.

.

.

“Inspirado em um livro (The Rite – uma história real) o filme conta a trajetória de um jovem seminarista com um grave problema de fé. Vendo nele um grande potencial, o Padre orientador não quer permitir que o seminarista desista do curso, por isso, o envia até o Vaticano para um curso sobre Exorcismo.”

Pessoas com a fé abalada normalmente andam juntas com filmes de Exorcismos, exemplos não faltam como: O ultimo Exorcismo, O Exorcismo de Emilly Rose, ou o clássico Exorcista. É como se os protagonistas precisassem passar por essas provações, estar cara-a-cara com o capeta, para entender que este existe realmente. Neste ponto é onde a maioria deles peca.

O Ritual sai na frente de seus colegas por um fator determinante: Anthony Hopkins! Ele dá vida ao Padre Lucas, um dos únicos exorcistas em atividade, que faz disso seu trabalho habitual. Ele faz parecer que expulsar um demônio é trivial como tomar banho mas ao mesmo tempo, perigoso como colocar o dedo em uma tomada. A personagem é cheia de nuances, navegando entre o irônico, egraçado, sombrio e surreal (basta lembrar da cena envolvendo o celular do Padre Lucas). Anthony Hopkins explora a personagem de uma forma que deixa tudo mais interessante, as vezes, mais interessante do que realmente é. Colin O´Donoghue faz o papel do protagonista Michael Novak e não trouxe muita proximidade com o público enquanto Alice Braga está apenas correta.

Outro ponto a favor de O Ritual está ligado ao fato do assunto ser tratado de uma forma mais realista(?). Volta e meia presenciamos alguém questionando o fator médico, distúrbios psiquiátricos, utilização de remédios e outras causas além do demônio. Uma das pacientes é uma adolescente grávida, o que incomoda bastante a medida que os ataques pioram e a outra personagem a passar pela provação nos transmite um desconforto exatamente porque não sabemos o que esperar dela. Apesar de não ter efeitos especiais apelativos ou vômito verde, O Ritual cumpre seu papel de maneira correta. Se fosse possível, daria 3 controles e meio!

Related Posts with Thumbnails