A esta altura do campeonato pode parecer oportunista e ‘fácil’ dizer que Machete sempre foi o melhor trailer ‘falso’ de todos que foram exibidos em Grindhouse (2007), projeto de Tarantino e Robert Rodriguez que chegou a ser picotado e depois ignorado pelas distribuidoras aqui no Brasil. E o descaso acabou atingindo Machete que também teve uma distribuição bastante complicada e tardia em nosso país.

Assim como os filmes do projeto Grindhouse (“Planeta Terror” e “A Prova de Morte”), “Machete” tem aquele visual de filme antigo com aquela ‘pegada’ trash. Personagens caricatos, belíssimas mulheres e membros e cabeças voando em cenas de ação pra lá de exageradas, ou seja, um prato perfeito para os amantes do gênero.

Na trama conhecemos Machete (Danny Trejo), um ex-agente federal mexicano que tem sua família assassinada por um traficante (Steven Seagal). Sem emprego e vivendo de ‘bicos’ ele acaba aceitando um trabalho para assassinar um corrupto senador (Robert De Niro) mas acaba caindo numa cilada. Não tarda muito e ele começa a sua caminhada de vingança contra tudo e contra todos.

As belíssimas Jessica Alba, Michelle Rodriguez e Lindsay Lohan são um show a parte, assim como as participações de Robert De Niro e Steven Seagal. Ver Dany Trejo decepando pessoas na mesma voracidade que pega as lindíssimas mulheres é diversão garantida. E mesmo numa obra que foi criada com o intuito claro de apenas entreter, a história ainda consegue discutir sobre questões de imigração e exploração de latinos em solo americano.

Com algumas cenas memoráveis e algumas frases de efeito muito geniais, mesmo sendo um filme talvez mais voltado ao público masculino, é uma pena que uma obra tão divertida tenha recebido tamanho descaso na distribuição em nossos cinemas.


Machete (2010: Ação – 107 min)

Dirigido por Robert Rodriguez e Ethan Maniquis com roteiro de Robert Rodriguez e Álvaro Rodríguez. Estrelando: Danny Trejo, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Steven Seagal, Robert De Niro, Jeff Fahey, Lindsay Lohan, Don Johnson, Cheech Marin, Nimród Antal e Daryl Sabara.

Related Posts with Thumbnails