Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and two smoking barrels – Ação: 1998, 107 min)

Direção e roteiro por Guy Ritchie. Estrelando: Jason Flemyng, Dexter Fletcher, Nick Moran, Jason Statham, Steven Mackintosh.

Guy Ritchie fez muito barulho na sua estréia como diretor em  “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and two smoking barrels)” de 1998, fato este que fez dele ser um dos primeiros a figurar em minha lista de filmes a assistir. Trata-se realmente de uma produção interessante e muito divertida, mas que ainda fica devendo se formos comparar com outro trabalho seu como “Snatch: Porcos e Diamantes” de 2000.

Na trama somos apresentado a um grupo de camaradas Eddie (Nick Moran), Tom (Jason Flemyng), Bacon (Jason Statham, “Os Mercenários”, “Adrenalina”) e Soap (Dexter Fletcher) que decidem apostar alto numa mesa de pôquer de um sujeito conhecido como  “Hatcher (machado) Harry”. Eddie é o escolhido por ser um mestre nas cartas, porém, o que ele não contava é que fosse ser trapaceado. Além de perder os 100 mil iniciais (25 mil de cada um), ele ainda sai devendo meio milhão de libras tendo 1 semana para levantar o dinheiro ou então todos irão começar a perder um a um os dedos, e isso é só o começo.

A partir do momento que eles começam a pensar em como levantar o dinheiro para pagar a absurda dívida é que outros personagens começam a surgir e ter suas histórias ‘ligadas’ aos poucos. Daqueles filmes que iniciam com histórias paralelas mas com um elo que aos poucos vai aumentando até o grande conflito ser resolvido (ou não).

Este tipo de fórmula continua sendo muito bem explorada nos cinemas, inclusive o próprio Guy Ritchie a seguiu em seus outros projetos. Para mim “Snatch” é, de longe, o seu melhor trabalho, ainda assim, aqui temos um bom exemplo de uma obra que consegue ser divertida de forma inteligente e sem abusar dos clichês.

Mesmo tendo sido lançado a 12 anos atrás, “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” ainda consegue ser mais interessante do que muita coisa que ocupa nossas salas de cinema ou prateleiras de locadoras (se é que alguém ainda aluga filmes).

Related Posts with Thumbnails