Alta Tensão – Haute Tension

.

.

Comentar sobre um filme é sempre difícil, principalmente quando estamos falando sobre terror. O que assusta muitas pessoas pode causar riso em outras, enquanto muito sangue é espirrado na tela e excitam alguns, causam repulsa em outros. Um dos filmes que ainda causam essa divisão no público é Alta Tensão (Haute Tension).

Este não é o primeiro filme de Alejandre Aja mas posso dizer que foi a chave que abriu as portas dos grandes estúdios para seu trabalho e lhe possibilitou filmar o remake de Viagem Maldita (The hills have eyes). É possível afirmar que no caso de Alta Tensão ou você ama este filme ou você odeia. Eu fiquei em cima do muro mas digo o porquê.

O filme conta a história de Alex que pretende passar uns dias na casa dos pais – uma residência rural, no meio do nada – e leva junto consigo sua melhor amiga Marie. A paz e a tranquilidade das garotas será interrompida com a chegada de um assassino sanguinário que veio buscar Alex e passar por cima de tudo que fique entre ele e seu objetivo.


Alta Tensão tem os ingredientes que muitos apreciadores do gênero esperam: Sangue, violência, um assassino implacável e muita tensão como o nome já diz. Não há como negar que a partir do momento que o estranho entra em cena, cada passo, cada ruído das protagonistas é recheado de adrenalina e a ação não pára um só minuto. Outro detalhe importante é que você tem o foco em apenas três personagens centrais o que lhe dá a oportunidade de ter uma aproximação genuína com as protagonistas.

Alerta de Spoiler!

O filme é violento e não podemos ver a invasão da casa de Alex e o assassinato da família, como algo banal. Como logo no início do filme percebemos a atração de Marie por Alex, entendemos sua determinação em ajudá-la. As cenas de perseguição são muito bem construídas e toda a tentativa de resgate por parte de Marie é cheia de momentos singulares como no banheiro da loja de conveniência. As cenas de luta no final foram muito bem encenadas e desde a perseguição com a motoserra até a revelação do assassino, estava tudo encaixado.

Fim dos Spoilers!

O final do filme é o fator determinante para a maioria gostar ou não de Alta Tensão. Uns se sentiram enganados e não encararam como um quebra-cabeças. Outros acharam a sacada genial e elevaram Alejandre Aja ao patamar de cult. Infelizmente o que ele fez não foi novidade mas pegou a todos de surpresa, inclusive a mim. Acredito que Alta Tensão merece ser visto e revisto porque tem ótimas cenas de perseguição, é brutal sem necessariamente trazer gore extremo e tem uma protagonista como em pouquíssimos filmes se vê. Não fiquei muito satisfeita com os rumos da história mas no contexto geral é um filme acima da média e vale seu tempo.

.

Filme: Alta Tensão (Haute Tension)

Ano: 2003 (Direto para DVD)

Direção: Alejandre Aja

Elenco: Cecile de France e Maiwenn Le Besco

.

OBS: Neste filme eles não respeitaram a regra Nº 15 de como sobreviver a um filme de terror;

Related Posts with Thumbnails

Author: Dani Vidal

Dani Vidal (@danividal) é formada em Relações Públicas e autora do blog Feminina. Apesar de não dispensar um terror recheado de zumbis, chora copiosamente com um bom drama. Acho que nossa postura com a sétima arte é como se achar técnico de futebol. Ninguém é especialista mas todo mundo tem uma opinião e adora criticar a escalação.

Share This Post On

13 Comments

  1. Já haviam me recomendado este filme. Agora lendo o post, fiquei doidinho pra ver!!!

    Post a Reply
  2. Pois é Alan,
    Eu recomendo o filme também… acho que Alejandre Aja fez um filme recheado de tensão. Até o final você fica com o coração na mão.

    Post a Reply
    • O Filme é muito bom,não tem o que falar de ruim… eu achei muito inteligente,bem feito só que com um final previsível… da metade para frente.Hum gore mais suave e um suspense que te pega.Não fiquei me cim do muro.Muito Bom.

      Post a Reply
    • O Filme é muito bom,não tem o que falar de ruim… eu achei muito inteligente,bem feito só que com um final previsível… da metade para frente.Gore mais suave e um suspense que te pega.Não fiquei em cima do muro.Muito Bom.Gosto de cinema nu e cru.O começo do filme te leva para uns filmes de terror mais antigos como a cena do armário que ela vê tudo de dentro do armário.Não gosto de filme politicamente corretos.Para mim nota 9.0

      Post a Reply
  3. Ok. Depois de ver este seu comentário e o “Você fica com o coração na mão…’ nem tem como não ver, hehehe.

    Abs.

    Post a Reply
  4. nome da musica que toca no filme Haute Tension

    Post a Reply
  5. Gostei muito do filme!
    O filme é tão tenso que dá até pra ignorar os clichês. E o final realmente pega de surpresa ;D
    Ótima dica

    Post a Reply
  6. Fala serio. que lixo. o filme é bom ate certo ponto.
    não tem logica, é muito idiota…

    tem cenas que são impossiveis, igual quando o cara ta tranzando com uma cabeça, qual logica se o cara não existe..????

    Post a Reply
    • cuidado Felipe, tenta não entregar muito nos comentários..
      embora aqui seja um território preferêncialmente de quem já viu o filme.

      Bem, discordo que o filme é um lixo.
      Lixo pra mim é REC2, Anaconda 2, O Retorno dos Malditos… enfim…

      Post a Reply
  7. to com vc Dani alta tensão é bastante interessante e até bem feito(nota 8)dos citados acima,é inacreditável como um filmaço como rec,pode ter ganho uma sequencia tão deprimente.

    Post a Reply
  8. Um ótimo filme,mas complicadinhõ ñ passa de uma psicose dela,mas um ótimo filme bm planejado,com ótimos personagens e uma boa historia,minha note de 1 a 10 é 8 mas vale a pena conferir é bom msm 😉

    Post a Reply
  9. Mas queria saber a musica que toca no filme,vcs sabem???

    Me parece q é a Eu Nunca te Esqueci-Julio Inglesias,mas será msm ela?

    Grato,espero a resposta *-*

    Post a Reply
    • O nome da músca é “Sarà perchè ti amo – Ricchi e poveri”… muito bonita a música e o filme é bom demais!!!! A história é ótima e com muita emoção!!!!!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Alta Tensão – Haute Tension | Porra, man! -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Dani Vidal , Marlon. Marlon said: RT @porra_man Alta Tensão - Haute…
  2. 20 melhores filmes de terror da década (2000 - 2009) - Porra, man! - […] 19. ALTA TENSÃO (Haute Tension) - crítica […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.