.

.

Comentar sobre um filme é sempre difícil, principalmente quando estamos falando sobre terror. O que assusta muitas pessoas pode causar riso em outras, enquanto muito sangue é espirrado na tela e excitam alguns, causam repulsa em outros. Um dos filmes que ainda causam essa divisão no público é Alta Tensão (Haute Tension).

Este não é o primeiro filme de Alejandre Aja mas posso dizer que foi a chave que abriu as portas dos grandes estúdios para seu trabalho e lhe possibilitou filmar o remake de Viagem Maldita (The hills have eyes). É possível afirmar que no caso de Alta Tensão ou você ama este filme ou você odeia. Eu fiquei em cima do muro mas digo o porquê.

O filme conta a história de Alex que pretende passar uns dias na casa dos pais – uma residência rural, no meio do nada – e leva junto consigo sua melhor amiga Marie. A paz e a tranquilidade das garotas será interrompida com a chegada de um assassino sanguinário que veio buscar Alex e passar por cima de tudo que fique entre ele e seu objetivo.


Alta Tensão tem os ingredientes que muitos apreciadores do gênero esperam: Sangue, violência, um assassino implacável e muita tensão como o nome já diz. Não há como negar que a partir do momento que o estranho entra em cena, cada passo, cada ruído das protagonistas é recheado de adrenalina e a ação não pára um só minuto. Outro detalhe importante é que você tem o foco em apenas três personagens centrais o que lhe dá a oportunidade de ter uma aproximação genuína com as protagonistas.

Alerta de Spoiler!

O filme é violento e não podemos ver a invasão da casa de Alex e o assassinato da família, como algo banal. Como logo no início do filme percebemos a atração de Marie por Alex, entendemos sua determinação em ajudá-la. As cenas de perseguição são muito bem construídas e toda a tentativa de resgate por parte de Marie é cheia de momentos singulares como no banheiro da loja de conveniência. As cenas de luta no final foram muito bem encenadas e desde a perseguição com a motoserra até a revelação do assassino, estava tudo encaixado.

Fim dos Spoilers!

O final do filme é o fator determinante para a maioria gostar ou não de Alta Tensão. Uns se sentiram enganados e não encararam como um quebra-cabeças. Outros acharam a sacada genial e elevaram Alejandre Aja ao patamar de cult. Infelizmente o que ele fez não foi novidade mas pegou a todos de surpresa, inclusive a mim. Acredito que Alta Tensão merece ser visto e revisto porque tem ótimas cenas de perseguição, é brutal sem necessariamente trazer gore extremo e tem uma protagonista como em pouquíssimos filmes se vê. Não fiquei muito satisfeita com os rumos da história mas no contexto geral é um filme acima da média e vale seu tempo.

.

Filme: Alta Tensão (Haute Tension)

Ano: 2003 (Direto para DVD)

Direção: Alejandre Aja

Elenco: Cecile de France e Maiwenn Le Besco

.

OBS: Neste filme eles não respeitaram a regra Nº 15 de como sobreviver a um filme de terror;

Related Posts with Thumbnails