Jogos Mortais 7 – Final

Quando o primeiro Jogos Mortais foi lançado em 2004, ninguém imaginaria que se tornaria uma franquia tão lucrativa. O filme despretencioso, com baixo orçamento, poucos cenários e roteiro elaborado imediatamente ganhou o gosto popular. Imediatamente, sentindo o faro do dinheiro, deu-se início uma das franquias mais lucrativas do cinema.

Em 2010, após seis filmes, foi prometido o último longa da saga: Jogos Mortais – O Final. Eu assisti mas sem nenhum tipo de expectativa porque meu interesse pela franquia terminou exatamente quando subiu os créditos finais do segundo filme. Este não é muito diferente dos outros… e teve a seu favor duas coisas: Responder o que aconteceu com personagens dos filmes anteriores e o famoso 3D.

A idéia principal se perdeu a muito tempo e o vilão JigSaw, já falecido, continua realizando seu jogo mortal através das mãos de infinitos personagens. O que me fez gostar do primeiro filme foi exatamente o jogo do vilão. Colocar os personagens em situações limite, obrigá-lo a fazer um grande sacrifício pela própria vida e arrepender-se de suas atitudes anteriores, foi algo maravilhoso. JigSaw era inteligente e muito preciso. As armadilhas dele não eram tão elaboradas porém mortais, sem contar que a vítima realmente tinha uma possibilidade de escapar.

O tempo passou, já no segundo filme JigSaw passou a focar suas armadilhas em um personagem central e fazer coisas mirabolantes como uma piscina de seringas usadas. O problema é que já no primeiro filme o vilão mostrou que sofria de uma grave doença, coisa que o deixou muito debilitado … Uma forma de manter a franquia foi criar “ajudantes” que ao longo dos anos iam sendo mortos ou trocados por outros. E foi exatamente aí que o filme se perdeu. O Jogos Mortais original ficou na memória e os outros descaracterizaram o vilão e suas armadilhas. O que antes era um aparato com um proposito de marcar a vida da vítima, agora eram verdadeiros aparatos que só um expert em engenharia poderia montar, de uma forma sincronizada e sem esquecer que aconteciam, as vezes, simultaneamente em várias salas.

Alerta de Spoiler

Neste ‘último” filme Jogos Mortais, o agente Mark Hoffman e John Kramer, viúva de JigSaw, brigam pelo seu legado. O jogo de gato e rato é bobo e com situações ridículas que demonstram que todos os oficiais da polícia que passaram pela franquia são totalmente despreparados. Em paralelo a isso temos um personagem que resolve ganhar dinheiro fingindo ser um sobrevivente das armadilhas de JigSaw e virou uma espécie de pop star com livro publicado. Não é de se estranhar que ele será o próximo a ter a chance real de entrar nas armadilhas e se arrepender das mentiras que conta. E por falar em armadilhas elas não são mais tão interessantes e posso dizer que o único aparato realmente diferenciado foi uma caixa transparente no meio da rua onde três pessoas são “testadas” e o público ao redor assistindo. Outro ponto a ser destacado neste filme são alguns antigos personagens que sobreviveram aos testes do JigSaw – ou seus assistentes – e aparecem em grupos de auto-ajuda e tentam se libertar do trauma; um deles é o nosso velho amigo Dr. Lawrence Gordon, que cortou o próprio pé e fugiu no primeiro filme. Uma passagem rápida mostrando como ele conseguiu escapar vivo é mostrada mas tudo que aconteceu depois tirou todos os méritos do personagem e o final foi totalmente desnecessário. Isso só nos deixou claro que podemos esperar um outro Jogos Mortais por aí… mas eu realmente espero que não.

Related Posts with Thumbnails

Author: Dani Vidal

Dani Vidal (@danividal) é formada em Relações Públicas e autora do blog Feminina. Apesar de não dispensar um terror recheado de zumbis, chora copiosamente com um bom drama. Acho que nossa postura com a sétima arte é como se achar técnico de futebol. Ninguém é especialista mas todo mundo tem uma opinião e adora criticar a escalação.

Share This Post On

17 Comments

  1. Não tive coragem de sair para ver jogos mortais 7. Há muito tempo a franquia enjoou. Talvez, um dia pegue na locadora. Há muito tempo que perdeu a graça…
    Beijo,

    Beijo,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    Post a Reply
  2. Sinceramente eu parei do primeiro filme, o resto começou a ficar sem graça (:

    Post a Reply
  3. eu quero ver opiniões masculinas….esses tipos de filme é mais os homens que gostam…..mulheres nem tanto….
    por isso não estou conciderando esse post!!!

    Post a Reply
  4. meninas me perdoem a Dani também….não achando que vc não entendam mal…..é porque mulher gosta mais de drama e romance…e o publico masculino e vidrado em sangue e sexo…espero que vcs me entendam…Abrass!!!

    Post a Reply
  5. Magina que isso, realmente os homens gostam mais de coisas sangrentas, lutas e sexo, mas algumas mulheres ( eu por exemplo ) gostam mais de filmes que tenham uma história decente e sangrenta também, não sou muito fã de drama e romance só se for bom e sem cliches.

    Post a Reply
  6. Nossa, que generalização machista! Sou mulher e não gosto tanto assim de drama e romance. Aliás, odeio romance.

    Mesmo amando filme cheio de sangue e violência gratuita, jogos mortais 7 foi bastante fraco. Concordo com tudo que foi dito!

    Post a Reply
  7. bem eu assisti o filme e não achei ruim não….esse é o mais escrabroso de todos…as mortes são mais aguniantes…mesmo asssim não superou os anteriores pra mim o melhor é o quarto filme…mais o filme num foi tão ruim como vcs disseram!!!

    Post a Reply
  8. aff vcs nem sabem o q é um filme bom!!!!
    jogos mortais poderia ter até o 20 mas ainda seria bom!!!

    Post a Reply
  9. Bem!na minha opiniao todos sao excelentes.Criticar um filme como Jogos Mortais é deixar explicito a falta de conhecimento.Quantos filmes conhecemos q mesclam sangue, tensão,pânico,dor,sofrimento,suspense.Essa mistura é que faz a diferença,pra mim foi um jeito bem diferente de fazer um filme de terror.Como Jogos Mortais só Jogos Mortais!!!!!

    Post a Reply
    • Acho que criticar um filme Denise é questão de OPINIÃO e não falta de conhecimento.

      Post a Reply
  10. pocha vida meu tem homem que tem 20,30,40anos e não tem coragem de assistir jogos mortais po eu tem 10anos sou criança e até minha professora fala que eu sou sangrento e outra a turma dos banbanban não e que não gosta ~e por que tem medo e pa fala a verdade o jogos mortais 7 não vai se o ultimo porque eu e meus outros amigos estamos tentando fazer um jogos mortais mas não tenho dinhero se alguem quizer ajudar

    Post a Reply
  11. jogos mortais 7 foi o melhor, porque? porque é o que tem mais armadilhas e é isso que alguem que assiste jm quer ver, ou seja, mortes e sofrimento. espero que tenha o 8

    Post a Reply
  12. Eu acho que todos os filmes foram bons, claro que uns melhores que outros, mas o 7 não é nem de longe o pior, também acho que tem uma questão de opinião também mas é um filme de terror apesar da história ter ficado confusa a partir do quarto fime o que alguém realmente espera de um filme de terror são sangue e um vilão cruel que nunca morre, e nesse caso que passa o trabalho para outro, claro que a história influencia e ajuda a compreender e a assustar os telespectadores, mas um filme bom é um filme bom, se voce só viu o filme 1 e ficou só nos spoilers dos outros é ÓBVIO que nao vai gostar do 7, fora que pra criticar a saga toda sem ver 4(ou mais) dos 7 filmes é totalmente sem fundamento. Agora pra quem viu todos os filmes e não gostou do 7 tudo bem ele tem sim seus pontos fracos (e eu pisquei e perdi toda a parte 3D do filme) mas ele tem sim suas partes boas assim como a coerência com o resto da série e pune aqueles que fazem coisas erradasn de um jeito que marca a vida das pessoas para sempre. Recomendo que não deixem de ver o filme por causa dessa (e nenhuma outra) critica.

    Post a Reply
  13. Mais um post de uma pessoa que NÃO entendeu a série de filmes. A história não morreu em ponto nenhum, ela continuou de forma muito boa até o sétimo filme… e ainda precisa ser fechada, por isso, mais filmes são necessários. Não vou explicar nada aqui porque a explicação de tudo é muito grande, por isso, recomendo que assistam novamente quantas vezes forem necessárias, até entenderem a história.

    Post a Reply
    • Pelo visto discordar de você quanto a qualidade de uma obra é o mesmo que não entender. E precisaria a pessoa assistir 200 vezes até achar bom e aí sim entender?

      Post a Reply
  14. Tem um primeiro filme muito bem elaborado, uma obra prima sem precisar de rios de dinheiro. Pronto, pra mim poderia terminar ali, a partir do segundo foram apenas pra lucrar e mostrar sangue e mortes cruéis, nada mais. Um grande filme que pelo tema e pela proposta só poderia e deveria ter um único capitulo, os demais foram apelações como em muitos outros títulos que já vimos por aí.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os Piores Filmes do ano de 2010 | Porra, man! - [...] Jogos Mortais 7 – Final [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.