The Runaways – Garotas do Rock (The Runaways – Drama, Biografia:  2010 – 106 min)

Direção e roteiro por Floria Sigismondi. Estrelando: Kristen Stewart, Dakota Fanning, Tatum O’Neal, Michael Shannon, Stella Maeve, Scout Taylor-Compton, Alia Shawkat, Riley Keough, Johnny Lewis e Brett Cullen.

O que acabou chamando mais a atenção no filme “The Runaways – Garotas do Rock” não foi a história sobre a primeira banda de rock formada apenas por garotas, mas sim as presenças de Kristen Stewart e Dakota Fanning. De fato a história é mais centrada nas personagens que as duas interpretam, Joan Jett e Cherie Currie, e não sai muito do ‘lugar comum’ de filmes do gênero, ainda assim, gostei do que vi.

Numa época em que o rock era dominado pelos homens (meados dos anos 70) surge então a primeira banda do gênero formada apenas por meninas. A partir de Joan Jett (Kristen Stewart, Eclipse, Adventureland) o produtor Kim Fowley (Michael Shannon) vê potencial e leva a frente a ideia juntando algumas garotas. A banda é fechada com a entrada da vocalista Cherrie Curie (Dakota Fanning, Eclipse, Heróis).

A bem da verdade a trama acaba sendo centrada mais em Cherie Currie, umas vez que é baseada em sua biografia. Joan Jett, que eu particularmente conhecia mais do que a Cherie, não tem o mesmo desenvolvimento mas aparece bem mais do que as outras integrantes da banda que são apenas coadjuvantes.

Apesar de ter em mãos um material bastante interessante, acaba que “The Runaways” se perde algumas vezes em clichês de filmes do gênero. Toda aquela historinha de banda de rock, drogas, desentendimentos e a velha briga por causa do sucesso exacerbado da vocalista.

O grande trunfo do filme está mesmo nas boas interpretações de Kristen Stewart, que está muito parecida com Joan Jett e ainda na presença bastante desinibida de Dakota Fanning que, se não parece muito com a Cherie original, pelo menos não tem vergonha de usar roupinhas provocantes, gritar nos vocais e até beijar a Kristen. Mas o destaque no elenco fica mesmo com o Michael Shannon, que faz um excelente papel como o insano produtor Kim Fowley.

Apesar de ficar devendo em dramaticidade, “The Runaways – Garotas do Rock” consegue entreter com boas performances do elenco e uma história interessante. Trata-se de um bom filme e, mesmo que não tenha retratado de forma fiel todo o caos e anarquia que rodeou o sucesso meteórico destas garotas, vale a pena ser visto por amantes do gênero.

Veja também:

Para quem já viu o filme, assista ao vídeo abaixo com a apresentação original da banda no japão. Perceba como a Cherie era bem mais “mulher” (apesar da idade ser a mesma retratada no filme) do que Dakota e como Kristen ficou muito parecida com a Joan Jett:

Ramon Prates também fez uma crítica do filme, leia clicando aqui.

Related Posts with Thumbnails