Fogo no céu (Fire in the Sky – 1993)

 

.

.

No dia 05 de Novembro de 1975, na Floresta Nacional de Apache-Sitgreaves, Arizona – EUA, o lenhador Travis Walton foi atacado por um OVNI sob os olhares de seus companheiros de trabalho e depois abduzido por esta mesma nave. Essa é a história do filme Fogo no Céu (Fire in the sky – 1993), baseado em uma história real que sacudiu a opinião pública americana.

Eu considero Fogo no Céu o filme definitivo sobre abdução alienígena. Só não dei a nota máxima por que Travis Walton é uma personagem que não me causou nenhum tipo de empatia e isso dificultou o interesse por ele na segunda parte do filme mas a história realmente é interessante. Na introdução, somos apresentados a seis homens que estão atordoados, nervosos, amedrontados e discutem se devem de fato contar a verdade. Descobrimos que eles são lenhadores contratados para podar árvores na reserva e que no final da tarde daquele mesmo dia, quando voltavam do serviço, viram algo que parecia um incêndio na mata. Ao se aproximarem percebem que não havia fogo na mata mas sim uma luz alaranjada que emanava de um objeto parecido com um ovni que pairava sobre a região. Apavorados, eles querem fugir o mais rápido possivel mas Travis sai da caminhonete e fascinado pelo fenômeno se aproxima da luz e posiciona-se embaixo do objeto como se tivesse tentando entender aquilo que via. Ele é atingido por uma luz que o joga para trás e parece matá-lo. Os colegas fogem apavorados e no meio do caminho resolvem voltar e ter certeza se ele está morto ou precisa de socorro médico. Quando Mike volta para buscá-lo, não encontra mais nenhum vestígio de Travis.

O verdadeiro Travis

 

Essa é a espinha dorsal do filme Fogo no Céu. A abdução de Travis é apenas o pano de fundo para mostrar o redemoinho que a vida desses seis homens se tornou quando decidiram contar a verdade sobre a abdução e isso é feito de forma muito inteligente, desde o início do filme quando os mostra chegando da reserva. Eles poderíam inventar qualquer história para justificar o sumiço de Travis mas, mesmo sabendo das consequências, resolveram assumir publicamente que viram um Ovni acertar o amigo naquela floresta. A personagem principal, Mike, um homem conhecido na comunidade, respeitado pelo seu trabalho, pai de família, morou a vida toda em Snowflake, se vê sob a mira da polícia que acha que ele e os colegas mataram Travis, a cidade desconfia de sua honestidade e a imprensa do mundo inteiro o espiona em todos os lugares.

Essa história é muito famosa no meio ufológico e ficou mundialmente conhecida, em uma época onde a internet não existia e a informação demorava a chegar a todos, o desaparecimento de Travis reuniu jornalistas do mundo inteiro na pequena Snowflake e muitas histórias controversas se instalaram. Até um polêmico teste do polígrafo (atestando que os lenhadores falavam a verdade) foi feito e quando todos  pensavam que aqueles homens iríam presos, eis que Travis reaparece e a história muda de rumo. O filme se concentra na história até este ponto mas  na vida real, muitas coisas aconteceram e perguntas sem respostas continuam até hoje. Independente de acreditar na história, o filme trata do assunto de forma humana, focando nos personagens certos principalmente se tratando de um caso que aconteceu em 1975. Recomendo!!

Fogo no Céu (Fire in the sky – Suspense, Ficção Científica, Drama. Ano: 1993)

Dirigido por Robert Lieberman, roteiro de Tracy Tormé e Travis Walton, estrelado por D.B. Sweeney, Robert Patrick, Craig Sheffer, Peter Berg. 


Related Posts with Thumbnails

Author: Dani Vidal

Dani Vidal (@danividal) é formada em Relações Públicas e autora do blog Feminina. Apesar de não dispensar um terror recheado de zumbis, chora copiosamente com um bom drama. Acho que nossa postura com a sétima arte é como se achar técnico de futebol. Ninguém é especialista mas todo mundo tem uma opinião e adora criticar a escalação.

Share This Post On

10 Comments

  1. Fiquei com muita vontade de assistir a esse filme parece realmente muito interessante.Sou fascinada por assuntos sobre seres de outro mundo,seja ele real ou não.Vô logo anotar o nome,para não esquecer!!!

    Post a Reply
    • Eu lembro que quando eu era menor… ese filme passava na Sessão da Tarde =D
      Depois vem contar o que achou.

      Post a Reply
  2. Dani, se não me engano esse filme passou no SBT e na época que eu vi eu tive muito medo hahaha.

    Eu tenho pavor a aliens, acredite. E essa porra com toda a onda de “fatos reais” me deixou muito tenso na época. Talvez revendo hoje eu consiga assistir tranquilamente, mas a lembrança que tenho da época é de terror mesmo.

    Post a Reply
    • Marcio,
      Eu passei pelo menos pânico e lembro que o filme passava a tarde =)
      Hoje não faz medo, mas continua um bom filme

      Post a Reply
    • Passou no ‘Cinema em Casa’ do SBT. Eu era molequinho ainda e não quis olhar a parte que ele estava sendo arrastado pelos corredores da nave hahah! Agora estou procurando pra assistir online. Acho que agora consigo assistir tudo =P

      Post a Reply
  3. Sou um cético, sempre fui, mas confesso que quando vi esse filme fiquei doido, me amarrei! É um bom filme, prende do início ao fim.

    Post a Reply
  4. acabei de ver o filme…entrei na net para pesquisar sobre o assunto e acabei caindo nesse site. O filme é muito bem feito para a época,apesar de ser uma base de tudo que foi real! a realidade na verdade é muito mais complexa. Cleiser s-o-s-com@live.com

    Post a Reply
  5. adoro ufologia e apesar de nunca ter visto acredito sim em vida fora da terra,nao acho que essas historias de ets saem do nada,depois da decepção da farsa de contatos de quarto grau,voltei a me impressionar com o assunto devido ao filme fogo no ceu,nunca tinha visto e assisti de madrugada na globo,do que acompanho sobre o assunto,foi umas das coisas mais mpressionantes sobre o assunto vale a pena assistir,outra coisa que me intrigou são as descobertas que estão sendo feitas de relatos sumérios(primeira civilizaçõ humana)sobre a origem humana que também envolve o tema,quando comecei ler sobre o assunto desconfiei,porém,pela falta de tecnologia da época,a riqueza de detalhes e semelhanças com histórias tratadas como divinas pela bíblia impressionam,vale a pena ler sobre o assunto,

    Post a Reply
  6. esse é sem duvida um dos melhores filmes de abduçao,alienigenas ja feito qdo vc ve as criaturas vc quase acredita mto bom fica a dica é bom mesmo,e a historia real é de arrepiar !!

    Post a Reply
  7. fabio tadeu se puder ver procure Era os deuses astronautas muito loko

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.