Sobrenatural (Insidious – 2011)

.

Quando ouvi falar da história do filme Insidious pela primeira vez, fiquei bastante interessada! Apesar de não aparentar muita novidade, achei que seria um suspense e tanto: “Um casal se muda com os três filhos para uma nova casa. Tudo parece ir muito bem até que o filho mais velho sofre um acidente doméstico e entra em coma e os médicos não conseguem um diagnóstico animador. A situação se complica quando eles descobrem que espíritos estão assombrado a casa e a família e o pior: podem ter sido os responsáveis pelo acidente do pequeno Dalton.”

No início do filme somos apresentados a família Lambert que ainda está arrumando as caixas da mudança. A casa norva é enorme e aos poucos, a mãe tenta colocar tudo no lugar enquanto cuida de duas crianças e uma bebê. Josh, o marido, é um professor que passa boa parte do tempo fora de casa e algumas vezes demonstra ser um marido e pai ausente. Pequenos detalhes são inseridos na trama mas só vamos entender a importância deles mais pra frente… até então, o filme vai bem com as personalidades de cada membro da família sendo apresentada. A partir do momento em que Dalton, filho mais velho, cai de uma escada e horas depois entra em coma, a vida da família dá uma grande reviravolta. Abalada com o estado do flho, a mãe começa a ouvir vozes através da babá eletrônica, vultos dentro de casa, rostos no quarto do bebê e culmina na visualização de um espírito dentro do seu próprio quarto. O marido que passa cada vez mais tempo fora de casa não participa desses eventos até o momento em que durante uma madrugada, algo muito estranho acontece dentro de casa… um fenômeno envolvendo portas, alarmes e vultos.

Spoilers!!!

A família muda de residência e acha que os problemas foram resolvidos mas descobrem que estavam com o foco errado. Os fantasmas os seguem até a nova casa e só depois de apelarem por ajuda de especialistas em fenômenos sobrenaturais entendem que é o filho Dalton (em coma) que está mal assombrado. Até aí, a história é muito interessante mas depois disso desce uma ladeira em alta velocidade.

Quando o pai descobre que o filho está preso em outra dimensão e só ele poderia salvá-lo, indo até lá e trazendo-o de volta… forçou a barra. Quando os elementos da projeção astral, as visões da paranormal, a descrição do monstro que quer tomar o Dalton deveria ser assustadora mas o que eles conseguiram foi algo muito tosco. As tentantivas de humor só prejudicaram o filme além da grande bobagem de permitirem que tivessemos acesso tão nítido ao monstro – vilão – do longa. Senti vergonha alheia… a velha me assustou mais que ele. E no final das contas, deveríamos temê-la mesmo.

Fim dos Spoilers!!!

Algumas cenas realmente assustam, criam um clima de tensão onde o medo do que está por vir é constante. Poderíam explorar um leque de possibilidades mas eles apelaram para a mais boba tentativa de review do filme Poltergeist! No terceiro ato do filme, a fotografia ajuda bastante … (detalhe para uma certa família que aparece) além do clima claustrofóbico quando o pai está em busca do filho. Apesar disso tudo, não é o suficiente para salvar o filme que tem acertos pequenos para quase duas horas de projeção. Para alguns o final foi previsível mas pra mim ele foi satisfatório, o problema é que para chegar até este final, muitas bobagens foram inseridas e chegou um ponto onde nada interessava tanto, nem mesmo o destino dos personagens. Uma pena porque eu esperava muito mais do filme.

.

Related Posts with Thumbnails

Author: Dani Vidal

Dani Vidal (@danividal) é formada em Relações Públicas e autora do blog Feminina. Apesar de não dispensar um terror recheado de zumbis, chora copiosamente com um bom drama. Acho que nossa postura com a sétima arte é como se achar técnico de futebol. Ninguém é especialista mas todo mundo tem uma opinião e adora criticar a escalação.

Share This Post On

57 Comments

  1. Pensava que era melhor, mas o filme já ganhou pontos comigo por não ser estilo “documentário’. Vou conferi-lo sem pressa 😀

    Post a Reply
  2. Não é lá não ruim.. o problema é a segunda metade do filme que coloca por água abaixo toda a boa história do início
    =/

    Post a Reply
  3. Sim, quando os caça fantasma entram em ação é ladeira abaixo mesmo, mas o início traz ares promissores. Mas, aquela história de Além… Bom …

    SPOILER ON
    Toda a explicação do Além, de onde está Dalton e porque os fantasmas estão ali, é ridícula. Mas, o que mais incomoda é sempre colocarem o diabo no meio, como você falou, a velha era muito mais assustadora. E aquele diabo caricato, realmente é ridículo.
    SPOILER OFF

    Uma curiosidade, você ficou para ver a pseudo cena pós créditos? A gente ri para não chorar de raiva. hehe.

    bjs

    Post a Reply
      • Respondi em DM no Twitter pra não dar spoilers aqui…. :p Mas, é uma besteira, não contribui em nada para o filme. É quase uma gag, uma piada.

        Post a Reply
    • Eu tbm não vi essa cena,o que acontecee????

      Post a Reply
  4. eo tow com ele aqui no pc em ótima qulidade..só esperando a legenda pra conferir!!

    Post a Reply
  5. Eu baixei no domingo, mas preferi dar ouvidos a uma recomendação para “Detenção” (que foi uma tentativa de escabrosa de homenagear os clássicos dos anos 80) e me arrependi.
    Nota mental: nem percam seu tempo para assistir “Detenção”.

    Quero conferir “Sobrenatural” no finde, depois de assistir “Los Ojos de Julia”.

    Post a Reply
  6. Por tudo o que você falou, acho que também criei expectativas para o filme. Parecia melhor.

    Beijos,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    Post a Reply
  7. eu fui assisti ontem, confesso que levei muitos sustos e me peguei gritando hahaha (coisa que não faço), mas a parte que mostra nitidamente o “bicho-feio” perde a graça….mas valea pena ver, pra levar uns sustos hehehehe

    Post a Reply
    • Olivia,
      eu também me decepcionei ao ver nitidamente o tal bicho… parei de sentir medo!
      =)

      Post a Reply
  8. Também me decepcionei quando vi o bicho… parei de sentir medo! [2]
    Porem,eu não vi a cena depois dos creditos,alguem aqi viu? queria muito saber o que teve!

    Post a Reply
  9. Genteee o que tem nessa cena do final do filme? to curiosa agora ahuuhahua

    Post a Reply
  10. olha se tem cenas apos os creditos nao sei, mas que nos pregaram uma peça na hr que estavamos saindo da sala, isso sim!!!! apagaram todas as luzes, quase morremos de tanto medo kkkkk

    Post a Reply
  11. Partilho da mesma opinião dos demais. A partir da metade do filme a história começa a ficar tosca. Achei totalmente desnecessário a aparição do tal “diabo”, ainda mais infantil da forma como foi desenhado e colocado no filme, me senti assistindo uma aventura quando o pai vai buscar Dalton no outro mundo, senti vergonha de assistir o resto do filme, mas… fui forte e consegui, afinal, até a metade do filme tudo ocorria perfeitamente bem, e levei bastante susto. O final mesmo esperado, tirou um pouco da tosquice da metade do filme, e como pudemos ver, provavelmente não será feita uma continuação (será melhor que pare por aí).
    Era um filme que pelo trailer me fez esperar muito, e me decepcionou quase que na mesma proporção. Ainda não esqueci a parte que o pai chega no outro mundo e aparece aquela aberração fulera em forma de diabo. Ai ai…

    Post a Reply
  12. Ah, não me lembro de nenhuma cena depois dos créditos não.

    Ah, mas eu nem achei tão ruim o filme não. É um estilo diferente. Alguém notou uma semelhança tremenda da trilha com a de The Shining?

    Eu achei interessante essa nova filosofia de se apoderar do corpo e aquela característica que o Dalton herdou do pai (a qual esqueci o nome). É legal essa criação de um outro mundo e talz. Sei que o filme era pra ser de terror, mas adorei quando o “bicho” apareceu assobiando, perto daqueles bonecos. Gostei muito dessa parte fantasiosa, estilo O Labirinto do Fauno.

    Ah, e outra coisa. Notei que todos riram na sala do cinema nessa parte e eu me pergunto: aquelas lanternas do tamanho da minha cabeça eram mesmo necessárias?

    Post a Reply
    • E na hora que a médium diz: Seja discreto .. não chame atenção
      então ele resolve chegar ao outro mundo GRITANDO!!
      tipo, WTF?

      Post a Reply
  13. Não achei tão ruim.
    Não se se era por que eu esperava menos do filme – é, ao contrário do que vcs esperavam, aparentemente. Não tinha pesquisado muito sobre ele antes, e tudo que sabia era ser algo sobre casas assombradas e crianças, algo já bastante vistos em filmes aneriores…
    Bons sustos. Mas estava achando as aparições um tanto aleatórias (se os espiritos queriam o menino em coma, por que ficavam no quarto do bebê mesmo? Depois do filme minhas amigas estavam especulando sobre o bebê sair do corpo também.)
    SPOILERS
    Quando chegaram os paranormais com as geringonças feitas a mão(?) fiquei tip, “ah, estão brincando com eles.” E então chega a velha bem humorada e explica aquilo tudo e que Josh tinha que salvar o filho dele e seilá o que. Essa parte foi um tnto forçada. E a viagem dele para o limbo/umbral/inferno/purgatório/nãosei para encontrar o filho.. eu gostei especialmente dessa cena, talvez por causa da arte e achei que as coisas que aparecem por aí são pertubadoras, tanto a familia de bonecos(?) e seus sorrisos stop motion quanto o demonio trabalhando ao som daquela musiquinha (como disseram, tbm me lembrou algo como “O laberinto do Fauno”. Amo filmes assim, talvez tenha sido isso que me atraiu na cena…) E mesmo com o final esperado, eu gostei dele. Menos esperado do que “todo mundo acaba feliz para sempre”, pelo menos.

    Não sei se assisto muito poucos filmes ou o que, mas acho que esse se destacou entre os outros do genero lançados ultimamente e não me arrependo de ter assistido nem nada, eu gostei, bastante até.

    Post a Reply
    • Carol,
      Quando o pai vai em busca do filho tem umas cenas interessantes … também achei o final satisfatório. Acho inclusive que se o foco não fosse o tal capeta da cabeça vermelha e sim a velha assombrada, poderia ser mais bacana.

      Mas que bom que o filme te agradou. O mais importante é isso quando falamos de um filme de terror, se ele dá aquele frio na espinha, cumpriu seu papel =)

      Post a Reply
  14. O filme é muito bom, só peca, como todos citaram, os casas fantasmas e o capeta.
    Se somente participassem as duas velhas, a viva e a morta, seria muito melhor.

    Post a Reply
  15. É um filme que pode ser dividido em duas partes, a primeira antes de eles mudarem de casa, até ai tudo bem um bom começo cria um clima … e as segunda dps dos “caças-fantasmas” , sendo essa segunda parte totalmente dispensável …
    Um filme com um começo interessante e um desenrolar bobo e apelativo….

    Post a Reply
  16. bem assustador….um ótimo filme..daqueles que vc se surpreende no final..nada nunca termina do jeito que agente quer..vale a pena conferir eu mesmo adorei..eu me peguei dando altos pulos do sofá..um filme muito tenso…e outra mulher num tem gosto pra filme!!!

    Post a Reply
    • mulher não tem gosto pra filme?
      se você diz né, então deve ser verdade.

      Post a Reply
  17. kkkkkkkkkkkkkk…é verdade mulher só tem gosto pra novela..mulher não entende de filme….Homem entende mais de terror..mulher é mais romance..vc´s adoram filmes com finais felizes.. coisa melosa é com vc´s!!…xD

    Post a Reply
    • Essa generalização é muito triste Thiago. Nem todas as mulheres são assim, você nao pode afirmar isso. Talvez deva conhecer mais mulheres hehehe

      Post a Reply
    • E tu entende muito de filme né campeão…

      Post a Reply
  18. vamos comigo gente, todos juntos…
    “Por isso é que o Brasil não vai pra frente” (8)

    Post a Reply
  19. vc´s num estão muito equivocados não?? ninguém sentiu um ar de brincadeira no ar não?? e o brasil num vai pra frente por causa de outros fatores não por diferenças cineficas!!

    Post a Reply
    • o Brasil não vai pra frente pelo pensamento pequeno da maioria da população, e isso que inclui você após esse seu comentário infeliz.

      Post a Reply
  20. que comentário infeliz?? isso só foi uma brincadeira…vc’s num viram minha gargalhada não?? eu num penso assim..o brasil mais uma vez não vai pra frente por causa de pessoas incluindo vc que não entendem nada!
    não precisam me Crucificar por causa disso..vc´s só estão fazendo tempestade num copo d’água sem necessidades!!..vc’s não tem senso de humor não é??..abrass!

    Post a Reply
    • sorry baby, entendi mal mesmo.

      Post a Reply
  21. esquenta não fabrício o que que importa é que o mal entendido foi entendido!!..fica na paz!!

    Post a Reply
  22. Na minha opinião o filme no princípio promete muito mais do que revela no final ! Para além disso, consegui constatar algumas falhas, tais como na descrição da senhora ao ver o ‘demónio’ esta diz q tem os olhos ‘ negros como carvão’ quando no entanto quando este realmente aparece tem os olhos amarelos; outra das falhas são os outros dois filhos do casal que supostamente teriam ido para a casa da avó para não serem postos em perigo, mas no entanto a avó aparece na casa e os miúdos continuam sem aparecer ! Para mim, o filme foi uma desilusão, muito artificial, estava à espera de mais fluência e não de tanta dispersão.

    Post a Reply
  23. Sobre o que aparece após os créditos:

    SPOILER ON

    Aparece só a véia soprando a vela que ela segurava, só isso, totalmente cômico hahahha

    SPOILER OFF

    Post a Reply
  24. Eu adore o filme… um filme bem sureal
    que traz muitos sustos do inicio até o final
    nao me importo com a cara do diabo ser ridicula
    curti o filme até o final
    e to vendo que vai ter o 2
    eu só queria saber se alguem entendeu o final
    porque eu nao entendi direito hihi
    abraçoo *-*

    Post a Reply
  25. Fraco e “encheção de linguiça”… perdi meu tempo, infelizmente.
    Se fizessem o filme de maneira objetiva, com a estória que ele quer mostrar, ele duraria, no máximo, 30 minutos…
    FUJAM !!!!

    Post a Reply
  26. gostei pegou alguma relatos de documentarios de paranormalidades reais nesse filme, achei legal, melhor que assistir esse reality show que passa nas tv.

    Post a Reply
  27. Putz que filme bom. Eu particulamente adorei. Me assustei muito.

    Post a Reply
  28. Fiquei mto atormentado com a velha tbm,
    Achei assustador as partes em que ela
    aparece,gostei do filme!

    Post a Reply
  29. Eu vi o filme de dia só levei susto na parte q o demonio aparece atras do josh o resto do filme foi como uma aventura,legal eficou sem graça quando o demonia apareceu nitidamente afs perdi o medo.

    Post a Reply
  30. Curtii mtu o filme, tomei mtu susto ;x
    a galera aai falano qe acho o filme ruin, esse filme inovo , naum é igual a outros filmes de terror qe voceis tao acostumados a ver. Mó adrenalina no final do filme, tudo mtu rapido, coraçao fica a mil por hora xD
    Foda-se qe apareceu a cara do tinhoso, ah galera ai deve ter tomado um susto e veio reclama aki nos comentarios aeoiwoei -q

    Post a Reply
  31. Muito ruim esse um monte de críticas negativas sobre Insidious. Achei o filme muito bom, o melhor do gênero nos últimos tempos – e eu tenho bagagem pra falar sobre terror, mesmo. Acho que na verdade, ou você compra a trama do filme e embarca em tudo aquilo ou não. Se você não consegue ‘acreditar’ ou acha a idéia de viagem astral babaca, o filme não funciona mesmo. Não é um filme pra todos, de fato… mas é refrescante na cena do terror atual.

    Post a Reply
    • Luciana,
      Isso é bastante comum… eu estou cansada de assistir filmes, adorar e depois ler comentários ruins a respeito dele. Eu não sei nem se tenho tanta bagagem para falar de filmes de terror mas em cima do que eu assisto, leio, escuto… realmente, Insidious, não fez a minha cabeça.
      Não considero um filme ruim porque gostei até o meio e de fato a idéia da Viagem Astral pra mim não funcionou nesse contexto.

      Post a Reply
  32. aa geenre eeu gostei do filme mais fico muuito sem graça quando apareceu aquele bichoo

    Post a Reply
  33. Boom… Eu gostei do filme,apesar de mudar tao radicalmente o estilo do filme depois da metade,kk era terror dps virou uma espécie de aventura em busca do filho em outra dimensão…
    Mas este filme me envolveu bastante com sua história e cenas q ficam marcadas na sua mente, como aquela em q o demonio aparece.
    Eles foram bem originais em mostrar logo o demonio em vez de ficar so naqueles vutus e imagens q pássam rapidamente.
    Eu axei q o demonio deste filme atendeu todas as características de demonio rsrs, so faltou um xifre kk.Mas caso vc nao saibam, o demonio deste filme é estilo de demonios brincalhões q gostam de zuar as pessoas, a cena em q ele tava ouvindo musica com akelas marionetes preenchem este quesito.

    E enquanto as cenas depois dos créditos eu ainda nao xeguei a ver, mas vou da uma olhada dps…

    Post a Reply
  34. A CENA POS CREDITO E O FANTASMA DA VELHA ASSOPRANDO A VELA SO ISSO -.-
    TEM MAIS NADA , UMA MERDA !

    Post a Reply
  35. Adorei o filme, é ótimo! a cara do demonio e os caça fantasmas foram de matar (de rir kkk).
    Fora isso é ótimo.

    Post a Reply
  36. Galera eu confesso:
    morro de medo do demonio vermelho..
    e nao tenho coragem de assistir o filme..
    sei laa ele é a coisa qe mais me deixa com medo nesse mundo nem Leaterface me deixou assim com calafrios.. :s
    podem me xingar agora

    Traiçoeiro Me deixa Com MEDO pronto faley

    Post a Reply
  37. qual e o nome da quela musica que toca quando o pai de dalton vai busca ele no alem? por favor me resspondan pareçe uma musica feita com algoma arpa
    gusttawo.cruzeiro97@hotmail.com me add no msn

    Post a Reply
  38. Eu tinha grades expectativas em relação a esse filme, a história parecia ser muito boa, porém não souberam trabalha-la da forma correta… Infelizmente o filme foi conduzido erradamente e ficou horrivelmente Tosco.

    Post a Reply
  39. bom eu nunk tinha assistido um filme de terror,motivo medo…+pr uma grande insistência dos amg tive ki assistir SOBRENATURAL…bom pr um primeiro filme realmente deu medo…porèm nd ki ñ me deixasse dormi a noite..hehe..

    Post a Reply
  40. Tem muito fan de susto se achando diretor de filme!
    Quer um filme perfeito? Faz um!
    Todo mundo joga um filme no lixo por causa de uma cena!
    Achei o filme criativo,com relação ao contato espiritual que a senhora teve com os espíritos,e com relação aos caças fantasmas,ninguém nunca viu um caça fantasma que não seja tapado,viciado em internet,com cara de assombrado,foi uma nostalgia ao filme Ghostbusters,o filme reuniu cenas eternizadas em muitos outros filmes Gold da história dos filmes de terror/suspense/drama!
    É Necessário conhecer para falar!
    James Wan está de parabéns!

    Post a Reply
  41. Ainda bem que vai ter continuação, contra as previsões do Post!

    Post a Reply
    • Vai sim… e pelo que tenho ouvido falar me pareceu bem interessante.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.