Quem foi cria dos anos 80 com certeza deve se lembrar da série televisiva “Esquadrão Classe A” que passava por aqui no SBT, uma produção que tinha o único intuito de divertir com explosões e cenas de ação totalmente desprovidas de qualquer coisa semelhante com a realidade. A adaptação para os cinemas conseguiu capturar bem o espírito do seriado, fazendo do filme uma boa opção de diversão “descartável”.

A trama segue então a história do grupo conhecido com “Esquadrão Classe A (The A Team)”, especializados em obter êxito em missões complicadas. Porém a fama do grupo acaba os tornando alvo de uma emboscada e todos vão presos. Para limpar seus nomes eles precisarão arrumar um jeito de fugir e tentar capturar (e descobrir quem são) seus inimigos.

Os personagens principais são bem carismáticos e o elenco no geral se apresenta muito bem, com exceção de Quinton ‘Rampage’ que faz o ‘B.A.‘, não é que ele esteja ruim, mas talvez pelo original ter sido tão ‘icônico’ tenha lhe faltado um “algo a mais” para sair de sua sombra. Liam Neeson (Busca Implacável) faz o ‘cabeça’ do grupo Lynch, sempre com planos bem arquitetados e bons contatos. Bradley Cooper (Sem Limites, Se Beber Não Case) interpreta Peck, o “Cara-de-pau”, bom em disfarces e mestre da engenharia social e completando o time temos Sharlto Copley (que já tinha mandado muito bem em Distrito 9) fazendo o insano Murdock. O restante do elenco (sem esquecer a linda Jessica Biel) não chega a comprometer.

Para quem se incomoda com filmes mentirosos (aqui em Salvador a gente chama de culhudeiro ou cuiudeiro, como queira) é preferível que corra léguas desta produção. A cada sequência de ação não faltam explosões, planos mirabolantes e cenas extremamente absurdas. A todo momento de calmaria (aquela paradinha pra organizar as novas ações e nos preparar para mais loucuras) a única coisa que ficava em minha mente era o que mais poderia surgir, e assim o filme vai se superando de absurdo em absurdo com direito a coisas como manobrar um tanque caindo de paraquedas e muito mais.

Sem dúvidas não é um filme para se levar a sério, “Esquadrão Classe A” consegue cumprir seu objetivo divertindo o espectador e relembrando de forma bem interessante o antigo seriado de tv. Ainda rola uma deixa para continuações e, ao contrário do que geralmente ocorre comigo, eu gostei e tenho sim vontade de ver novamente os 4 companheiros nas telonas realizando as mais insanas missões.


 

Esquadrão Classe A (The A-Team: Ação, Comédia – 2010, 125 min)

Dirigido por Joe Carnahan com roteiro por Joe Carnahan, Brian Bloom e Skip Woods. Estrelando: Liam Neeson, Bradley Cooper, Sharlto Copley, Quinton ‘Rampage’ Jackson, Jessica Biel, Patrick Wilson, Gerald McRaney e Yul Vazquez.

Related Posts with Thumbnails