantes são assassinados por criaturas pré-históricas que  ficam embaixo da terra e são atraídas por vibrações de quem está andando no solo; o problema aumenta a partir do momento em que as criaturas fecham os acessos a cidade e ninguém pode sair, nem mesmo para procurar ajuda.

É difícil pensar em isolamento nos dias de hoje mas tente imaginar uma época onde não tínhamos a internet nem celulares a mão. Aquelas pessoas estavam literamente presas em um lugar remoto, com deserto e montanhas ao redor, e claro, monstros pré-históricos embaixo da terra… Tudo isso poderia parecer tenso mas acaba sendo divertido e nos proporciona situações hilárias com personagens antológicos. Pra começar respondendo a pergunta que fiz no incício: Como um filme tão ruim pode ser tão bom? Bons personagens acho que responde. A dupla Val e Earl é tão canastrona que é impossível não rir das situações em que eles se envolvem, um exemplo é quando estão isolados nas pedras e tem que usar um “salto com varas” improvisado; o que dizer então de Burt e sua esposa, dois paranóicos que tem uma espécie de Bunker em casa, repletos de armas e mantimentos para uma possível Terceira Guerra Mundial?

Apesar da maioria das situações serem divertidas posso pontuar momentos onde a tensão era verdadeira como no momento em que um carro é engolido pela terra e quando os personagens precisam se isolar nos telhados para fugir dos monstros. Por falar nessas criaturas, os graboids,  são bem toscos. Parecendo uma enorme minhoca com varios tentáculos com dentes que saem pela boca, elas seguem o mesmo padrão do elenco: é ruim mas é bom!

Com todos seus absurdos (o maior deles é a tradução do título), O Ataque dos Vermes Malditos é uma ótima diversão sem compromisso e com direito a muitas sequências, trazendo Burt como rosto principal da franquia. Boa diversão!!

O Ataque dos Vermes Malditos – Tremors (1990) – terror.

Direção de Ron Underwood, estrelando Kevin Bacon, Fred Ward, Finn Carter, Michael Gross, Reba McEntire.

Related Posts with Thumbnails

Author: Dani Vidal

Dani Vidal (@danividal) é formada em Relações Públicas e autora do blog Feminina. Apesar de não dispensar um terror recheado de zumbis, chora copiosamente com um bom drama. Acho que nossa postura com a sétima arte é como se achar técnico de futebol. Ninguém é especialista mas todo mundo tem uma opinião e adora criticar a escalação.

Share This Post On

6 Comments

  1. esse é clássico…quando eu era pequeno assistia direto!!!…muito massa!!

    Post a Reply
  2. Bom, eu assiti ao filme,(Tremors) também várias vezes, não só o primeiro como o segundo, o terceiro e o quarto, só não segui o seriado porque não encontrei em português, mas adoraria, abçs

    Post a Reply
  3. Cláááássico absoluto da diversão trash intelectualmente inofensiva.
    Teve uma vez em que o SBT se superou: anunciaram o Tremors 2 e passaram o 1!
    WTF!

    Post a Reply
  4. Não perdia as reprises. Era batata! Toda vez que passava, eu assistia. Assim como “Lagoa Azul”, “Christine”, “A Rocha”..

    Post a Reply
  5. Sensacional, clássico absoluto! Virou cult até. Esse filme é muito bem feito, pelo que ele se propõe. Assisti novamente ontem, dessa vez legendado, e me diverti como antes. Ri até da legenda que colocaram, pois todos os palavrões proferidos pelos personagens foram substituídos por “sacana”.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ataque dos Vermes Malditos retorna com Kevin Bacon na Tv - […] (CW) ficará responsável pelo roteiro da série que deverá seguir os acontecimentos após o primeiro filme (ignorando talvez aí…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.