[Lista de Filmes] – Mangue Negro

O leitor Braiam entrou em contato comigo por email e também aqui nos comentários falando sobre algumas produções nacionais do gênero Zumbi, dentre elas a que mais me interessou foi “Porto dos Mortos” (confira o trailer), mas o que dava mesmo para assistir era “Mangue Negro” do capixaba Rodrigo Aragão e foi o que fiz.

Para muitas pessoas do nosso querido e democrático país existe um axioma que nega o direito de falar mal de produções do cinema nacional. Falta investimento? Falta. Falta talento? De forma alguma. Agora o que eu nunca vou fazer é fechar meus olhos ou “pegar leve” com uma produção só porque ele tem o suor do nosso povo.

Lançado em 2008, Mangue Negro conta a história de moradores de uma pequena vila situada nas margens de um manguezal que começam ser atacados por zumbis. Parece banal e sem criatividade mas a ideia de colocar personagens tipicamente nacionais lutando pela sobrevivência contra zumbis num mangue é muito boa.

O filme recebeu diversos prêmios pela américa do sul e o trabalho do cineasta capixaba Rodrigo Aragão (foi diretor, maquiador, figurinista, dentre outras atribuições) merece realmente muito respeito. Fazer este filme com uma verba que girou em torno de 60 mil reais trata-se realmente de um grande feito. Agora é óbvio que a falta de investimento salta aos olhos de quem está acompanhando a história, e é sobre isto que quero falar (e sei que vou ouvir muito nos comentários).

Tenho consciência que os maiores problemas encontrados em “Mangue Negro” esbarram justamente na questão do baixo orçamento, mas infelizmente não vou aqui falar que o filme é bala só porquê é nacional, afinal uma produção é boa ou ruim independente de sua nacionalidade. Existem pontos interessantes e divertidos na produção eu sei, mas no geral deixa um pouco a desejar.

O que mais me incomodou foi a fraquíssima atuação do elenco. Vou salvar o pescador que é razoável e lança uns “desgraaaaaça” sensacionais. Tem a mocinha lavadeira que é quase razoável mas todo o resto é sofrível, em principal o protagonista que é muito ruim, me desculpem. Ele tem até aquela pegada divertida de ‘herói por acaso desastrado’, mas sua atuação não é boa. A velha benzedeira (que é interpretado por um homem, fazendo lembrar até Eddie Murphy) também é sofrível.

Trata-se de um trabalho digno do trash gore, tem muito sangue e é escuro (apesar de algumas cenas noturnas serem filmadas ao dia e escurecidas com efeitos). Correria, mortos-vivos levantado da lama e caminhando em direção aos mocinhos para os devorarem, muitas cabeças voam também, mas o ritmo poderia ser melhor. Alguns cortes acabam, por vezes, estragando a levada de suspense e adrenalina, dando um verdadeiro corte na emoção do espectador.

Para quem curte o gênero afirmo que, apesar de ter achado no geral apenas razoável, vale muito a pena dar um força e conferir o trabalho que pode ser até comprado por aqui (não é um link pago ou com comissão por venda, antes que você reclame disso também). Não tenho e nunca terei a intenção de omitir ou maquiar os meus sentimentos em relação a qualquer produção, seja ela do Brasil, da China ou algum enlatado americano qualquer.

Ainda que minha classificação geral em relação a “Mangue Negro” seja apenas regular, reconheço que o trabalho de Rodrigo Aragão e de todos os que acompanharam nessa árdua batalha (pesquisei e vi como foi complicado) merece nota máxima. Como filme, para mim pelo menos, ficou devendo.

Related Posts with Thumbnails

Author: Marcio Melo

Analista de Sistemas, amante da sétima arte desde os tempos imemoriais e com muito sangue nerd fervilhando em veias hipertensas, fundou o Porra, Man! com o intuito de comentar sobre cinema de forma descomplicada e fácil de entender. Nas horas vagas torce prum time que nunca vence e mata monstros que não existem.

Share This Post On

28 Comments

  1. Olha, eu super apoio produções brasileiras diversificadas, mas porra man, eu não tenho vontade de ver isto não … tenho medo de pegar raiva pelo resto da vida. Sei que o filme foi sofrível para fazer e tudo mais … mas não curto.

    parabéns pela coragem de ter visto.

    Post a Reply
  2. Eu estou com esse filme pra ver a um tempão mas sempre deixo pra depois. Márcio está ficando escolado em filmes underground.. ahahah depois fala de mim.

    A proposito, acho que ainda vou fazer uma crítica de “Um pistoleiro chamado Papapaco”… um clássico do western/ policial/ suspense/ trash dos filmes brasileiros.

    Post a Reply
  3. Alan, se você curte Zumbis, tem que assistir mesmo sendo precário em alguns aspectos.

    Dani, faça mesmo essa crítica. Eu adoro filmes de Zumbi e quando vi a dica não pensei duas vezes hehehe

    Post a Reply
  4. vcs 2 primeiros leitores falam mal do mangue negro só porque é brasileiro? esperimentem pegar uma camera e fazer um filme de zumbis como o rodrigo fez, o filme é de baixissímo orçamento, é sim, mas o talento do diretor é otimo, os efeitos, melhores que qualquer filme americano, os filmes americanos hoje em dia é só efeito e qualidade da imagem como a volta dos mortos vivos 5, dia dos mortos, terra dos mortos DIA DOS MORTOS 2 que alias vcs devem gostar muito desse “classiquinho” não é? um filem AMERICANO e de BAIXO ORÇAMENTO, maior que o do mangue, mas que é uma merda total! se o “mangue” tivesse aquele equipamento, camera, som e iluminação o filme ficaria só cm a qualidade da imagem melhor, pq o filme foi muito bem feito! e impressiona sabendo que o filme é de baixo orçamento, mais uma coisa, para os que falam mal sem olhar antes vê se assistam o filme para depois comentar pq o comentariom de vcs que só falam sem ter assistido o filme, não vale nada! tá Alan raspante e Dani vidal

    Post a Reply
    • Entendo a sua indignação com a turma do “não vi não gostei”.

      Eu gostei de alguns pontos e também acho que o trabalho de Rodrigo Aragão é excelente, como comentei no texto, mas o baixo orçamento deixa latente algumas falhas.

      Fora que achei o elenco fraco no quesito atuação.,

      Mas recomendo a todos assistirem, a idéia é muito boa, Zumbis no Mangue, genial.

      Abração

      Post a Reply
  5. Engraçado dizer que o elenco é fraco visto que a atriz Kika de Oliveira já ganhou até prêmio de melhor atriz em festivais. E pra quem não sabe, o Mangue já ganhou até prêmio internacional! Um filme de zumbis brasileiro ganhando prêmio lá fora! A galera só gosta de ver filme brasileiro se for tipo novela ou de desgraça, tipo Tropa de Elite, fantasia, terror e FC não tem espaço por aqui, mas lá fora sim!

    Post a Reply
    • Só quem não sabe que Mangue Negro ganhou diversos prêmios é quem não leu o texto.

      Eu comentei e inclusive não falei em momento algum que o filme é ruim, tiveram pontos que eu não gostei.

      O elenco continuo afirmando é MUITO RUIM. O ator principal é MEDÍOCRE.

      Mas tem pontos bastante interessantes, fato este que recomendo a todos que gostam do gênero assistí-lo.

      E você falar mal de Tropa de Elite, você viu o segundo filme? Tá falando besteira meu velho.

      Post a Reply
  6. concordo com você, o mangue negro já ganhou 7 prêmios, um de melhor filme lá da argentina e ele entrou na seleção oficial de londres, os dois atores principais ganharam prêmio como melhores atores, algo assim, e o filme ganhou prêmio de melhores efeitos especiais e a atução não é nada fraca, o filme é de baixo orçamento mas isso não estraga o filme, antigamente a imagem do filme era péssima e isso nunca afetou o filme, vocês falam mal só porque vocês gostam de puxar o saco dos americanos enquanto eles nos chamam de “malditos mestiços latinos’, não acreditam? george romero disse isso enquanto escreveu terra dos mortos, tá no filme mas s´[o dá pra ver pela legenda ou se você sabe inglês.

    Post a Reply
    • Aí é que está, comecei falando justamente isto. Porque eu não posso falar das coisas que não gostei do filme? Só porque tem baixo orçamento? Só porque é nacional? Vamos parar com isso.

      Você já me viu elogiando filmes ruins americanos? Filme ruim é ruim independente da sua nacionalidade.

      Não achei Mangue Negro ruim, em momento algum falei disso, mas tiveram pontos que, EM MINHA OPINIÃO (você tem a sua e não pode desmerecer quem assistiu e pensa o contrário), deixaram muito a desejar.

      Post a Reply
  7. mangue negro é um marco do cinema de horror nacional. quem é fã de cinema b e trash curte bastante estes defeitos especiais do filme, eu me insiro no contexto. o elenco é amador não se pode exigir uma atuação de gala fora o orçamento sofrivel. ninguem que trabalho no filme recebeu valores em dinheiro. o ritmo da historia é bem dinamico com excessão da parte da velha dai fica bem arrastado mas nada que tire os meritos de um grande filme feito com baixissimo orçamento. recomendo para todos que são fãs de filmes feitos com migalhas que assistam um filme ingês chamado colin ,este sim tem baixo orçamento. quem gosta de filmes hollywdianos e blookbusters passem longe destes subgeneros pois são para publico seleto e especifico…

    Post a Reply
    • Um publico seleto e específico que não aceita opiniões contrárias? É isto que não entendo.

      Eu só julguei o que achei ao ver o filme, gostei de alguns pontos (inclusive alguns que você citou no seu comentário), mas de outros, como o elenco achei fraquíssimo.

      Comentei dizendo entender que alguns “problemas” se deram por conta do baixo orçamento, mas se for pra analisar filme diferenciadamente a partir do seu orçamento e ‘nacionalidade’ aí não dá né?

      Grande abraço

      Post a Reply
  8. sim entendo sua posição e sua critica mas muitos filmes são feitos de forma desleixada de proposito. mangue negro não foge a regra. tem cada tralha que vc nem imagina que existe , mas se olharamos para os defeitos fica muito chato de se assistir estes filmes. eles são feitos para diversão, pura diversão. o publico é seleto e bem underground para estes filmes…um nicho de mercado que me insiro.
    sua critica é correta e altamente entendivel ….

    abraço
    alexandre

    Post a Reply
  9. Opa, Marcio.

    O Rodrigo é meu vizinho, mora aqui em Guarapari. Jogava video game na antiga locadora do pai dele q, hj, é o estudio em q ele produz seu material.

    Eu ainda ñ vi o filme e sinceramente ñ curto muito produções de baixo orçamento, mas acredito que ñ deva fugir muito do q vc falou aí. De qualquer modo, um dia assistirei.

    Esse post me fez lembrar que tenho q entrar em contato com ele pra saber qual seu proximo projeto, q pretendo divulgar no blog.

    Pra finalizar, Guarapari teve/tem algumas “produtoras” com bons curtas/longas metragens. Eu destaco a Javali Filmes, q tem umas produções bem bacanas, uma delas é o “Sob Encomenda”, q eu ainda ñ vi pq ñ consigo uma cópia e ñ gosto de ver filmes no Youtube. Olha o trailer:

    Bacana q a edição é bem avançada, vide q o filme é de 2006. Recomendo que o assista, ele foi bastante elogiado por aqui.

    Abs.

    Post a Reply
    • Muito legal a edição desse “Sob Encomenda”.

      Quanto a Mangue Negro, assista que vale a pena sim.

      Post a Reply
  10. otimo filme porra vamos dar valor esse filme é nosso carallho !!!!!!!!!!!

    Post a Reply
  11. POR FAVOR DONO DO SITE,NÃO APAGUE ESSE COMENTARIO Q É IMPORTANTE
    vcs pessoas, falam mal do filme pq é brasileiro, não juilgo mal pq realmente esses diretores são pessimos, como o filme “divã” q parece que é americano, dirigido por jorje sei lá o q,mas enfim, esses diretores de agora sabem fazer filmes, como o mestre do terror, rodrigo aragão,q estátrabalhando na sua mais nova obra de terror, “chupa cabras”, tem um trailer no you tube mas o filme não está pronto, então o trailer n é oficial e n apresenta cenas sangrentas, o trailer,n o filme, mas sobre mangue negro, por favor, assistam a essa cena do filme, http://www.youtube.com/watch?v=JAGrbazmyZQ
    só 2 minutos, depois os que não assistiram poderão dar uma critica cincera,obg
    POR FAVOR DONO DO SITE, NÃO APAGUE ESSE COMENTARIO, OBG.

    Post a Reply
    • Não achei o diretor deste filme pessimo, muito pelo contrário Braiam, o trabalho dele é louvável. Divã também é bom.

      Minhas queixas são direcionadas a aspectos que deixaram a desejar. Seu comentário não será apagado ! []´s

      Post a Reply
  12. realmente o filme tem alguns defeitos, mas o diretor está trabalhando em outro filme, chupacabras, em 2008 o Brasil não tinha uma tecnologia boa, agora tecnologia é o que não falta, e esse novo projeto, o diretor fez um treiler meio antecipado só com cenas que ele já gravou, nenhuma de terror ainda, mas ta lá no you tube, pelo que eu vi a imagem tá bem clarinha, o diretor tem orkut também,e pelo que eu me lembro do treiler, a iluminaação tá boa, ele é produzido pelo mesmo cara que produziu o mangue, ele botou só 50 mil reais no mangue, mas acho que ele vai botar mais

    Post a Reply
    • Eu admiro muito o trabalho do diretor nesse filme, e com 50 mil ele fez foi muita coisa.

      Li sobre esse Chupacabras também, com certeza assistirei o proximo trabalho dele, talento e vontade não falta.

      Post a Reply
  13. Não é um filme que eu recomendaria. Eu fiquei impaciente e só comecei a “gostar” quando chegou aos 40 minutos, mas depois ficou ruim de novo. É fato que acabou virando comédia e eu não conseguia parar de pensar no quanto deve ter sido divertido de gravar. Talvez poderia ter ficado bom se esse lado comédia tivesse sido mais explorado, até mesmo pelas limitações do orçamento e blá blá blá.
    Também não tiro o mérito de quem fez o filme, mas as atuações são sofríveis (o filme ter ganhado prêmio nessa categoria não muda a minha opinião), e achei ruim. Costumo gostar de filmes nacionais, acredito que temos alguns muito bons (inclusive recomendo “Apenas o fim”, que também teve seu orçamento bastante limitado), mas pra mim, Mangue Negro passa longe do razoável.
    Abraço, Marcio

    Post a Reply
  14. evil dead brasileiro

    Post a Reply
  15. muito melhor do que o novo filme do george a romero

    Post a Reply
    • Não vi ainda o último filme de Romero, mas se Mangue Negro é muito melhor deve ser bem ruim mesmo. Mas não deixarei de conferir e nem peço a ninguém que deixe de assistir Mangue Negro, apenas escrevi um pouco sobre o que senti e da minha opinião a respeito deste longa (A Ilha dos Mortos né?).

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Mangue Negro, Os Zumbis do cinema nacional | Porra, man! -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Marcio Melo, Porra,man!. Porra,man! said: [Lista de Filmes] – Mangue Negro http://goo.gl/fb/yXVca…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.