.

.

.

The Midnight Meat Train foi lançado em 2008 mas não chegou aos cinemas brasileiros, veio direto para dvd com  o título de “O Último Trem“. Isso não é novidade nenhuma, porque filmes B de terror  não atraem platéia suficiente para justificar a distribuição e divulgação. Baseado em um conto de Clive Barker (também responsável por Hellraiser, Candyman e Mestre das Ilusões) o filme conta a história de um fotógrafo (Bradley Cooper) que está em busca de um novo olhar para o submundo, o lado assombroso da madrugada. É exatamente em um desses momentos – a procura da foto perfeita – ele cruza o caminho do assassino carniceiro do metrô.

Percebe-se que O último trem é um exercício de estilo, assim como Hellraiser foi em sua época. Clive Barker escreveu um conto pequeno porém assustador e retratá-lo na tela não seria uma das tarefas mais fáceis. Exatamente por essa sua característica é provável que uma grande parte dos telespctadores não aceitem a estética apresentada e critiquem fortemente esta adaptação. O maior fator de descrédito do filme é com certeza o uso exageradíssimo do CGI que prejudicou a aceitação por parte das pessoas. Isso acontece nas cenas de maior impacto com gore, olhos saindo de órbita, cabeças explodindo e decaptações, impedindo o realismo desses momentos; a questão é exatamente essa. O formato do filme e principalmente os momentos do ataque do açougueiro retratam quase a estética de um anime. Por isso a câmera lenta, o sangue e o gore mostrado desta forma exagerada. Provavelmente se Eli roth, Tarantino, Romero fizesse algo assim seria mais fácil de ser aceito.

Por falar nisso, Vinni Jones encarna um vilão maravilhoso e o paradoxo disso é que ele mantêm a mesma expressão o filme inteiro mas mesmo assim consegue passar a apreensão necessária quando está em cena. Seu porte, corte de cabelo e expressão facial, colocam o açougueiro na categoria vilão motherfucker! As cenas que mostram o que  açougueiro faz depois de matar suas vítimas merece um crédito especial pois são muito bem montadas e deixa uma sensação muito ruim quando assistimos.

O Ultimo trem não é um filme para qualquer pessoa. Além de gostar da estética especifica, o que já não é fácil ,precisa se descartar algumas bobagens durante a  história e se deixar levar pelo submundo do metrô. Aposto que você nunca mais vai pegar o metrô de madrugada com a mesma sensação de segurança…

Filme: Midnight Meat Train – 2008

Brasil: O Último Trem – direto para DVD

Direção: Ryuei Kitamura

Elenco: Bradley Cooper, Leslie Bibb, Vinnie Jones, Brook Shields.

Related Posts with Thumbnails